TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Qualidade

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Final - Problema nº: IV - Data: 21/10/2015 - Grupo: 2

Nome Papel Presença (Professor) Nota do debate

Rebeca Moraes Coordenador

Guilherme Lima Redator

Matheus Bustolim Porta-voz

Vinicius Hanzava Membro

1. Definição do Problema, Questões e estratégia de pesquisa

Após discussão do problema em sala orientada pelo professor, elaboramos a seguinte questão como problema: “Reputação da Empresa Prejudicada”. Fizemos então pesquisa na biblioteca para elaborar a solução do problema citado com o problema dado em sala. Os temas estudados e o responsável pela pesquisa foram os seguintes: Imagem Empresarial (Guilherme Lima), Controle Organizacional (Rebeca Moraes) e Qualidade (Matheus Bustolim). Também pesquisamos Produtividade (Vinicius Hanzava), entretanto, após aprofundarmos no tema e no problema, por decisão do grupo, optamos por não trabalhar com esse tema.

2. Conceitos relevantes

No sentido mais comum e amplo, qualidade é a propriedade de qualificar, de dar um determinado valor a serviços, pessoas, objetos, etc. Assim, qualidade é relacionada ao atendimento de necessidades e expectativas que temos com relação a tudo que utilizamos em nossa vida diária. (ALVAREZ, 2001)

A busca da qualidade levou à criação de órgãos certificadores para definir os padrões de qualidade, como a ISO 9001, IS0 14001, SA 8000 e PRODIR, incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços que lhe dessem a garantia de qualidade junto aos clientes. (ALVAREZ, 2001)

Esse conceito acabou por se espalhar entre as empresas, tornando-se uma necessidade para seu desenvolvimento e desempenho junto à sociedade de tal forma que uma empresa que não possua uma gestão da qualidade não demonstra seriedade e confiabilidade. (ALVAREZ, 2001)

A gestão da qualidade total (TQM) é uma metodologia de gestão que visa a satisfação do cliente e a melhoria contínua. Os benefícios da utilização da TQM na gestão de organizações são muito importantes e podem ser vistos na melhoria da eficiência operacional, na otimização de recursos, redução de custos e no aumento da motivação dos colaboradores. Como uma das ferramentas de gestão com mais impacto nos resultados, a TQM é também uma das mais difíceis de implementar eficazmente. (DRUMOND, 1998)

A TQM usa diversas ferramentas analíticas e técnicas de gestão, como a metodologia seis sigma de análise de desempenho dos processos e a gestão de cadeias de abastecimento logístico, por exemplo. (DRUMOND, 1998)

No entanto, os seus princípios básicos são relativamente fáceis de compreender:

→ Concentre-se no cliente, tudo o que faz na sua organização tem de ser visto na perspectiva do cliente;

→ Assegure-se que os seus empregados são envolvidos na gestão da qualidade total;

→ Organize a sua estrutura por processos, não por funções ou departamentos;

→ Crie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (570.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com