TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos Sistema de Informação

Por:   •  29/4/2018  •  Resenha  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 12

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS - CSHNB

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I

PROFESSOR MARCUS SOUSA

1ª AVALIAÇÃO

NOME: ISABELA FERNANDA DA SILVA FERREIRA.

RESUMO DA AULA 22 DE AGOSTO

Apresentação Geral

Primeiro, o filme deixa claro que o que veremos é baseado em uma história real. 1951, em Manchester, Inglaterra. O emocionante filme conta a história de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), grande matemático e criptologia a do começo do século XX, que teve uma influência muito grande no desenvolvimento do que chamamos de inteligência artificial e formalizou os conceitos de algoritmo e computação, sendo considerado, assim, o pai da computação.  O elenco afiado é um elemento a mais para o filme dar certo junto com o roteiro e a direção. Mas para completar o quadro, os elementos técnicos de The Imitation Game também cumprem o seu papel. Tudo funciona bem

Turing vai trabalhar no centro britânico de quebra de códigos, sob poder superior do Comandante Alaistar Denniston (Charles Dance), a missão que é dada à equipe é a de decifrar o código nazista usado em mensagens escritas a partir da máquina Enigma.  O maior problema de decifrar o código é o tempo. Às seis da manhã a primeira mensagem é interceptada e, a partir dessa hora, os especialistas tem dezoito horas para decifrar o código, pois, à meia noite, o código muda e eles precisam começar tudo do zero.

Turing e sua equipe conseguem quebrar o código e isso encurta a guerra em cerca de dois anos e poupa milhões de vidas, conforme estimam os historiadores.

 Uma das cenas melhores do filme, Turing provoca o policial que o está interrogando a testá-lo para saber se ele é uma máquina ou um humano. A lógica proferida por ele naquele momento é maravilhosa, digna de guardar na memória ou escrever em um quadro. É claro que serve não apenas para refletir sobre as máquinas, mas sobre nós mesmos. Afinal, todos temos formas diferentes de raciocinar, mas todos nós pensamos. Sejamos executivos, empregados, santos ou bandidos.

Para finalizar, um dos pensamentos mais interessantes desta produção, e que é repetido pelo menos três vezes – na infância de Turing, quando ele tenta convencer Joan Clarke a seguir na missão e, depois, quando ele está isolado, solitário e deprimido em casa, quando Joan tenta consolá-lo, é também um resumo do que penso sobre as pessoas.

Em outras palavras, todos merecem uma oportunidade de desenvolver-se e mostrar o que a pessoa tem de melhor. Assim como todos merecem respeito. Afinal, muitas vezes, a solução e a salvação virão justamente de quem menos se esperava.

Na aula também foi apresentado um filme “The Imitation Game” que conta a história de um grupo de jovens ingleses que tem uma missão de desvendar os mistérios de uma máquina alemã conhecida como enigma, em muitas tentativas fracassadas Alan Mathison Turing tem uma brilhante ideia de construir uma máquina que segundo ele desvendaria esse mistério até em tão impossível para os homens aconteceu durante a segunda guerra mundial. Com a construção dessas maquina houve alguns resultados positivos como a redução da guerra poupando diversas vidas.  E sem falar que foi o primeiro computador a ser construído que ajudou várias pessoas de diversas formas.

Opinião

Através do filme podemos observar a importância de um computador na solução de problemas, tanto na vida pessoal como na gestão de empresas. E também ressalva o quão importante não desistir do que almejamos, pois todos nós somos capazes.

RESUMO DA AULA 29 DE AGOSTO

Apresentação Geral

A tecnologia e os processos clássicos dos Sistemas de Informação Gerencial (SIGs) são, basicamente, importados e aplicados no Brasil sem qualquer adaptação essencial às condições próprias deste país. A partir daí, consideraremos as práticas, superstições e valores das organizações em geral, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a fim de salientar, ao final, a gravidade do problema das resistências organizacionais, quando procuraremos sugerir algumas medidas para sua minimização.

Segundo Chris Argyris é muito provável que em um futuro não remoto, atinjam os SIGs um nível de evolução tal que sua adoção se tornará decisiva, em todas as dimensões da empresa, como elemento de apoio ou de modificação dos processos gerenciais. Uma das características mais importantes dos futuros SIGs será, justamente, a possibilidade de simularem resultados de escolhas múltiplas.  Mesmo quando a decisão for assumida pelo próprio administrador, ela será submetida a exame pelo computador.

Resgatar a história recente das pesquisas acadêmicas brasileiras em sistemas de informação (SI) é um desafio oportuno, que possibilita avaliar seu impacto e definir rumos a seguir. O Brasil é reconhecido na comunidade mundial de TI comparativamente aos demais países, ainda que mais desenvolvidos, pelo sucesso obtido em diversas ações de grande envergadura, como a organização de eleições (urna eletrônica), reorganização do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), preenchimento de declarações de renda (IR), e outros, que contrastam com suas deficiências em termos de estrutura tecnológica e de estratégia de indústria de NTIC (BELLINI, DANTAS e PEREIRA, 2013).

A evolução da importância da informação nas organizações na década de 50 teve como requisito burocrático nos anos 60 e 70 como suporte aos propósitos gerais da empresa; e a partir das décadas de 70 e 80 teve a informação como um fator de controle e gerenciamento na década de 90 até os dias atuais como um recurso estratégico.

A tecnologia da informação abrange uma gama de produtos de hardware e software capazes de coletar, armazenar, processar e acessar números e imagens, que são usados para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas, funções e escritórios dentro das empresas e entre elas (WALTON, 1993).

O contexto onde as organizações se inserem está cada vez mais dinâmico e hostil. O dinamismo está associado às mudanças de tecnologias de materiais, processos e produtos; à internacionalização e demais fenômenos associados. Sistemas de informação desempenham tarefa crucial na realização dos objetivos da instituição (Alavi & Joachimsthaler, 1992; Bergeron, Bateau, & Raymond, 1991). A crença geral é de que estes sistemas são importantes, porque são capazes de, de vários modos, criar vantagem competitiva. Este é o estudo do caso do sistema de resultado econômico-financeiro do segmento de exploração e produção da Petrobrás S.A.

Futuras pesquisas poderiam ainda encarregar-se não só de se aprofundarem em cada uma das variáveis aqui apresentadas como em verificar o tipo e a intensidade de suas relações. Poder-se-ia ainda, com uma amostra estatisticamente aceitável de diversas implementações de um único modelo teórico, como EVA ou GECON – por isso mais homogênea, efetuar-se amplo estudo dos constructos aqui apresentados.

Opinião

Pode-se observar o quão é importante um Sistema de Gestão dentro da empresa, pois facilita a tomada de decisão dos gerentes, mais como também percebemos o quão ainda esse tema é temido pelos funcionários das organizações. Os mesmos temem em perder seu lugar á maquina ainda vivem com o pensamento de que as maquinas são inimigas, só que na verdade elas são uma ajuda. E para esse mede seja superado é preciso que haja muita informação para os funcionários, através de palestras, dinâmicas entre outras atividades. É também ressalvado que os SIGs existente no Brasil são importados e por isso há muita dificuldade do pessoal manuseá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com