TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

1º SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

- EMPREENDEDORISMO

- DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

- ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

- DANIELLY ROBLES ALFONSO RA – 1709136985

- INTRODUÇÃO

O trabalho em questão visa à elaboração de um plano de negócio para a criação de uma cafeteira em Corumbá. Para tanto, foi feita uma análise do mercado brasileiro as suas tendências bem como a análise de dados da economia. Nesse caso foram estudados índices de expansão do negócio de cafeterias no país. Em detalhe, serão estudadas as tendências dos crescimentos desse tipo de negocio como um todo, preço e qualidade dos serviços ofertados com o intuito de contextualizar a empresa em seu ambiente de atuação.

Além disso, houve um extenso trabalho de coleta de dados primários com o intuito de enriquecer o plano de negócios com dados de campo. Nessa parte serão analisados aspectos como custo dos fornecedores, aluguéis, pesquisa de salários e mão de obra necessária para o trabalho. Também outro aspecto importante de qualquer negócio os concorrentes sobre os quais foram coletadas informações relevantes que podem ter impacto na cafeteria do trabalho em questão e identificar pontos fortes e fracos. Os métodos empregados no presente trabalho foram a coleta e análise de dados secundários, a coleta de dados primários através de entrevistas semiestruturadas com os proprietários de cafeteiras.

No final da pesquisa, concluem-se sobre a viabilidade do negócio seus riscos e oportunidades que podem ser aproveitado dado as condições de custo e demanda do cenário provável para que negócio se realize.

Café é um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Café requer um ritual, seja conversando com amigos, lendo a revista preferida, o jornal do dia, ou até mesmo para tirar um tempo para pensar, para planejar o tempo e quem sabe, até mesmo para simplesmente não fazer nada. Café é um dos negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação. Servir café é oferecer momentos mágicos e isso exige um conjunto de cuidados que o empreendedor deve levar em consideração na hora de decidir-se por esse ramo. Todos os fatores envolvidos na criação desse negócio devem conter um toque especial: a localização deve ser especial; café deve ser da melhor qualidade; atendimento deve ser condizente com a filosofia do negócio; e as instalações devem refletir esse conceito. Um Café deve demonstrar harmonia com a cultura e principalmente com o local onde está instalado. Criatividade, capacidade de mudar e se adaptar são fatores importantes para quem quer conquistar clientes nesse ramo. Café é quase um pretexto para quem está procurando prazer e satisfação. Um nicho que vem se fortalecendo é o de franquias e quiosques instalados em livrarias, galerias e centro de convenções. Embora a bebida quente seja o carro chefe, versões geladas e/ou misturadas com licores e outros produtos vêm ganhando espaço. Num Café também se vendem sucos variados, refrigerantes, água, salgados diversos, produtos de bombonière, doces, tortas, etc.

Passo 01

a) Tabela de Análise Pessoal

Minhas Forças: Proativa na tomada de decisão, Tenaz e Obstinada, Disciplina e Dedicação.

Pontos que devo melhorar: Procurar ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes, Procurar satisfazer os clientes.

b) Tabela de Análise de Oportunidade de Negócio

Oportunidades gerais de negócios sobre as quais minhas forças possam atuar: Qualidade dos Produtos, Comprometimento da equipe.

Ameaças gerais sobre negócios frente ás quais minhas fraquezas devam ser minimizadas: Introdução de produtos substituídos no mercado, Mudanças nas necessidades dos clientes.

c) Tabela de Análise para o Negócio 1

Tipo de negócio que pode me trazer realização profissional: Loja de móveis Planejados

Como meus pontos fortes poderão me ajudar a ter sucesso nesse negócio: Disponibilidade de recursos, disponibilidade de pessoal, qualificação do pessoal.

Como meus pontos fracos devem ser trabalhados para não atrapalharem o sucesso deste negócio: Processos, tecnologias e recursos físicos e humanos que não funcionam bem e que poderiam ser melhoradas de alguma forma, trazendo benefícios para a organização.

Prós considerados para esse negócio: Crescimento da população.

Contras considerados para esse negócio: Aumento dos produtos.

c) Tabela de Análise para o Negócio 2

Tipo de negócio que pode me trazer realização profissional: Cafeteria

Como meus pontos fortes poderão me ajudar a ter sucesso nesse negócio: Produtos diferenciados, atendimento de qualidade, serviços diferenciados.

Como meus pontos fracos devem ser trabalhados para não atrapalharem no sucesso deste negócio: Fazer muita propaganda e oferecer um serviço de qualidade.

Prós considerados para este negócio: Crescimento populacional, aumento da produção de café.

Contras considerados para este negócio: Aumento do preço dos alimentos, grande quantidade de concorrentes.

d) Elabore um texto:

Cafeteria: A escolha pelo plano de negócio ser a cafeteria foi porque de acordo com a pesquisa feita na coleta de dados primários do presente trabalho, os clientes atribuem 53,24 dão mais valores a um café com arte e entre os motivos pesquisados sobre o que leva um cliente a uma cafeteria, o item “Tomar um café de melhor qualidade” foi o mais votado e quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com