TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - ESCOLAS DA ADM

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Fatores-chave do contexto. (O que motivou o surgimento desta teoria?)
  2. 2. Pressupostos ( Qual a base em que esta teoria se sustenta?)
  3. 3. Foco de análise

 4. Conceitos -Chave

 5. Contribuições para a área da administração. ( Qual o legado deste teoria para a administração?

6. Limitações da teoria (Quais os pontos fracos da teoria? Em qual aspecto ela pode ser questionada?)

Abordagem Quantitativa (Teoria da Matemática)

Enfoque Contingencial

TEORIA DOS SISTEMAS

  1. Fatores-chave do contexto. (O que motivou o surgimento desta teoria?)

A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica. 

  1. Pressupostos ( Qual a base em que esta teoria se sustenta?)        

A ciência do século passado adotava a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados. A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensar em sistemas abertos. O Sistema consiste em uma sistemática fatorial em grupos de influência de ações que fundamentam a Teoria Sistemática Geral.

  1. Foco de análise:  

A teoria de sistemas estuda de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.

  1. Conceitos chave: Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos que se interam e são interdependentes, relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado. Tendo sua utilidade principal aplicada no mundo real pela ênfase na visão das interações, interdependências e cadeias de efeitos.

5.         Contribuições para a área da administração. ( Qual o legado deste teoria para a administração? Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico envolve vários aspectos, dentre eles:

Transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços; Comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente; Desenvolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo; Desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada. Por esses motivos, as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com