TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM gestão de RECURSOS HUMANOS 1º SEMESTRE

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 13

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM gestão de RECURSOS HUMANOS 1º SEMESTRE

ALUNOS:

ALINE ROSA DO NASCIMENTO

ÉRICA SÁ TELES DE OLIVEIRA CHAVES

GLEYCE SANTANA CERQUEIRA

IRLAN DOS SANTOS GOMES

JOANICE PEREIRA QUINTEIRO

Projeto EXPANSÃO HEMEJAN

SGA HEMEJAN

ITABERABA

2018

ALUNOS:

ALINE ROSA DO NASCIMENTO

ÉRICA SÁ TELES DE OLIVEIRA CHAVES

GLEYCE SANTANA CERQUEIRA

IRLAN DOS SANTOS GOMES

JOANICE PEREIRA QUINTEIRO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para as disciplinas Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade, Legislação Social e Trabalhista.

Profs. Alessandra Petrechi de Oliveira, Henry Tetsuji Nonaka, Marcio Gutuzo Saviani, Natalia Branco Lopes Krawczun.

ITABERABA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO....................................................................................................5

CONCLUSÃO.................................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Buscando expor no presente trabalho todo conhecimento e aprendizagem que foi adquirido ao longo desse semestre, juntamente com as atividades apresentadas e as resoluções das situações problemas, destacando a Moveis Hemejan, uma empresa que segue um modelo de gestão burocrático, e dessa forma não consegue se inserir no mercado com tanta agilidade. Então a seguir apresentaremos um novo modelo de gestão para essa empresa, com a elaboração de uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos). Tudo isso será feito visando alcançar os objetivos desejados pelo Sr. Rubens, para melhor expansão do seu negócio.

2 DESENVOLVIMENTO

MODELO DE GESTÃO

Na Empresa Hemejan o processo decisório esta concentrado nas mãos de uma única pessoa fazendo com que as decisões demorem muito para acontecer. Apesar das equipes apresentarem muito projetos para lançamento de novos produtos e novas tendências de mercado, acaba o processo ficando engessado, pois existe uma demora na análise desses projetos para uma tomada de decisão, em virtude da falta de autonomia da equipe e o fato do superior hierárquico possuir outras atribuições acabando demorando bastante para tomar decisões. Para evitar esse conflito torna-se necessário incrementar o modelo contemporâneo, onde esta empresa passaria ter uma participação maior de sua equipe e poder ter um processo novo de compartilhamento, colaboração e confiança. Na base da pirâmide, que é o pessoal operacional, teria muito mais autonomia para trabalharem, ganhando com isso mais flexibilidade e agilidade nos processos. 

No momento a empresa encontra-se seguindo um modelo burocrático em que as suas principais características são o formalismo, divisão racional do trabalho e meritocracia, impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotina e procedimentos padronizados e especialização na administração.

O modelo de gestão que trará a empresa um formato mais participativo fará uma abordagem acerca da utilização da Gestão Participativa como uma ferramenta que possibilita ao Gestor aplicar Recursos, controle de colaboradores, entre outras utilidades dentro da categoria de Modelo de Gestão. Administração Participativa (Gestão Participativa) é um modelo de gestão atual e contemporâneo que enfatiza as pessoas, que fazem parte da organização. A Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar. Visando através dessa participação, o comprometimento com os resultados (eficiência, eficácia e qualidade) não deixando a organização apresentar desqualificação. Administração Participativa ou Gestão Participativa faz parte de um modelo de Gestão disponível para os gestores que desejam potencializar as competências presentes nas pessoas que integram as organizações (capital humano). Não deve ser entendida como uma estratégia para reduzir o número de reclamações no ambiente de trabalho, ou atuar como um controlador de massa de operários ou colaboradores. A gestão Participativa deriva-se da concepção sobre a abordagem da complexidade da relação Homem X Organização.

A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe, especialmente por não ser voltado para o número de horas trabalhadas e, sim, ao empenho para a finalização das metas. Todas as empresas desejam melhorar os seus lucros e a sua produtividade de forma rápida e eficaz. Entretanto, para alcançar esse patamar é necessário paciência, dedicação e investimento contínuo em melhorias dos processos através de uma gestão empresarial orientada para resultados. Não adianta esperar de braços cruzados uma luz divina atingir o seu negócio e tudo ficar melhor da noite para o dia, é preciso agir e modificar ações que não auxiliam o crescimento da empresa e equipe. Essas mudanças são mais fáceis de serem colocadas em prática quando os gestores estão alinhados aos propósitos gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com