TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE - GREEN SUPPLY CHAIN (GSC)

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNTESE - GREEN SUPPLY CHAIN (GSC)

INTRODUÇÃO

O tema Green Supply Chain GSC é um conceito relativamente novo em que a cadeia de suprimentos tem a proposta de priorizar a sustentabilidade em todas as etapas do produto, desde o projeto até a fabricação, transporte, armazenamento, utilização e se necessário o descarte e reciclagem. Logo, a cadeia de abastecimento verde oferece a oportunidade de aumentar a eficiência e qualidade do produto, com um preço menor, através do seu desempenho ambiental, social e econômico. O GSC também refere-se à maneira pela qual as inovações na gestão da cadeia de suprimentos e compras industriais são consideradas no contexto do ambiente e emergiu com uma abordagem fundamental para empresas que querem se tornar ambientalmente sustentáveis.

O GSC vem sendo estudado e pesquisado de forma intensa nas últimas décadas. Devido às pressões ambientais por conta, principalmente, do governo, por todos outros stakeholders, e pela sociedade como um todo; a adoção do GSCM tem se expandido em diversos países de todos os continentes do Mundo. Em paralelo ao crescimento do interesse pelo tema, as empresas estão continuamente em busca de novas ideias e métodos que lhes permitam alcançar a sustentabilidade ambiental. Um grande exemplo é o Wal-Mart, que no inicio de 2007 lançou um novo programa que visava melhorar a sustentabilidade da empresa. E isso não só para a Wal-Mart, mas também para seus clientes, fornecedores e associados. Com isso a empresa começou a perceber que economizaria milhares de dólares, pois economizaria em insumos fundamentais como: água, energia e combustível, além de reduzir os desperdícios.

Atualmente, a Green Supply Chain é tratada como um estratégia intimamente ligada as atividades das organizações que visa não apenas a minimização de custos dos fluxos reversos, mas também a geração e recuperação do valor potencialmente gerado por eles.

Dentro do GSC estão inseridas várias atividades sincronizadas, entre elas: Logística Reversa, Ciclo de Vida dos produtos, implantação e gestão da GSC, entre outras. E existe também a família de normas ISO 14000, que é extremamente importante para o caso, pois se refere ao gerenciamento ambiental, o qual remete a todas as ações que a empresa implementa visando minimizar os efeitos de sua atividade no ambiente, bem como melhorar continuamente o seu desempenho. E em muitos casos os fornecedores de uma Cadeia de Suprimentos são de diferentes regiões e países, tornando-se impossível para os clientes verificar e acompanhar o desempenho ambiental de seus fornecedores. Desta forma, eles preferem um selo de acreditação internacional, como a certificação ISO 14001, que lhes asseguram o bom desempenho ambiental das empresas.

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa está totalmente ligada a GSC. Ela consiste no processo de planejar, implementar e controlar a recapturação de valor ou a disposição final dos produtos comercializados. Ela permite o recolhimento de produtos, principalmente após o uso a que foram destinados, sendo fundamental para a ecologia industrial no sentido em que permite que produtos no final de sua vida útil e também rejeitos de processos produtivos sejam recuperados pelos produtores e destinados à reutilização dos materiais componentes, como, por exemplo, a reciclagem, gerenciando o fluxo do consumo de volta à origem ou à disposição, reintroduzindo o produto ao ciclo dos negócios, agregando-lhes valor econômico, ecológico, legal e de imagem corporativa. Como principais benefícios, podem-se destacar a redução dos encargos ambientais sobre a disposição final dos produtos, reuso de componentes com valor financeiro agregado, redução de custos em aterros e responsabilidade ambiental. Temos muito exemplos de empresas se adaptando a logística reversa, como: Johnson, que desenvolveu uma tecnologia segura para a reciclagem das embalagens de aerossóis fortalecendo parcerias com cooperativas de catadores, que passaram a coletar esse material, do qual não tem muito valor no mercado. A empresa Colgate – Palmolive, que implantou um programa de logística reversa e tratamento para os resíduos pós-consumo de tubos de cremes dentais e embalagens de higiene bucal. As duas empresas citadas estão no Relatório Sustentabilidade Ponta a Ponta 2013 (Walmart).

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS

O ciclo de vida de um produto é uma sequência de atividades relacionadas a concepção do produto, que passa desde o seu desenvolvimento, lançamento, fabricação, manutenção, reavaliação e renovação no qual surge uma “nova” geração do produto. Sendo assim, o ciclo físico passa por alguns processos de transformações de materiais e energia, no qual inclui a extração de matérias-primas, fabricação, distribuição, utilização, recuperação de materiais e energia, sendo que o processo pode ocorrer na produção de diversos produtos e um mesmo produto pode ocorrer para diversos processos.

O ciclo de vida relacionado à cadeia produtiva consiste em etapas no qual os novos recursos são utilizados e novos resíduos são produzidos. Para diminuir a necessidade de extração dos recursos naturais e o lançamento dos resíduos que não são aproveitados, é essencial conhecer os impactos ambientais específicos de cada etapa da cadeia produtiva.

A operacionalização do ciclo de vida se dá na Cadeia de Suprimento. Com um modelo baseado no conceito de ciclo de vida, aplica-se na cadeia de suprimento, sendo um modelo de gestão com foco no cuidado com o meio ambiente.

IMPLATAÇÃO E GESTÃO DA GSC

Hoje em dia podemos dizer que a implantação do Green Supply Chain é um grande desafio para as empresas, no caso estudado podemos relatar como principal dificuldade: A resistência à mudança, isso pelo fato de existir um grande capital investido no inicio da implantação, uma implantação de GSC exige funcionários qualificados, com conhecimentos específicos, gerando assim gastos em cursos para qualificação (conhecimentos em tecnologia) ou até mesmo renovação de quadro de funcionários.

Com base em estudos podemos observar que corporações não só desconhecem o significado do termo, como também não conhecem as vantagens que essa implantação pode trazer para a empresa.

Devemos ressaltar que o Green Supply Chain ressume-se como medidas adotadas para reduzir os impactos ao meio ambiente quando ofertado um produto ou serviço.

Após analisar algumas empresas internacionais foi revelado números de extrema importância, 83% das empresas entrevistadas evidenciam preocupação com questões ambientais, sabem o quanto é importante ter essa preocupação, entretanto grande parte não realizam ações para contribuir com o meio, apenas 35% delas possuem legados de green supply chain em suas cadeias. Tivemos como destaque a área de logística com maior índice de aplicação, 81% afirmaram já ter realizado ações em transporte e operações logísticas ligadas ao Green Supply Chain, logo em seguida podemos destacar o setor de compras green sourcing, onde 66% do entrevistados revelaram ter adotado iniciativas para convencer os fornecedores a oferecer materiais e processos produtivos menos poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com