TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico

Por:   •  17/9/2018  •  Exam  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

Página inicial ► Cursos ► Gestão Empresarial ► 6º SEMESTRE ► Desenvolvimento de Negócios - 6º Semestre ► Atividades ► Atividade Avaliativa 1

[pic 1]

Iniciado em Monday, 20 Aug 2018, 19:52

[pic 2]

Estado Finalizada[pic 3]

Concluída em Monday, 20 Aug 2018, 20:03

[pic 4]

Tempo empregado 11 minutos 2 segundos[pic 5]

Avaliar 5,00 de um máximo de 10,00(50%)

Questão 1[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

Incorreto

Atingiu 0,00 de

2,50


Para que ao final dessa disciplina, possamos desenvolver um plano de negócio atualizado e de forma empreendedora, iremos considerar para a definição de negócio desejado, três tipos básicos de estratégias que compreendem características descritas por diversos autores, tais como os citados anteriormente:

Estratégias organizacionais, o empreendedor precisa verificar se o desenho da sua empresa está funcionando, quer dizer, se a estrutura divisional (quantas divisões e de que tipo), os níveis hierárquicos (quantos níveis existem, se são suficientes ou demasiados), a distribuição do poder e as linhas de comunicação formais existentes são eficientes. Se não o forem, as mudanças necessárias constituir-se-ão objetivos organizacionais que devem contribuir para alcançar, à frente, o perfil de negócio desejado (MINTZBERG, AHLSTRAND, LAMPEL, 2000).

Estratégias corporativas, o empreendedor avalia os processos, os recursos e as capacidades instaladas ou disponíveis para fazer a empresa funcionar de determinada forma. Os processos são estruturais, que fazem parte da estrutura ou a fazem funcionar; administrativos, que envolvem principalmente a tomada de decisões e as comunicações; e produtivos, que fazem que a empresa trabalhe dentro do nível corrente de produtividade e qualidade. Com relação aos recursos, o empreendedor deve ver qual tipo e volume de recursos estão disponíveis para execução das ações e metas do plano. Os recursos materiais (insumo e materiais de consumo) são suficientes? Os recursos de equipamento são atualizados e suficientes? E, principalmente, os recursos financeiros existem e são suficientes? Quanto dinheiro a empresa possui para investir na execução das atividades que cumprem as metas? Obviamente, se há poucos recursos, o perfil do negócio desejado estará condicionado ao que for possível fazer com eles (MINTZBERG, AHLSTRAND, LAMPEL, 2000).

Estratégias competitivas, o empreendedor examina como sua empresa opera no mercado. Deve-se verificar, em especial, as políticas de preço, o segmento de mercado servido pela empresa (há outros que se possam servir? Esse é o melhor segmento, o mais lucrativo? Está crescendo a participação de sua empresa no mercado?) e o que ela está fazendo para se contrapor às estratégias dos principais concorrentes (quem são esses concorrentes? Qual estratégia deles mais incomoda sua empresa?). Essa rápida análise vai permitir ao empreendedor selecionar o que interessa dentre as estratégias examinadas ou não, por ser ineficiente ou inapropriado. Vai permitir também que ele enxergue as estruturas internas que não estão ajudando a executar metas críticas aos interesses da empresa. Tal análise vai servir, então, para ajudar e estabelecer os grandes objetivos organizacionais (MINTZBERG, AHLSTRAND, LAMPEL, 2000).

(MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000).

Para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), o modelo de negócio de uma empresa é constituído a partir de três principais estratégias empresariais, as quais envolvem:

  1. O exame da operação da empresa no mercado, no qual ela atua. A verificação das políticas de preço, os concorrentes, fornecedores, tecnologias etc.
  2. A avaliação processos, identificação e alocação de recursos materiais, financeiros, humanos e as capacidades instaladas ou disponíveis para fazer a empresa funcionar de determinada forma.
  3. A estrutura organizacional da empresa: divisões de departamentos, níveis hierárquicos, com distribuições de poder, linhas de comando e comunicação etc.

As afirmações dos itens I, II e III desta questão descrevem respectivamente os conceitos de estratégias:

Escolha uma:

  1. Organizacionais, Competitivas e Corporativas, respectivamente.
  2. Organizacionais, Corporativas e Competitivas, respectivamente.
  3. Corporativas, Organizacionais e Competitivas, respectivamente.
  4. Competitivas, Corporativas e Organizacionais, respectivamente.
  5. Competitivas, Organizacionais e Corporativas, respectivamente.


Questão 2[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

Correto

Atingiu 2,50 de

2,50


No cenário político, os negócios são afetados, sobretudo, por meio das leis. Pois, as empresas devem seguir leis e regulamentos municipais, estaduais e federais. Quando os negócios são ou serão feitos envolvendo outros países, as empresas, ainda, estarão sujeitas às leis e regulamentos estrangeiros e comércio exterior. Entretanto, às vezes, as leis criam oportunidades de negócios. Duas das principais tendências nesse ambiente são:

O aumento da legislação que regulariza os negócios: a legislação que regulariza os negócios tem três propósitos centrais: proteger as empresas da concorrência desleal, proteger os consumidores de práticas de negócio desleais e proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas. À medida que os negócios são realizados em ambientes virtuais, os empreendedores também precisam obter informações especificas, além de estabelecer novos parâmetros para fazer os negócios com ética. As empresas buscam orientar seus profissionais, estabelecendo procedimentos legais de análise e promulgando padrões éticos para as negociações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com