TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade e Responsabilidade Social nas empresas químicas de grande porte

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo

No desenvolvimento deste trabalho, apresentam-se os principais problemas ambientais e a legislação brasileira, voltada para a responsabilidade social e a sustentabilidade nas indústrias químicas de grande porte. A relevância do assunto vem decorrente aos grandes impactos ambientais, que vem ocorrendo a partir da revolução industrial e a modificação do homem perante a natureza, que apresentam riscos a sociedades.

Palavras chaves: Impacto ambiental- Sustentabilidade- Legislação

Sumário

Resumo        1

Palavras chaves        1

Introdução        1

Projeto de Pesquisa        2

Desenvolvimento        5

Direito ambiental        5

Direito empresarial        6

Normas de Emissão e Tipos de Licenciamento        7

        Licença Previa        8

        Licença de Instalação        8

        Licença de Operação        8

Considerações Finais        9

Referências        10

Introdução

A industrialização acelerada e consequentemente o aumento da capacidade de intervenção do homem na natureza desencadeou diversos desafios que prejudicam a sociedade, com ações imediatista visando somente a necessidade presente e esquecendo as gerações futuras, o esgotamento de recursos naturais não renováveis, a deteorização do meio ambiente, a emissão de gases poluentes na atmosfera, etc.

Com essa reflexão começou a surgir uma maior preocupação para precaver situações ocasionadas por danos ambientais, foi então criado um conjunto de leis e normas jurídicas voltadas para a proteção e qualidade do meio ambiente, tais como despejos de resíduos tóxicos em rios, condições de trabalho insalubres, instalações de indústrias em locais sem licença,entre outros, para as empresas se submeterem a uma conscientização, por haver um aumento significativo de desastre ambientais, e a  decorrente consequência do processo de contaminação.

As atitudes tomadas pelas empresas devem levar em conta o crescimento econômico, ajustado com a proteção do meio ambiente, encorajando o uso de tecnologia que não agridem o ambiente ou apoiando uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, assim garantindo a sustentabilidade para as próximas gerações.

Projeto de Pesquisa

Delimitação do Tema: Burocracia da responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas de grande porte no segmento de indústrias químicas

Delimitou-se em colher informações sobre o modo que as empresas se comportam com a normatização legal, tanto no âmbito sustentável quanto responsável socialmente em toda a empresa, indicando as principais visões que a empresa tem além de alertar os riscos que elas atraem pensando em curto prazo.

Problemática

  1. As empresas tem consciência sobre a sustentabilidade e a responsabilidade social, e a utilizam?

As empresas conhecem o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social, mas ainda a grande maioria ignora a importância de utiliza-las no mundo dos negócios, mesmo sabendo que ao adotar as práticas sustentáveis e eticamente corretas é o único caminho para preserva o meio ambiente e impedir que os recursos naturais se esgotem. As empresas são imediatistas e visam lucrar em curto prazo, e por este motivo muitos empresários visam outros problemas considerados “mais importantes” antes de pensar em implantar ações positivas ao meio ecológico e todos que nele vivem.

  1. Existe uma norma que fiscaliza as indústrias em caso de uma interdição devido a uma irregularidade?

Ao todo, são 34 Normas Regulamentadoras, sendo que 29 — isto é, todas exceto as NR 27, 29, 30, 31 e 32 — podem ser aplicadas à indústria e suas várias vertentes: construção, química, metalúrgica, etc.

A NR 3 é especifica a embargo ou interdição

A norma caracteriza como passível de embargo ou interdição a situação de trabalho que gere possibilidade de risco grave ou iminente ao trabalhador:

Interdição é a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento;

Já embargo implica a paralisação total ou parcial de uma obra.

A empresa é obrigada, então, a desenvolver processos para corrigir os problemas. Durante o período de paralisação, os trabalhadores devem receber seus salários como se estivessem em exercício.

  1. Como as indústrias conseguem garantir o trabalho com segurança aos seus funcionários?

Toda empresa respeitada no mercado tem como característica garantir o trabalho com segurança, de acordo com as leis e regulamentações vigentes. Cada setor produtivo tem seu conjunto de normas que rege a segurança e a saúde no trabalho, editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Indústrias que aplicam com rigor as Normas Reguladoras (NR) em segurança e saúde no trabalho evitam processos trabalhistas, reduzem as perdas causadas por afastamento de trabalhadores vítimas de acidentes e minimizam os prejuízos por falta de produção.

  1. Existem fiscalizações ambientes internos e externos nas empresas químicas e são eficazes?

A fiscalização é feita por meios de auditorias internas baseada nas normas regulamentadoras especificas em atividades com segmento químico que apresenta risco ao meio ambiente e para aqueles que trabalham no setor. Essa auditoria é essencial, pois prepara a empresa para a auditoria externa, ambas são necessárias para a comprovação de que a empresa está cumprindo com a responsabilidade socialmente através de documentos e procedimentos exigidos para comprovar sua eficácia nesse aspecto social.

Justificativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com