TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINARIO TEMATICO I

Por:   •  6/10/2016  •  Seminário  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 4

 Disciplina: Seminário Temático I

 Nome da Atividade: Trabalho de Pesquisa –Parte II  (TP2) – 2015-2

 Prof.ª Marina Cordeiro

 Nomes dos Alunos: Vilson da Silva Santos

 Pólo: Belford Roxo                                          Curso: Administração Pública  

 

Trabalho de Pesquisa – Parte II (TP2) LEIA o material bibliográfico indicado: o artigo “Saúde Pública no Brasil: A Emergência de um Debate Mais Amplo na Sociedade” de Funcia, Francisco Rózsa & Laviola, Marlene Cardia (2008). Em seguida, RESPONDA as questões abaixo sobre o texto.

  1. Considerando a introdução do artigo, APONTE quais são os conflitos existentes em torno do sistema de saúde do país,

Resposta. O sistema de saúde publico e privado, o atendimento a saúde no Brasil apresenta dados curiosos, no qual o aporte do poder publico são menores do que a iniciativa privada , ainda que os primeiros prestem a atender toda a população e o segundo se destinam a arcar com as despesas dos participante dos planos privados de saúde  que atendem mais de 50 milhões de pessoas.

Sendo assim e notório que a saúde publica de nosso pais e muito aquém, pois pagamos uma tributação elevada e o mínimo era ter hospitais bem equipados , profissionais bem pagos, por isso haverá sempre conflitos  em nosso sistema de saúde no Brasil.

(2) EXPLICANDO o significado do trecho “É nesse contexto, de esquecimento ou de relutância em promover uma discussão mais ampla sobre a saúde pública no Brasil” (FUNCIA & LAVIOLA, 2008:1-2).

Resposta. O autor expressa  a necessidade de expor os problemas  que antes alencados por varias formas através dos sistemas de comunicação, mas que caem no esquecimento.Com o objetivos de  traçar ideias  e contextos sobre as distribuição de verbas, organização da governança  e atendimento nivelado em todas as camadas sociais .

  1. EXPLIQUE o significado do trecho “dependência da eficácia da política de saúde a sua integração com outras políticas setoriais e macroeconômicas, bem como com as aspirações reveladas pela participação da sociedade em torno do que entende ser o seu direito de acesso a um bem coletivo”, APONTANDO quais as implicações teóricas e práticas da chamada “questão da saúde” (idem, 2008:2-3)

Respostas. Explana-se que a politica brasileira buscou contemplar toda a sociedade, buscando valer os direitos de cidadania no tocante ao bem estar individual  e do bem estar coletivo, porem devidos as restrições da politica fiscal, onde deve ser orientada  a fazer as distribuições de verbas igualitariamente dentro das esferas para que não haja desequilíbrio fiscal. O êxito politico  e favorável  quando são cumpridas  as exigências da eficiência e eficácia , e além da transparência dos gastos públicos.

. (3) EXPLIQUE de que forma se deu o processo de criação do SUS e quais os papéis/funções atribuídos aos municípios e secretarias municipais de saúde a partir de sua implementação

        Respostas. Na criação do SUS  foi a consolidação dos planos de servir a sociedade com uma saúde publica de qualidade  ao alcance de todos porem dentro de suas especialidades, a criação do SUS  foi sem duvida um modo de aplicar  o Welfare State, porem por causa das diversidades politicas adotou-se a descentralização onde os municípios assumiram a organização local buscando implementar com a direção , planejamento, organização e controle uma qualidade maior para os serviços de saúde. As esferas estaduais  e federais participaram ativamente do serviço de saúde fazendo a ideia da intergovernalizaçao funcionar em sua plenitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com