TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Vantagem competitiva, não há competição

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FACULDADE SANTA TEREZINHA

ADMINISTRAÇÃO

3° SEMESTRE

COMPETITIVIDADE

"Sem Vantagem competitiva, não há competição."

Taguatinga

Maio de 2015

SUMÁRIO

  1. COMPONENTES..............................................................................................        ..        03
  2. INTRODUÇÃO        ..............................................................................................        ..        04
  3. DESENVOLVIMENTO         ...................................................................................        05
  1. Competitividade e Vantagem Competitiva......................................................          05
  2. Características das Vantagens Competitivas....................................................          06
  3. O Diferencial Competitivo de três grandes marcas..........................................          08
  1. APPLE...............................................................................................        08
  2. O BOTICÁRIO.................................................................................        09
  3. SABIN – LABORATÓRIO CLÍNICO...........................................        .        11
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................        .        13
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................        .        14

1 - COMPONENTES

Brunna Brenda Lima Mota

RA 9609496375

Cleane da Silva Ribeiro

RA 1299105439

Daiana Nonata da Silva

RA 2755594178

Djalma Lopes de França

RA 8741873701

Doranne Ferreira de Matos

RA 1299258957

Erika do Amaral Santos

RA 9904011913

João Batista da Silva Alves

RA 8529936778

José Roberto Gois

RA 9932584904

Kássia Nayara Silva

RA 1299259027

Lucinéa Maria B. de Amorim

RA 2745611688

Maria de Lourdes dos Santos

RA 8379829210

Paulo de Sousa Santos

RA  9904011393

Vangelino Gramacho Almeida

RA  9650544667

2 - INTRODUÇÃO

        A globalização e a abertura do mercado provocou uma nova relação entre as empresas. A dimensão de espaço e tempo se transformou. O acesso à informação e ao conhecimento aumentou significativamente. Algumas empresas passaram a ter concorrentes que sequer sabiam de sua existência. As regras de competição passaram a ser muito mais complexas, mesmo para os mercados locais. Afinal, a oferta de produtos e serviços está cada vez mais diversificada e a possibilidade de acesso e consumo por grande parte da população mundial cresce a cada dia em todo e qualquer lugar.

        A necessidade de conquistar novos espaços e novas oportunidades passou a ser essencial e estratégica para garantir a sustentabilidade do negócio, esse tem sido o grande desafio para as empresas conquistar e manter os clientes e atingir os clientes em potencial.

        Nesse trabalho em especial conceituaremos competitividade e as vantagens competitivas e colocaremos em destaque 2 grandes marcas do mercado nacional e 1 grande marca do mercado mundial que agregam valor as suas mercadorias que entendem a necessidade atual de agredir o mercado com ofertas que ele deseje, almeje e precisa, empresas que apresentam em sua estratégia  e na sua visão a importância das  vantagens competitivas que compreendem e entendem como ninguém a primeira lei da competição: "Sem vantagem competitiva, não há competição."

3 – DESENVOLVIMENTO

3.1 – COMPETITIVIDADE E VANTAGEM COMPETITIVA

        A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em obter/ cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras, baseia-se basicamente na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Uma empresa tem de formular e implementar estratégias concorrentes que lhe permitam uma condição privilegiada perante as demais empresas e uma posição sustentável no mercado, o grande desafio não é simplesmente conquistar, mas manter-se líder ao longo do tempo, ser sustentável.

        A necessidade de conquistar novos espaços e novas oportunidades passou a ser essencial e estratégica para garantir a sustentabilidade do negócio, nos dias atuais as empresas tem que apresentar a que veio, mostrar o que as diferencia das demais.

        A Pergunta que devemos fazer é:  O que leva o meu cliente a escolher uma determinada marca e não outra que atua no mesmo seguimento? e a resposta para essas perguntas é a vantagem competitiva ou diferencial competitivo é o que faz com que   empresa x seja a escolhida pelos  clientes  ou clientes potenciais, dentre todas empresas do mesmo seguimento disponíveis no seu mercado de atuação.

        A vantagem Competitiva é  um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes.

        Sendo assim, Podemos dizer que o Atendimento faz você escolher uma empresa ao invés de outra? Ou o que nos leva escolher seria o conhecimento e  o tempo que ela trabalha no mercado com aquele produto? Ou quem sabe ainda a criatividade e a inovação utilizada para atingir o cliente alvo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (760.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com