TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude e segurança do trabalho

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Doença do trabalho – relacionada ao ambiente de trabalho

Cipa- todos acima de 20 funcionários

Neoliberalismo no trabalho- Fez parte da construção do trabalho, um dos pontos negativos foi o desemprego pq as empresas tinham uma autonomia econômica.

Ações RH para melhorar ambiente e verificar assedio-  A empresa deve repudiar qualquer ato de assedio moral e quando ocorrer  resolver rápido advertido o que pratica tal ato , além de promover ações conscientização evitando que ocorra.

NR1 trabalho frente de – e uma área de serviço móvel ou temporária que serve para operações de apoio.

Empregado- toda pessoa que trabalha em prol de receber da empresa a remuneração pelo seu trabalho

Ato inseguro- Negligencia  - condição insegura falta de treinamento /maquinas e equip  defeito

O SESMT deve promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no seu ambiente de trabalho, portanto, torna-se um trabalho que tem por objetivo a prevenção de acidentes tanto de doenças ocupacionais. Trata-se de trabalho preventivo. Cabe ao SESMT orientar os trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e conscientizá-los da importância de prevenir os acidentes e de conservar a saúde no trabalho. É também de responsabilidade do SESMT o registro dos acidentes. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança no trabalho, auxiliar de enfermagem.

Todo estabelecimento, de acordo com a NR4, deve obrigatoriamente possuir SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho)? Por quê? Não, porque os estabelecimentos que são obrigados a possuir a SESMT são aqueles que têm um numero determinado de funcionários com grau de risco elevado de acordo com a CNAE. Somente através do dimensionamento do número de empregados de uma empresa e grau de risco da atividade econômica que se obtém o número de profissionais da SESMT necessários para atuar na empresas sim como se é necessário a SESMT para a empresa. O médico do trabalho realiza consultas, tratam os pacientes, implementam ações de prevenção de doenças, além de ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho.O engenheiro de segurança do trabalho atua na gestão de segurança e saúde ocupacional visando a redução de perdas ocasionadas por acidentes de trabalho, além de exercer outras funções.O enfermeiro do trabalho lidera a equipe de enfermagem dando assistência aos funcionários nos hospitais, ambulatórios, ou até mesmo dentro dos setores de trabalho, além de outras funções.O técnico de segurança do trabalho colabora para implementação da política de saúde e segurança no trabalho, realizando auditorias, acompanhamentos, entre outras funções. O técnico de enfermagem trabalha em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realiza registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenha atividades e realiza ações para promoção da saúde do trabalhador.

* Colaborar, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas;* Determinar os Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo EPI e EPC, de acordo com a Norma Regulamentadora - 6;* Responsabilizar-se, tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadora;* Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de treiná-la, apoiá-la e atendê-la, conforme dispõe a Norma Regulamentadora - 5.

A atitude do diretor está correta, pois acidente de trajeto é sofrido pelo empregado no percurso da residência ou do local de refeição para o local de trabalho ou deste para aqueles, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho. A doença profissional ou ocupacional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.As doenças profissionais ou ocupacionais e doenças de trabalho são consideradas acidente de trabalho de acordo com lei Lei 8213 de 24/07/91, artigo 20, inciso I e II.I - doença profissional ou ocupacional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com