TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Processos

Por:   •  28/5/2015  •  Monografia  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO – PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO

Este estudo de caso demonstra de forma objetiva como se deu a padronização de um processo e quais foram os benefícios alcançados.

O recebimento de matéria prima para produção, foi apontado como a causa-raiz de vários problemas de qualidade que a fábrica estava enfrentando. Ao montar um componente eletrônico, por exemplo, a placa eletrônica apresentava mal funcionamento. Quando realizavam análise minuciosas descobriam que o item veio em desacordo com o pedido de compra. Este exemplo é apenas um, dos diversos problemas enfrentados pela utilização de materiais incorretos na linha de produção.

Para resolver o problema no recebimento de matéria prima, foi adotado a padronização do processo de recebimento de matéria prima, que envolveu a especificação e adoção de um sistema de rastreabilidade.

O processo de recebimento tem início quando a transportadora entrega o material adquirido pelo setor de compras e finaliza quando o material está separado e disponível para ser utilizado na produção.

Ao receber o material, o almoxarife deve conferir a integridade dos volumes, validar os documentos fiscais, bem como o conhecimento de transporte da mercadoria. Quando, nesta fase há alguma divergência, o setor de compras é acionado para que tome as medidas necessárias junto ao fornecedor, uma vez que as mercadorias não podem ser recusadas sem o devido tratamento pelo setor de compras.

Uma vez que a mercadoria é liberada para ser recebida, inicia um processo de controle de qualidade, onde é verificado item a item se está conforme de acordo às normas internas de qualidade (utilizando templates de inspeção, no sistema de rastreabilidade). Um componente eletrônico, por exemplo, tem que estar registrado no controle interno, e passar por testes para garantir seu perfeito funcionamento, bem como suas especificações técnicas.

Qualquer problema encontrado nesta fase, o setor de compras e a Engenharia Industrial devem ser acionados para tomarem ações, como contatar os fornecedores, ou prover medida de contenção de um material que não foi aceito completamente.

A mercadoria conferida no controle de qualidade, fica disponível para fazer a separação, conforme necessidade da linha de produção e é destinada para uso.

Foi padronizado, principalmente o processo de conferência de qualidade, uma vez que existem templates de inspeção onde são colocadas informações básicas sobre o item que será conferido, garantindo melhor e diminuição considerável de falhas decorrentes de utilização de materiais incorretos na linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com