TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 

Woman’s Fashion

GABRIELLA NARDES GOMES     9904000324

JORDANA LUCIO DAVID               8744113368

VANESSA FRANCINE PINTO        9904007129

VIVIANI RODRIGUES                    8978225239

Tutora Presencial: Teresinha de Fátima Schmidt

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade 1

Relatório Parcial

A Women's Fashion está atuando no mercado há cerca de dois anos, comercializando roupas femininas e acessório com uma grande variedade de peças, cores e tamanhos, produtos de ótima qualidade e um atendimento com nível de satisfação altamente prestado. Situa-se no bairro Monte claro (São Paulo), onde ocupa uma sede própria localizada na via principal. É constituída por poucos funcionários, totalizando cinco, onde cada um ocupa seu determinado cargo de forma disciplinada. A mesma pretende crescer futuramente, abranger novos clientes e regiões.

Na estrutura da loja temos funcionários atuando em suas áreas conforme suas respectivas funções, Maria e Moraes são sócio-proprietários; Jessica e Bruna exercem a função de vendedoras, Madalena atua no caixa recebendo as entradas que acontecem diariamente e controlando as saídas, e Daniela exerce os serviços gerais, controlando a limpeza quando necessário. Manoel faz as reposições de mercadorias assim que chegam à loja, faz a conferência, lança os valores e armazena em seus respectivos lugares; Priscila é secretaria e responsável pelas pesquisas de satisfação dos clientes e levantamento de informações ou pendências solicitadas pelos proprietários.

Até o momento, a Women's Fashion tem alavancando suas vendas, pois preservam muito os clientes e a satisfação garantindo a qualidade dos seus produtos fornecidos tendo como objetivo crescer ainda mais no mercado de acordo com as perspectivas que se tem em vista. Alguns impasses internos com relação aos funcionários vem gerando desconforto no bem estar da empresa: solicitações de revisão de cargos e salários, inclusão de benefícios, capacitações, uniformes, promoções, entre outros. Por conta disso tem afetado de certa forma a motivação de todos os colaboradores trazendo problemas à loja.

Desta forma, foi visado implantar um setor de recursos humanos dentro da empresa, onde ira demonstrar seus propósitos e aplicar suas ideias de um jeito que ira trazer benefícios, e estratégias buscando estabelecer a evolução do negócio, implementando seus projetos e ações que atinjam os objetivos da empresa.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

Tendo em vista o porte pequeno da empresa, buscamos alternativas para ampliar nosso mercado, nossa cartela de clientes, rede de confiança, mas assim como as grandes instituições as pequenas também devem estar unidas, firmes na sua base para poder se expandir.

Através da visão holística percebemos a necessidade da implantação, ou firmamento do setor de Recursos Humanos, que é nada mais é que o responsável pela seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho e toda a comunicação relativa aos funcionários da organização. Recursos Humanos também pode ser o total de colaboradores que compõem a organização e tomam as decisões da empresa ligadas ao setor de RH. Compreendendo a função do setor de RH se torna muito mais fácil implantá-lo na nossa empresa. Após reunião entre administrativo e funcionários notaram-se alguns pontos a serem melhorados na instituição para adaptar a rotina e evoluir.

O primeiro ponto questionado foi ter um colaborador responsável pela área dos recursos humanos da empresa, então elegemos o funcionário mais antigo e dedicado para a função. A cargo dele ficou a responsabilidade por organizar as folhas pontos da empresa que antes cada um cuidava da sua e não com tanto esmero, em algumas vezes eram até extraviadas. Sendo assim, organizaria os horários de lanche, chegadas tardias, horas a serem compensadas / abonadas, horas extras, entre outros. Para a ocupação desse cargo, o funcionário que tem mais perfil e tempo de empresa é a secretaria, pois o perfil condiz com o que precisamos e está cursando o último ano de Recursos Humanos e já possui conhecimento das obrigações a serem executadas.

Outra melhoria que os funcionários solicitaram e foram atendidos foi aquisição de uniformes padronizados, que também ficaram a cargo do responsável pelo RH. A mesma reunião ainda contou com dicas para um novo layout da fachada e interior da loja, tudo sempre dentro do orçamento da pequena empresa.

A Inovação e mudança são condições mínimas para a organização que deseja permanecer competitiva, de certa forma a tecnologia evolui constantemente e nisso a comunicação se faz mais rápida no mundo globalizado. Eficiência e eficácia em todos os processos permitem que os produtos cheguem aos consumidores dentro do prazo, preço, quantidade e qualidade certa, além de oferecer segurança e garantir assistência ou suporte técnico. Os serviços devem surpreender até o mais exigente consumidor.

A empresa necessita ter visão para o longo prazo, ou seja, planejamento estratégico. É essencial estabelecer diretrizes, formular estratégias, programar e monitorá-las, ajustando-as sempre que necessário. A área de recursos humanos são, hoje, um ativo intangível de enorme valor para a organização, mas é preciso que seja despertado de certa forma o interesse destes para desenvolverem e compartilharem as descobertas, novidades e utilização. A implantação da área de Recursos Humanos dentro da organização foi definida como um importante papel de gestão, onde ira controlar as atividades de forma estratégica e dinâmica atendendo as principais necessidades dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (214.9 Kb)   docx (142.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com