TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retenção de talentos

Por:   •  6/6/2015  •  Monografia  •  6.146 Palavras (25 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 25

ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE GESTÃO DE RETENÇÃO DE TALENTOS NA MÉDIA EMPRESA: ESTUDO DE CASO.

ANALYSIS ON THE PROCESS OF TALENT RETENTION MANAGEMENT IN MEDIUM: A CASE STUDY.

Orientador: Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior

RESUMO

O presente trabalho busca desenvolver uma análise sobre o processo de retenção de talentos para uma empresa de médio porte, através de um levantamento bibliográfico de diversos autores, além de pesquisa de campo, onde se procurou desenvolver um estudo correlacionando a importância da retenção de talentos, a importância do treinamento para o crescimento profissional e como a remuneração entre outros benefícios podem garantir que os colaboradores se sintam motivados visando à cooperação dos mesmos na atuação em empresas de médio porte para alcançar objetivos tanto organizacionais quanto individuais. O crescimento e desenvolvimento de uma organização no mundo empresarial dependem de diversos fatores, e entre eles, um dos que têm mais se destacado é o fator humano, que é valorizado através do investimento nas pessoas que constituem a equipe de atuação da organização, já que os colaboradores das empresas têm se destacado como um importante diferencial das instituições, trazendo excelentes resultados às empresas que desenvolvem políticas de valorização de recursos humanos, tendo em vista que a valorização do capital humano não caracteriza um gasto, mas sim um investimento, que trará retornos para a organização através dos resultados gerados pelos colaboradores, frente a essa realidade a organização além de conseguir atrair e desenvolver talentos, ela deve preocupar-se muito mais em retê-los. Este estudo buscou abordagens que visam minimizar a crescente rotatividade dentro das empresas e a perda de capital intelectual, analisando que para os colaboradores o que os torna motivados são os benefícios fornecidos pela organização.

Palavras-Chave: Retenção de Talentos, Motivação, Benefícios.

        

ABSTRACT

This paper has the intention of developing an analysis about the talent retention process in a medium size company through a bibliographic survey from several authors, as well as the field research, where it was tried to develop an study correlating the talent retention importance, the training importance for professional developing and as the remuneration among other benefits are able to ensure that the collaborators can feel motivated looking for their cooperation in their behavior in medium size companies to reach both organizational and individual objectives. A company increase and development in a management world depends on several factors, and among them, the human factor is the one that has highlighted the most, which is appraised through investment in people that are part of the organization action team since the company collaborators have highlighted themselves as important institution differential, bringing excellent results to companies that develop human resource valorization policies, as the human capital valorization does not imply an expense, but an investment, that will bring outcomes to the organization through the results generated by the collaborators, face at this reality the organization is able to attract and develop talents, it must concern in retaining them. This study inquired approaches that aim ways of minimizing the growing turnover inside companies and the loss of intellectual capital, analyzing that according to the collaborators what makes them motivated are the benefits provided by the organization.

Key Words: Talent retention, motivation, benefits.

  1. INTRODUÇÃO

O enfoque principal da gestão de pessoas é inteiramente ligado a atingir metas que a organização estipula. Para que isso não seja apenas um dever, mas muito, além disso, a organização precisa saber com quem poderá contar dentre seus colaboradores.

Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente, pode chegar ao lugar que almeja, essa é uma tarefa que eleva a autoestima. Gerenciar pessoas e mate-las motivadas requer um processo complexo e oneroso na maioria das organizações, garantir que o colaborador está rendendo realmente o seu máximo e fazendo o seu trabalho corretamente é claramente dificultoso para muitos gestores.

E esse processo fica cada vez mais difícil na média empresa, porque há pouca gestão para muitos colaboradores, uma vez que o gestor é quem busca contratar, coordenar e buscar os talentos na organização.

Quando se fala em retenção de talentos, o foco é a valorização e o reconhecimento do capital humano da organização. Não existe uma receita para que se implante uma política de retenção de talentos, sem que o ingrediente principal seja o investimento no talento humano, é preciso cada vez mais compreender as pessoas e não somente gerir o quantitativo.

A Retenção de talentos está ligada à carreira do colaborador, pois gerenciando suas ações, inovações, conhecimento e iniciativa o colaborador poderá contribuir com a organização e com isso ser reconhecido e atingir os seus objetivos profissionais. E isso é possível quando a organização consegue integrar o processo de retenção de talentos com outros programas de gestão de pessoas, treinamento, motivação, plano de carreira e um programa de benéficos e recompensas.

Uma organização cresce com o desenvolvimento de seus colaboradores e quando o colaborador dessa prática tem maior segurança, por sentir que há um interesse da empresa por sua carreira, sente-se mais motivado para ir em busca de um aprimoramento de suas competências técnicas e comportamentais, conseqüentemente  favorecendo a organização.

Partindo da importância da retenção de talentos, será apresentado este artigo que visa a sua importância para os colaboradores e para a empresa de médio porte.

  1. QUESTÃO DA PESQUISA

Qual a importância da Retenção de Talentos, do Treinamento e do processo de Recompensar Pessoas para os colaboradores, na empresa de médio porte.

  1. OBJETIVOS

 

1.2.1 Objetivo Geral

O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um contexto focando como é o processo de Retenção de Talentos nas médias empresas e qual o modelo de gestão de recursos humanos na empresa para reter talentos. Para isso será desenvolvida uma pesquisa em uma empresa do interior do estado de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (521.4 Kb)   docx (153 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com