TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGUNDA ETAPA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

Desenvolvimento

Planejamento e Organização

               Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los adequadamente. É o processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para atingi-los. O planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

          No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Que é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. É o plano dos planos que envolve toda a organização, focalizando o longo prazo e que define o seu futuro e destino,no sentido de relacionar a organização com o seu ambiente e orientá-la para o seu futuro. Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. 

                     A organização visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento e reflete como a organização ou empresa tenta cumprir os planos. A organização é a função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos. É, portanto, o processo de arranjar e alocar o trabalho, estabelecer autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos organizacionais.

Cada um dos planejamentos deve conter com detalhes:
• os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação;
• os procedimentos básicos a serem adotados;
• os produtos ou resultados finais esperados;
• os prazos estabelecidos
• os responsáveis pela sua execução e implantação

A seguir o desenvolvimento de um projeto de Arborização Urbana atendendo os itens do planejamento estudados até então.

Projeto Arborização Urbana
Local de realização: Igreja N. Senhora do Amparo
Bairro: Cidade Nova IV

Cidade: Ananindeua/Pa
Nomes dos integrantes: Madernice Maia, Nathalia Monteiro, Tainá Cardoso, Samantha Santiago, e Vanessa Monteiro.


                   O Projeto Arborização Urbana está sendo elaborado pelos alunos da faculdade Anhanguera em uma comunidade.
Público-alvo: pessoas que participam da comunidade

Objetivos : Conscientizar e orientar a população como é importante entender que as árvores urbanas são árvores plantadas em vias, praças, terrenos, quintais domiciliares, e em outros lugares do espaço urbano. Elas cumprem serviços de utilidade pública pois possuem diversos benefícios, como a importante tarefa de redução da temperatura através da retenção de parte dos raios solares pelas folhas das árvores. Vários são os benefícios prestados pelas árvores à população de uma cidade, e é dever de todos como cidadãos cuidar desses organismos benéficos exigindo do poder público o plantio de inúmeras espécies de plantas (de preferência nativas), criação de praças bem arborizadas, reparo das árvores danificadas, entre outros para o próprio bem da população.

Justificativa:

                 A arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. As árvores proporcionam sombra, amenizam a temperatura e aumentam a umidade relativa do ar,melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora. O Plano de Arborização Urbana deve levar em conta as seguintes questões: o quê, como, onde e quando plantar. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar.

O projeto de arborização urbana deve obedecer a determinadas normas, inclusive respeitando os valores culturais, ambientais e memória da cidade. Deve proporcionar conforto para as moradias, sombreamento, abrigo e alimento para avifauna, contribuir para a biodiversidade, permitir a permeabilidade do solo, colaborar com a diminuição dos índices de poluição e proporcionar melhora das condições do ambiente urbano como um todo.

Parcerias: Semma e Anhanguera

Cronograma das atividades:

                        Distribuição de material informativo e mudas para plantios. Através do material informativo cedido pela faculdade Anhanguera e pelas mudas cedidas pela Semma, juntamente com a colaboração de coordenadores e líderes da comunidade N. Senhora do Amparo, está sendo realizada a conscientização da comunidade em geral em relação a garantir um mundo melhor para as futuras gerações preservando a natureza e conscientizando a população.

                         Por fim, ressalta-se que entre os objetivos principais de um Plano de Arborização  Urbana estão: definir as diretrizes de planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana no Município de Ananindeua; promover a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano e qualidade de vida; implantar e manter a arborização urbana visando à melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; e integrar e envolver a população, visando à manutenção e a preservação da arborização urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com