TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Organizacionais

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Lincoln Teixeira da Silva

1561731

Rotinas Organizacionais

Prof Eduardo Sá

São Roque, 10 de outubro de 2015

Instituto Federal de São Paulo

Sumário

INTRODUÇÃO        

ROTINAS ORGANIZACIONAIS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

“É sempre possível descobrir uma melhor maneira de fazer qualquer trabalho. ”

INTRODUÇÃO

A busca pelo aperfeiçoamento de processos é constante e as inovações tecnológicas são indispensáveis. Inseridas em ambientes de incertezas e alterações, as mudanças organizacionais tornaram-se rotineiras na vida das instituições modernas.

Definem-se inovações como um conjunto de evolutivo de funções que alteram os meios de produção, criando maneiras inovadoras de organização do trabalho. Mediante a criação de novos usos e consumos, as inovações possibilitam a abertura de novos mercados e o desenvolvimento de novos produtos.

Organizações incorporam as forças para sua inércia ou mudança que geralmente independem das ações e vontades dos gestores. As rotinas organizacionais constituem essas forças. São consideradas uteis para o entendimento de questões relacionadas as vantagens competitivas, desempenho organizacional, práticas, consequências aos seus membros e à sociedade e ajudam a criar as condições para o sucesso.

Neste contexto, é inegável que a adequação rápida a novos princípios administrativos se soma a necessidade de compreensão das alterações que impactam as empresas e suas consequências como fator determinante do futuro, ao criar uma defesa contra os efeitos adversos da difusão da informação.

ROTINAS ORGANIZACIONAIS  

Objeto de estudo de pesquisadores, o conceito de rotinas é de grande valia para promover melhor compreensão das alterações existentes nas organizações, pois grande parte do trabalho realizado se concretiza através delas.

Essenciais para explicar as diferenças de desempenho, no que se refere ao desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores entre as empresas.  Ou seja, explicam como ocorre o processo de inovação tecnológica.

Desenvolvem-se como fluxo composto de idéias ligadas a ações e resultados, experimentados por pessoas engajadas no trabalho e fruto do aprendizado coletivo. O processo de aprendizagem ocorre ao longo das etapas, pois enquanto desenvolvem suas atividades, os indivíduos descobrem novas e melhores formas de execução.

Desenvolvidas de forma padronizada e flexíveis, aspectos individuais e organizacionais refletem na sua construção ao serem influenciadas pelos objetivos da organização, pois constituem parâmetros de coordenação, controle e expectativas sobre o futuro, auxiliando na redução de incertezas, pois atividades rotineiras aumentam a confiabilidade dos indivíduos no momento de execução das tarefas.

As rotinas têm alcançado maior importância na economia e na literatura organizacional em razão da variedade de suas características. Entretanto, apesar do interesse crescente sobre o assunto, pouco tem sido alcançado em termos de entendimento quanto ao consenso e à aplicação conceitual.

A aprendizagem organizacional é necessária para que a empresa se adapte a dinâmica existente no mercado. É necessário que elas adquiram novos conhecimentos, gerando novos aprendizados aos indivíduos contribuindo para que sejam incorporadas as rotinas e consecutivamente tornar a organização mais criativa e dinâmica, aumentando assim sua produção e destaque.

As informações geralmente são armazenadas em bancos de dados, onde o conhecimento é codificado, estocado e depois, disponibilizado a todos. Ao serem disponibilizadas, funcionam como importante fonte de consulta para o conhecimento de experiências passadas, negativas ou positivas. Contribuindo para evitar a ocorrência de erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com