TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura Organizacional

Todo empreendimento necessita de uma estrutura organizacional bem definida onde departamentos, divisões e seções possibilitam uma adequação de ações com objetivo de minimizar as influencias externas, possibilitando a tomadas de decisões basidas em processos já definidos.

“Segundo Drucker, 90% das decisões são típicas, caindo num número diminuto de categorias; não havendo análise prévia, cerca de 75% das decisões “saem em busca de um lar”, caindo a maior parte em um nível de chefia mais elevado que o necessário. Se a preferencia pessoal, em lugar das necessidades objetivas da empresa, tiver o direito de controlar a origem das decisões, tornam-se impossíveis a organização eficiente e o bom desempenho.” (Cury, Antonio, 2000, p 218)

 Com base no autor, o sucesso de toda organização são decisões de acordo com o planejamento da empresa, com bases técnicas e profissionais, impossibilitando qualquer influencia pessoal.

Uma maneira pratica de estruturar uma organização é através de um organograma, sendo uma representação gráfica, simples ou complexa, porem de uma forma clara apresentando e dividindo os departamentos, com subdivisões determinando hierarquias e tarefas a serem executadas.

“Todas as decisões sobre divisões do trabalho, responsabilidades e autoridades resumem-se na estrutura organizacional. A estrutura organizacional mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. Além disso, a estrutura organizacional mostra a comunicação entre pessoas e grupos. A estrutura organizacional é um conceito, representado pelo gráfico chamado organograma.” (Maximiano, Antonio Cesar Amaru, 2009, p 85)

Conforme o autor cita a forma de apresentação a empresa Mate Mania, destaca sua departamentalização facilitando que as informações percorram desde a compra dos produtos do fornecedor até a entrega do mesmo ao consumidor final, definido em, compras, estoque, financeiro, administrativo, comercial e marketing.

Ao criar divisões funcionais e territoriais consegue dar foco no produto e no cliente, mantendo um bom armazenamento dos produtos e satisfação garantida do consumidor, visando crescimento mutuo e de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com