TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“THE CORPORATION” COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO: NOTURNO

TURMA: AD1R33

“THE CORPORATION”

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES 

DALVICE DAYANE DE SOUSA RODRIGUES – RA: D373GC-6

GLAYDS MIRANDA REIS – RA: D32477-2

JAINE MACEDO – RA: D32AGI-2

KAMILLA RAIANY SILVA CAVALCANTI – RA: D32HDE-2

MARIANA BAPTISTÃO – RA: D2741G-0

RAFAELA DOURADO F. DA SILVA – RA: D31BFF-1

SÃO PAULO

2017

DALVICE DAYANE DE SOUSA RODRIGUES – RA: D373GC-6

GLAYDS MIRANDA REIS – RA: D32477-2

JAINE MACEDO – RA: D32AGI-2

KAMILLA RAIANY SILVA CAVALCANTI – RA: D32HDE-2

MARIANA BAPTISTÃO – RA: D2741G-0

RAFAELA DOURADO F. DA SILVA – RA: D31BFF-1

“THE CORPORATION”

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado a Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Silvia Helena Ramos Hernandes

SÃO PAULO

2017


SUMÁRIO

  1. RESUMO DO FILME____________________________________________3
  2. VANTAGENS DO MODELO CAPITALISTA___________________________4
  3. DESVANTAGENS PERCEBIDAS A PARTIR DO FILME________________5
  4. ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO ATUAL___________________________6
  5. POSSÍVEIS SOLUÇÕES_________________________________________7
  6. CONCLUSÃO__________________________________________________8
  7. REFERENCIAS________________________________________________9

  1. RESUMO DO FILME

As corporações estão fortemente presentes em nosso dia a dia. Um exemplo disso seria em nosso jantar, quando bebemos uma Coca Cola ou comemos um chocolate Nestle. Elas fazem parte crucial do quebra cabeça da sociedade.

Os acionistas responsáveis pelas corporações conseguiram, na justiça dos Estados Unidos, adquirir o direito de ser uma pessoa (não física, mas sim jurídica), com mesmos direitos e obrigações de uma pessoa física, ou seja, tomar atitudes  como: comprar e vender imóveis; contratar e demitir pessoas. Diferente de uma pessoa física, que é repleta de vivências e fatores que levaram a sua formação de caráter, as pessoas jurídicas não possuem sentimentos e nem noção de ética, sendo seu único objetivo o lucro.

A origem das corporações deu-se no início da Era Industrial, para satisfazer os desejos da sociedade da época. No início era muito bem vista, por fazerem divulgações de percentuais de doações benéficas que realizavam a entidades carentes e afins. Com o tempo notou-se que não só traziam benefícios, como quando a mídia começou a divulgar certos atos de descaso das mesmas para com as pessoas e para com o meio ambiente, tais como: despejo de dejetos em rios de pequenas cidades, causando poluição e diversas consequências ainda piores (como a morte de diversas espécies de animais e crianças nascendo com problemas físicos e mentais).

Assim sendo, o documentário visa nos informar dos impactos que as grandes corporações causaram e continuam a causar em nossa sociedade. Servindo também como um alerta para elas, de forma a dizer que todos estão atentos e querem a melhoria contínua de forma que não haja dano prejudicial à sociedade (procedimento este que já esta sendo implantado e realizado aos poucos, conforme demonstra ao fim do documentário).

  1. VANTAGENS DO MODELO CAPITALISTA

O movimento capitalista é caracterizado, como o próprio nome diz, pela constante busca de capital (dinheiro/lucros). Este modelo é causador de diversos aspectos negativos, porém é também bastante positivo, exemplos como:

1 – Maior giro de capital (produtividade econômica);

2 – Possibilidades diversas de transações financeiras entre comunidades, estados e Países;

3 – Desenvolvimento tecnológico, visado maior produtividade;

4 – Maiores possibilidades de escolha, visto a quantidade de empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem o mesmo produto, que esse modelo nos proporcionou

Como comentado acima, existem benefícios e malefícios no capitalismo, bem como em outros modelos, portanto o  ideal seria que a renda fosse distribuída de forma justa, para que o investimento fosse realizado também desta forma.

Grande parte dos lucros obtidos com o modelo capitalista é revertido à sociedade (ou deveria ser), quando da construção de escolas, hospitais, trens e afins que acabam por beneficiar a todos. Assim sendo, apesar do descaso,  há também a preocupação em criar uma sociedade evoluída, bem sucedida e competitiva.

  1. DESVANTAGENS PERCEBIDAS ATRAVÉS DO FILME

Nota-se no filme que as corporações objetivam praticamente apenas o crescimento e o lucro, conforme anteriormente mencionado. E, nessa busca incansável, acabam por não se preocupar com os danos que trazem a sociedade e aos indivíduos que a compõem.

O descaso percebido no documentário com os funcionários e os consumidores ocorre ao demonstrarem a falta de comprometimento e qualidade com o seu tipo de produto/serviço. Na maioria das vezes preferem pagar altas multas ao invés de serem politicamente corretos e não terem de criar novas metas e técnicas de produções.

Sendo assim, esse modelo se mostra desvantajoso, quando não há enfoque no bem estar e satisfação de seus clientes (internos e externos). Por não possuírem empatia ou noção de ética, tal qual o ser humano, demonstram uma série de atitudes erradas que afetam diretamente a sociedade como um todo.

  1. ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO ATUAL

O filme traz uma reflexão sobre o formato econômico em que nossa sociedade está inserida: o capitalismo. Ele destaca que o capitalismo nasceu com um alto grau de exploração da classe trabalhadora, através de uma série de comparações entre características psicológicas de pessoas humanas e características de corporações. Conclui-se que empresas têm como única finalidade a obtenção do lucro, obrigação esta dita em lei.


Empresas deste modelo buscam instalar suas unidades em países pobres, em que se pode pagar pouco para a população, e, sem uma política social e ambiental naqueles locais, trazer seu custo para o mínimo possível. Tudo em busca do lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com