TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia e Geopolitica

Por:   •  30/10/2016  •  Exam  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

   

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Socioeconômica e Geopolítica

Curso:        

Professor:  Vera Lucia Anselmo Neves

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: De acordo com o livro didático (p. 13), “O dado global, que é o conjunto de relações que caracterizam uma dada sociedade, tem um significado particular para cada lugar, mas este significado não pode ser aprendido senão ao nível da totalidade. O espaço construído e a distribuição da população, por exemplo, não têm um papel neutro na vida e na evolução das formas econômicas e sociais. O espaço reproduz a totalidade social, na medida em que essas transformações são determinadas por necessidades sociais, econômicas e políticas”.

Nas figuras abaixo temos duas imagens da Avenida Paulista mostradas em diferentes momentos: a primeira em 1920 e a segunda em 2008. São decorridos 68 anos entre uma imagem e outra. A partir das imagens e dos conteúdos estudados, identifique e justifique dois aspectos que demonstram as transformações ocorridas no período pela ação do homem. Sua resposta deverá ter de 8 a 10 linhas. (4,0 pontos)

 .

Imagem da avenida paulista em 1920.

Imagem da avenida paulista em 2008.

R.:         As transformações ocorridas no período de 68 anos pela ação do homem foram principalemnte nos aspectos econômicos e sociais. Na Avenida Paulista existiam casarões e fábricas que deram espaço para grandes construções de prédios servindo de escritórios, comérico, faculdade, entre outros. Este fato se deu devido ao grande crescimento social e interesse econômico ao longo do tempo, principalmente nesta Avenida, que concentra um grande fluxo de pessoas e é um local de muito movimento. Para a contruções de tantas edificações, foi necessário retirar toda a mata e o que havia no caminho para a contrução da Avenida, para comportar todo o movimento do local.

Questão 2:

Nos capítulos 1 e 3 do livro didático, estudamos “ Espaço geográfico e Organização Humana” e “Relações Sociais de Produção e Consumo”.

Nos parágrafos abaixo você encontrará de forma resumida alguns dos princípios da Economia Ambiental e da Economia Ecológica.

De acordo com o que estudamos, escolha uma das posições para defender seu posicionamento levando em consideração os aspectos ambientais, de produção e de consumo. Sua resposta deverá ter de 20 a 25 linhas. (6 pontos)

.”.... a maior parte dos autores da Economia Ambiental considera os elementos constituintes dessa função perfeitamente substituíveis entre si, ou seja, capital natural pode ser infinitamente substituído por capital reprodutível produzido pelo homem ou por trabalho. Portanto, não há necessidade de preservar os recursos naturais e serviços ambientais caso seja mantida a capacidade produtiva da sociedade através da inovação tecnológica (ROMEIRO, 2003).

Os autores da Economia Ambiental defendem que o crescimento econômico medido pelo aumento da riqueza material produzida é um objetivo a ser perseguido devido à necessidade de aumento do capital reprodutível, dada a degradação do capital ambiental e também à elevação da renda, tendo em vista que o “sub-desenvolvimento” é uma das grandes causas da deterioração das condições ambientais. Essa proposta é corroborada pela curva ambiental de Kuzets que indica um amento da degradação ambiental até certo nível de renda per capta a partir do qual passaria a ocorrer uma melhora das condições ambientais em função da conscientização da população e desenvolvimento de novas tecnologias poupadoras da natureza. (BARBOSA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (368.8 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com