TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - O ASSÉDIO MORAL

Por:   •  9/11/2020  •  Artigo  •  3.064 Palavras (13 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 13

UNINTER

ASSÉDIO MORAL DE NATUREZA VERTICAL E ABSENTEÍSMO: PREJUÍZOS

PARA EMPRESAS E PARA SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES

RESENDE - RJ

2020

ASSÉDIO MORAL DE NATUREZA VERTICAL E ABSENTEÍSMO: PREJUÍZOS PARA EMPRESAS E PARA SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES

                                                                LUCIANE ALVES FARIA                                                                   TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

                                                                              

RESUMO.                                                                                                                                         Este trabalho apresenta conteúdos sobre o assédio moral/mobbing de natureza vertical e como estes influenciam diretamente na saúde mental dos colaboradores gerando absenteísmo nas empresas. Discorre também sobre os tipos de liderança, sobre a relação existente entre a cultura da empresa         e o estilo de liderança adotado por ela, e também sobre como o mobbing influencia no clima organizacional. Conclui-se descrevendo os impactos do absenteísmo nas empresas. A metodologia utilizada é revisão bibliográfica de fontes secundárias. O estudo tem como base fontes variadas, tais como, pesquisa de artigos acadêmicos publicados no banco de dados Scielo, banco de periódicos de universidades variadas e sites de entidades governamentais. As palavras utilizadas nas pesquisas foram: Liderança. Estilos de liderança. Absenteísmo. Assédio moral. Cultura organizacional.

Palavras-chave: Assédio Moral. Mobbing.  Liderança. Absenteísmo. Doenças do Trabalho.

1. INTRODUÇÃO                                                                                              

Atualmente ouve-se falar constantemente em bem estar, saúde mental, clima organizacional e outros. Percebe-se um empenho de algumas empresas em tentar promover um ambiente de trabalho mais digno aos seus colaboradores, mas os dados estatísticos mostram que ainda existem muitos requisitos para serem ajustados. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT, 2017), os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos do trabalho. 

https://www.anamt.org.br/portal/2017/10/26/transtorno-mental-e-a-3a-causa-de-afastamentos-de-trabalho/

Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, perda de interesse, solidão, sofrimento emocional, automotilação, choro excessivo, irritabilidade e isolamento social. Esses são alguns dos sintomas de quem sofre de transtornos mentais e comportamentais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017).

Compreende-se que os transtornos mentais podem se manifestar por diversas causas, entretanto sabe-se que “as condições do ambiente e do processo de trabalho das pessoas podem desencadear esse tipo de adoecimento” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017). 

 O presente artigo desenvolve alguns conceitos que irão auxiliar na compreensão de como o assédio moral/mobbing pode acarretar prejuízos para as empresa, como o absenteísmo e também consequentemente influenciar no clima organizacional. “Absenteísmo [...] é uma expressão usada para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido algum motivo interveniente (AFFONSO, 2014, p.11)”.   file:///C:/Users/Paulo%20Ricardo/Downloads/4360-11553-1-PB.pdf

O estudo é importante na medida em que mobiliza pessoas e esclarece dúvidas sobre o tema. O artigo contribui para que as pessoas tenham condições de identificar a prática do assédio moral inserida em nossa sociedade, com destaque para o ambiente de trabalho. O assédio moral pode exibir diversas formas e costuma ser “mascarado” como brincadeira inocente.

2. LIDERANÇA NAS EMPRESAS

Para assimilarmos os tipos de liderança nas empresas faz-se necessário compreender o papel do líder e o conceito de liderança. Cabe ao líder exercer a liderança de maneira que possa proporcionar bom rendimento das equipes de trabalho nas empresas. O líder precisa buscar despertar o que há de melhor em cada colaborador. Ele é quem executa as estratégias e, com ou por meio das pessoas, busca alcançar os resultados esperados.

Líder é uma pessoa que é capaz de monitorar e liderar um determinado grupo de pessoas assim podendo alcançar os propósitos da empresa. É de grande importância em uma organização o papel do líder, é nessa pessoa que os liderados irão se influenciar (ADMINISTRADORES, 2019 apud BERGAMINI 1994).

https://administradores.com.br/artigos/o-papel-do-lider-na-motivacao-de-sua-equipe-um-estudo-de-caso-empresa-prestacao-de-servico-florestal

A liderança está presente em todos os momentos e situações, seja na vida pessoal ou organizacional. No livro O Monge e o Executivo, James Hunter (2004, p. 15) aponta que “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”, ela ocorre como um fenômeno social.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4134715/mod_resource/content/1/Lideranc%CC%A7a-OMongeeoExecutivo-JamesC%20Hunter.pdf

Ainda no campo das definições, Chiavenato (1994, p. 147 apud FELIX, 2013, p.4, ALCALDE, 2013, p.4, OLIVEIRA, 2013, p.4, PAIXÃO, 2013, p.4) entende que:

A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Podemos defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. ”[...] a liderança é um tipo de influenciação entre pessoas: [...] na qual uma pessoa age no sentido de provocar o comportamento de uma outra, de maneira intencional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (304.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com