TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Remuneração e Sistema de Treinamento e Desenvolvimento

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Gestão de Pessoas: Sistema de Remuneração e Sistema de Treinamento e Desenvolvimento

Nome: Rafael Brás de Melo [pic 2]

RA: A7902C-2[pic 3][pic 4]

Sumário

Resumo

3

Introdução

4

2. Fundamentação Teórica

4

2.1 Sistema de Remuneração

4

2.1.1 Entendendo a Remuneração

6

2.1.2 Salário

7

2.1.3 Benefícios

8

3. Sistema de Treinamento e Desenvolvimento

9

3.1 Benefícios do Treinamento

9

3.1.1 Vantagem Competitiva

10

Conclusão

12

Referências

13

Resumo

Do ponto de vista jurídico, há uma diferença entre os conceitos de remuneração e de salario. A remuneração compreende o conjunto dos vencimentos que o empregado percebe por sua prestação de serviços, incluindo ai o salario como parte principal. O salario é o devido e pago ao empregador em função do cargo ocupado pelo empregador e o seu tempo á disposição do empregador.

As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Em um mundo mutável e competitivo, em uma economia sem fronteiras, as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da concorrência. Atualmente as organizações estão cada vez mais preocupadas com a colocação do novo colaborador com sua tarefa. Procuram fazer com que os empregados compreendam corretamente o que é trabalhar em uma organização, com isso tornando-os plenamente produtivos o mais rápido possível. Para chegar ao sucesso da organização, é preciso que ela invista no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Summary

From a legal point of view, there is a difference between the concepts of pay and salary. The remuneration comprises all the salaries which the employee perceives for its services, including al the salary as the main part. The salary is payable to the employer due to the position held by the employer and your time will employer's disposal.

People are the main asset of organizations. In a changing and competitive world, in a borderless economy, organizations need to continuously prepare for the challenges of innovation and competition. Currently organizations are increasingly concerned with the placement of the new employee with his task. It is understood that employees properly understand what is working in an organization, thus making them fully productive as soon as possible. To reach the success of the organization, it needs to invest in training and development of employees.

Introdução

Sendo a contabilidade objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações de analises  da natureza econômica , financeira entre outros., o departamento pessoal passa a ter uma importância relevante dentro deste conjunto, já que através dele se obtém informações e cálculos precisos no que diz respeito s questões sócias empresa ou entidades frente as suas obrigações e direitos, completando assim a sua razão de ser dentro da contabilidade.

Modernamente, treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas par que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A remuneração é o ato de recompensar em pagamento o serviço prestado por alguém; assim a questão central é transformar a visão atual da remuneração, ou seja, o salário em troca trabalho, caracterizando um fator de custo para uma visão da remuneração como fator de aumento da competitividade (MILKOVICH; BOUDREAU, 2000).

Para CHIAVENATO (2002) define o treinamento como sendo o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.

Para MILKOVICH e BOUDREAU (2000) relatam o desenvolvimento como o processo de treinamento em longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais.

2.1. Sistema de Remuneração

Desenvolvimento

Os diretos e deveres dos funcionários e da empresa são assuntos que deve ser discutidos detalhadamente.

Chiavenato (1999) afirma que a construção do plano de remuneração requer cuidados, pois provoca um forte impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelos seus defeitos e consequências. O desenho do sistema de remuneração oferece dois desafios principais: de um lado, deve capacitar a organização para alcançar os seus objetivos estratégicos e, de outro lado, deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a envolve. Existem nove critérios a definir na construção de um plano de remuneração:

1. Equilíbrio interno versus equilíbrio externo: a equidade interna obedece ao princípio da justiça distributiva, que fixa os salários de acordo com as contribuições ou insumos que os funcionários intercambiam com a organização. O modelo de justiça distributiva salienta que as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas equitativamente em relação aos colegas com trabalho similar. Por outro lado, a equidade externa obedece ao modelo do mercado de trabalho, que fixa os salários conforme as ocupações similares de outras organizações do mesmo ramo de atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com