TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NORMA DA ISSO 9001

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

3º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS: ALINE SOUZA SILVA

ALIVIA DOS SANTOS CARDOSO

AYUMMY YANG DE SOUZA DINIZ

BRENDA PEREIRA DA SILVA

CARLOS ALEXANDRE DA COSTA DA SILVA

AMARILDO DA CUNHA COSTA

ISLENE AZEVEDO SANTOS

ISRAEL SANTOS DE SANTANA

KAROLAINE FALK

VERLANDE DE SOUZA PIMENTEL

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

NORMA DA ISSO 9001

Trabalho apresentado a disciplina de Processos Organizacionais 3º Semestre de Administração da Universidade UNIP para obtenção de nota Bimestral.

Prof. (a).: Jessik Custodio Pereira


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO: NORMAS ISO 9001        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        Como funciona O ISO 9001?        5

4.        Os princípios individualmente podem ser descritos como:        5

4.1.        Foco no Cliente:        6

4.2.        Liderança:        6

4.3.        Envolvimento das Pessoas:        7

4.4.        Abordagem por Processo:        7

4.5.        Abordagem sistêmica da gestão:        8

4.6.        Melhoria Contínua:        8

4.7.        Abordagem factual para tomada de decisões:        9

4.8.        Relações mutuamente benéficas com fornecedores:        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO: NORMAS ISO 9001

A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176), este documento resulta da revisão publicada pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2008. Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.

O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa. Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa se certifica nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.

A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa. Esta norma pode ser aplicada a qualquer tipo e porte de organização ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas.

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas; A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Cerca de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  1. DESENVOLVIMENTO

E o que é certificação ISO 9001? A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”.

A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001. Conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho. Ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores que possibilitam maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e a redução de custos. Além das vantagens comerciais imediatas, em alguns casos as empresas precisam da certificação ISO 9001, pois seus clientes decidem negociar somente com fornecedores certificados.

  1. Como funciona O ISO 9001?

A ISO 9001 pode ser aplicada a empresas de qualquer setor, pois estabelece requisitos para processos, e não para produtos. Cada empresa implementa seu próprio sistema de gestão da qualidade, de acordo com as suas necessidades e com a norma. Em seguida, a empresa solicita a um órgão certificador que realize uma auditoria no seu Sistema de Gestão da Qualidade. O órgão emite um relatório, certificando que o Sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos da ISO 9001

Além do Ciclo PDCA, a norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São vários requisitos, provenientes das experiências de várias organizações, que podem ser usados por qualquer empresa que deseja utilizar o sistema, assim cada princípio deve ser analisado e estudado para que seja atingido o sucesso na implantação do modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com