TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM NÍVEL ORGANIZACIONAL DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO I

 PROF. MSC VORSTER QUEIROGA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM NIVEL ORGANIZACIONAL DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

JOSÉ WALISON FURTADO

SOUSA – PB

2016

A agência de Publicidade e Propaganda ART MEIO PROPAGANDA promulga seus projetos nas áreas de direção de arte, criação, redação, atendimento, planejamento e mídia. Trabalha nas múltiplas ferramentas como:  propaganda, design, promoção, eventos e marketing digital.    Visando a pertinência, criatividade, responsabilidade e agilidade na resposta necessária ao dia a dia do varejo e da comunicação corporativa. Os sistemas de informação possuem papel estratégico nas organizações, sendo utilizados principalmente pelas empresas para a realização de transações e para estruturar a comunicação com seus públicos.

         Os sistemas de informação, de acordo com sua funcionalidade, classificam-se em três tipos principais:

  • Sistemas do nível operacional: Dão suporte aos gerentes operacionais, no sentido de responder questões rotineiras através do acompanhamento de atividades e transações. Destaca-se o sistema de processamento de transações. Assim como também dão suporte aos trabalhadores do conhecimento e de dados, auxiliando a empresa comercial a integrar novas tecnologias, assim como organizar e controlar o fluxo de documentos. Destacam-se os sistemas de trabalhadores do conhecimento.
  • Sistemas do nível gerencial: Atendem às necessidades de gerentes médios e assessores, desenvolvendo atividades de monitoração, controle e tomada de decisão. Destaca-se Sistema de apoio à decisão e o sistema de informações gerenciais.
  • Sistemas do nível estratégico: Estão relacionados à gerência sênior, é capaz de analisar questões estratégicas e tendências da empresa e do ambiente externo. Destaca-se o sistema de apoio executivo.

[pic 2]

  • Sistemas de processamento de transações (SPT): Registra as transações de rotina necessárias para o funcionamento da empresa como, por exemplo, registro de vendas, folha de pagamento, registro de funcionário. O objetivo é responder perguntas de rotina e monitorar o fluxo de transações da organização.
  • Sistemas de informações gerenciais (SIG): Pratica operações básicas na empresa, atendendo às necessidades dos gerentes de monitorar e controlar a empresa prevê também seu desempenho futuro.
  • Sistemas de apoio à decisão (SAD): Auxiliam os gerentes a tomar decisões que fogem da rotina. Focam em um único problema, que se altera com rapidez e para o qual não existe uma resolução totalmente predefinida.
  • Sistemas de apoio ao executivo (SAE): Ajudam os executivos da gerência sênior a tomar decisões em relação a questões como tendências de custos do setor em longo prazo e como a empresa se encaixará nesse cenário. Abordam decisões não rotineiras que exigem bom senso e capacidade de avaliação e percepção, uma vez que não existe um procedimento previamente estabelecido para se chegar a uma solução.

         A adesão de um sistema de informação pela ART MEIO PROPAGANDA possibilitou a empresa uma maior organização, formalização e padronização do trabalho. Assim o novo sistema profissionalizou as rotinas de trabalho e também facilitou o fluxo e acesso às informações. O sistema agrega as informações em um único local, sendo acessadas mais facilmente pelos colaboradores. A formalização e padronização implantaram uma maneira única de armazenar e transmitir as informações. Os colaboradores passaram a ter maior flexibilidade para organizar suas rotinas diárias. Com o Sistema de informação, todos os colaboradores têm acesso às informações do trabalho e ao prazo de entrega, e cada um organiza sua rotina para cumprir o prazo.  Assim como possibilita uma maior agilidade nos processos, resultante da organização e agregação das informações.

         Em relação à gerência dos processos o sistema de informação permite a visualização do status de cada trabalho, para acompanhar e verificar se está ocorrendo dentro do previsto ou se está atrasado. Caso esteja atrasado, possibilita ainda, conhecer onde está o gargalo. Essa ferramenta é de importância gerencial, pois permite traçar estratégias que melhorem a eficiência dos trabalhos, além de dar indícios de quais funcionários precisam de treinamento ou desenvolvimento. Conclui se que com o processo do sistema de informação é importante para se chegar ao nível estratégico com dados pontuais e consequentemente gerar uma tomada de decisão mais adequada à situação atual da empresa.

ESTUDO DE CASO II ( II UNIDADE ) -  SISTEMA DE INFORMAÇÃO I

1ª Questão: Realize uma pesquisa sobre Mercado, Concorrência e perspectivas do Ramo de Publicidade.

         Agência de publicidade, também conhecida por agência de propaganda, é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias.

Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação. Para veiculações ou produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço. No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência como um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com