TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude e Segurança do trabalho

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        3

DESCRIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS        4

DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO EMPREENDIMENTO        4

INSTALAÇÕES DA PIZZARIA        4

SEGURANÇA DO TRABALHO        6

ACIDENTE DE TRABALHO        6

CARGOS E RISCOS DE ACIDENTES        7

SAÚDE E SEGURANÇA DENTRO DA PIZZARIA        12

PLANO DE AÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        13

1.1 - COM OS SEGUINTES OBJETIVOS:        13

1.2 - TENDO COMO INÍCIO E PERIODICIDADE:        13

1.3 – PREVENÇÃO DE RISCOS À SAÚDE:        14

1.4 SEGURANÇA EM ELETRICIDADE        15

1.5 PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO        15

1.6 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS        16

1.7 TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS        16

1.8 COR E SINALIZAÇÃO        16

HIGIENE OCUPACIONAL        16
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI).............................................................17

EGONOMIA......................................................................................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19    

REFERENCIAS BIOGRAFICAS......................................................................................................20

        

APRESENTAÇÃO

Acidentes não escolhem quem vai ser atingido. Não é uma questão de acaso, em que o fato ocorre sem que possa ser evitado. Toda pessoa imprudente está mais sujeita a se acidentar. Por isso, aplicar as normas de segurança, além de ser uma obrigação, é também a garantia de não acontecer algo pior. Também devemos lembrar que segurança não é um item opcional, que pode se dispensado em nossas vidas. Acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao mesmo geram, além de transtornos e perdas, custos elevados para empresas.

 No Brasil existem normas de segurança do trabalho avançadíssimas, mas que isoladas não bastam para evitar os acidentes. É necessário que haja o comprometimento de todos. Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene. Os equipamentos adequados, sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente, são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquirir doenças profissionais.




DESCRIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

        As definições de funcionários foram feitas de modo para, adaptar as condições de trabalho de cada funcionário, proporcionado comodidade para ambas as partes.

 

CARGOS DA PIZZARIA

CARGOS

QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS

Gerente

1

Monitor pra espaço Kids

1

Recepcionista (hostess)

1

Telefonista

1

Segurança

1

Sócios

2

Manobristas

2

Caixas;

2

Funcionários de Limpeza

3

Lavadores de louça

3

Funcionários administrativos

4

Entregadores (motoboys)

4

Cozinheiros

5

Garçons e Garçonetes

10

Total de pessoas

40

DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO EMPREENDIMENTO

O imóvel possui dois pavimentos com o acesso do térreo ao primeiro andar por escada e tem capacidade de 300 lugares, espaço para eventos, espaço kids e estacionamento com manobrista  .

INSTALAÇÕES DA PIZZARIA

[pic 1]

SEGURANÇA DO TRABALHO

A segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrente dos fatores de risco operacional. Sob o ponto de vista legal, acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporário, da capacidade para o trabalho (art.19 da Lei n. 8,213/91). Esse é um conceito em sentido restrito, pois a Lei n. 8. 213/91 estabeleceu outras hipóteses que se equiparam ao acidente do trabalho, como, por exemplo, ato de sabotagem, acidente de trajeto, entre outros. Deste modo, somente os acidentes que geram lesão no empregado a serviço da empresa são considerados pela referida lei para fins de benefício da previdência Social.

Do ponto de vista prevencionista, todos os acidentes, independentemente de causar lesão, devem ser considerados para fins estatísticos e de investigação das causas. Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção. Além de ser exigido por lei que as empresas mantenham equipes de Segurança do Trabalho, isso faz com que haja aumento da produtividade e qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como auxilia nas relações humanas dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (475.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com