TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh Unopar Portifolio - Recrutamento

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a melhoria dos processos empresariais exerce forte pressão sobre organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e intermédio das pessoas.

A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio as organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los.

Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para pequena e média empresa.

O RH não é apenas mais um órgão ou área, que trabalha isoladamente na empresa. O desafio agora é fazer a diferença, ser parte integrante do negócio das organizações e prestar consultoria aos gestores e funcionários. Ou seja, estar atento às estratégias das organizações e gerenciar o capital humano.

Saber onde a empresa quer chegar e traçar os objetivos a serem alcançados é o papel desse profissional de RH, pois é ele quem vai escolher o melhor caminho a ser seguido pelos colaboradores. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental que tenha um bom conhecimento do negócio da organização, do segmento onde atua, tem que ter competência para planejar estrategicamente suas ações, para que aproveite as oportunidades que possam surgir no cenário. Só assim, terá condições de conquistar o sucesso empresarial.

O presente trabalho tem como enfoque a apresentação do processo de recrutamento, seleção de pessoas, analisar e compatibilizar os direitos trabalhistas e mostrar a importância da realização de um Plano de Auditoria anual para medias e pequenas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atualmente a preocupação com competências é essencial, de modo que a empresa seja reconhecida não apenas como um portfólio de produtos ou serviços, mas também como um portfólio de competências, voltando o olhar para o processo, no intuito de alavancar a gestão de pessoas através da competência nos processos seletivos. (CHIAVENATO, 2004)

O objetivo básico da seleção é escolher e classificar os candidatos adequados as necessidades da organização, e contratar pessoas com probabilidades de serem bem-sucedidas no trabalho. Conclui-se que tão importante quanto recrutar novos colaboradores é selecionar e escolher as pessoas certas para as organizações. Identificar, adequar e trabalhar as ferramentas corretas para cada empresa se torna vital para o sucesso de qualquer organização. (CHIAVENATO, 1991)

Considerando as exigências do mercado aos profissionais eu acredito que possuo as competências técnicas e comportamentais que o mercado requer, pois acredito que, não basta ser formado em uma universidade de ponta e ter cursos de especialização em instituições renomadas, é preciso ter características como “atitude”, “personalidade” e “potencial”. Esses conceitos subjetivos, cada vez mais comuns nos processos seletivos, significam que a empresa não quer que seu colaborador tenha apenas conhecimentos técnicos e que seja capaz de cumprir as tarefas nos prazos exigidos, mas que ele seja consiga se comunicar com clareza, interagir com os colegas e trabalhar em equipe.

2.1.2 Tipos de Recrutamento

Dos tipos de recrutamento, quando falamos de recrutamento externo temos um conjunto de atividades que visam atrair um conjunto de candidatos qualificados que estão espalhados no mercado, ou seja, fora da organização, e que se submeterão ao processo de seleção de pessoal, a fim de ingressarem na organização.

As vantagens são que: introduz sangue novo na organização; aumenta o capital intelectual por incluir novos conhecimentos; renova a cultura organizacional; enriquece com novas aspirações e incentiva a integração da organização no mercado. As desvantagens são que: afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização; reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidade a estranhos; requer aplicação de técnicas e seletivas mais apuradas para escolha dos candidatos externos, isso significa custos operacionais; é mais custoso, oneroso, demorado e inseguro.

O recrutamento interno acontece quando surge uma vaga na organização e esta procura preenchê-la através do remanejamento de seus funcionários, que podem ser transferidos, promovidos.

As principais vantagens deste processo de recrutamento interno são: mais econômico em termos de tempo e dinheiro; aumenta a motivação dos colaboradores; menor tempo, evita demoras como a espera de candidatos, exame médico admissional, etc.; melhor adaptação pois o funcionário já conhece a cultura da empresa, não precisa passar pelo processo de experiência e pelo processo de integração. Algumas desvantagens: pode gerar conflito de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições; existe a necessidade de gestão das expectativas frustradas dos candidatos excluídos; pode gerar desvalorização da autoridade dos colaboradores promovidos visto existir familiaridade entre ambas as partes.

O recrutamento on-line tem sido umas das ferramentas mais usadas e de grande importância para a área de RH. A Internet está a assumir um papel importantíssimo no recrutamento e seleção, pois a divulgação de oportunidades profissionais através da Internet é atualmente uma realidade em elevado crescimento. Desta forma, a internet transforma-se em vitrine de emprego.

As vantagens do recrutamento on-line, é que ele abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou no mesmo estado onde a empresa se localiza, e uma desvantagem é que dependendo da localização da empresa, o candidato deverá se locomover até ela, fazendo com ele arque com as despesas. Outra vantagem desse recrutamento para as empresas, é que elas além de manter o banco de dados de currículos sempre atualizado. Elas podem também ter a possibilidade de conseguir ótimos candidatos de diversos lugares e culturas diferentes. Uma desvantagem é que esse processo pode ser um pouco mais demorado.

Ao descrever uma experiência pessoal e/ou profissional com esses diferentes tipos de recrutamento posso acrescentar que participei de um recrutamento interno passando de auxiliar administrativo para Gerente de Recursos Humanos. Atuo na área de RH e os tipos de recrutamento que a organização em que atuo mais utiliza são internos e externos, esses processos têm tem sido eficiente para atrair talentos para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com