TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Qualidade

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Final - Problema nº: IV - Data: 21/10/2015 - Grupo: 2

Nome

Papel

Presença (Professor)

Nota do debate

Rebeca Moraes

Coordenador

Guilherme Lima

Redator

Matheus Bustolim

Porta-voz

Vinicius Hanzava

Membro

  1. Definição do Problema, Questões e estratégia de pesquisa

Após discussão do problema em sala orientada pelo professor, elaboramos a seguinte questão como problema: “Reputação da Empresa Prejudicada”. Fizemos então pesquisa na biblioteca para elaborar a solução do problema citado com o problema dado em sala. Os temas estudados e o responsável pela pesquisa foram os seguintes: Imagem Empresarial (Guilherme Lima), Controle Organizacional (Rebeca Moraes) e Qualidade (Matheus Bustolim). Também pesquisamos Produtividade (Vinicius Hanzava), entretanto, após aprofundarmos no tema e no problema, por decisão do grupo, optamos por não trabalhar com esse tema.

  1. Conceitos relevantes

No sentido mais comum e amplo, qualidade é a propriedade de qualificar, de dar um determinado valor a serviços, pessoas, objetos, etc. Assim, qualidade é relacionada ao atendimento de necessidades e expectativas que temos com relação a tudo que utilizamos em nossa vida diária. (ALVAREZ, 2001)

A busca da qualidade levou à criação de órgãos certificadores para definir os padrões de qualidade, como a ISO 9001, IS0 14001, SA 8000 e PRODIR, incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços que lhe dessem a garantia de qualidade junto aos clientes. (ALVAREZ, 2001)

Esse conceito acabou por se espalhar entre as empresas, tornando-se uma necessidade para seu desenvolvimento e desempenho junto à sociedade de tal forma que uma empresa que não possua uma gestão da qualidade não demonstra seriedade e confiabilidade. (ALVAREZ, 2001)

A gestão da qualidade total (TQM) é uma metodologia de gestão que visa a satisfação do cliente e a melhoria contínua. Os benefícios da utilização da TQM na gestão de organizações são muito importantes e podem ser vistos na melhoria da eficiência operacional, na otimização de recursos, redução de custos e no aumento da motivação dos colaboradores. Como uma das ferramentas de gestão com mais impacto nos resultados, a TQM é também uma das mais difíceis de implementar eficazmente. (DRUMOND, 1998)

A TQM usa diversas ferramentas analíticas e técnicas de gestão, como a metodologia seis sigma de análise de desempenho dos processos e a gestão de cadeias de abastecimento logístico, por exemplo. (DRUMOND, 1998)

No entanto, os seus princípios básicos são relativamente fáceis de compreender:

  • Concentre-se no cliente, tudo o que faz na sua organização tem de ser visto na perspectiva do cliente;
  • Assegure-se que os seus empregados são envolvidos na gestão da qualidade total;
  • Organize a sua estrutura por processos, não por funções ou departamentos;
  • Crie um sistema integrado, nenhuma parte da organização pode ficar de fora da TQM;
  • Inclua a TQM na sua estratégia central e pense de forma sistemática;
  • Melhore continuamente os seus processos;
  • Baseie as suas decisões em fatos; se não pode medir, não pode gerir;
  • Comunique abertamente as suas decisões e defina prazos objetivos.

Controle é um esforço sistemático que consiste em ações seqüenciais tomadas pela administração busca de forma eficaz e eficiente alcançar a missão e os objetivos. Entretanto existem algumas abordagens com relação à orientação e tipos de controle organizacional (MONTANA;CHARNOV;2003)
O controle de mercado consiste na utilização de critérios e mecanismos de mercado, tais como os preços, a participação de mercado e os lucros, para avaliar e controlar as atividades. No entanto esse tipo de controle avalia o desempenho com base nos fatores externo à organização, pois esse tipo de controle é utilizado por empresas que possuem uma definição de produtos e serviços oferecidos que atuam em um ambiente caracterizado por uma forte competição(SOBRAL;PECI;2008).
Em termos de controle preventivo a ideia central consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois de acontecerem, porem seu foco esta garantir que todos os recursos cumpram um conjunto de requisitos de forma a evitar problemas durante as atividades(SOBRAL;PECI;2008).
O controle simultâneo tem a função de monitorar as atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos, porem o controle enfatiza o processo, corrigindo os problemas a medida que vão ocorrendo (SOBRAL; PECI;2008).
O objetivo do controle posterior ou controle feedback é avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após a sua realização, seu foco esta na comparação de resultados obtidos com os parâmetros estabelecidos (SOBRAL; PECI; 2008).

Dentro de uma empresa, é importante observar o valor que uma marca tem diante de seus clientes, e marca é definida pela American Association como  um “nome, termo, sinal, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o produto ou serviço de uma empresa, distinguindo-o dos produtos de outras empresas”, é uma forma de se relacionar com o cliente de seu produto ou serviço.   O conceito de Imagem de Marca refere-se à imagem que um determinado bem ou serviço é formado na mente do cliente, diferente de Identidade da Marca que é aquela que o profissional de marketing tenta criar. Através dos insumos recebidos pelos produtos ou serviços de uma marca, os clientes percebem a marca e então, ela pode ser construída. O processo relativo à construção da marca é chamado de branding, que consiste numa comunicação planejada do marketing ao cliente. (GRONROOS, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com