TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO - 5°SEMESTRE - ADMINISTRAÇÃO - AS ORQUESTRAS E AS EMPRESAS

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

SEMESTRE: 5º

TEMA: DISSERTAÇÃO SOBRE AS ORQUESTRAS E AS EMPRESAS.

CARAGUATATUBA

2016

AS ORQUESTRAS E AS EMPRESAS.

As empresas possuem fatores em comum com as orquestras tanto na parte estrutural quanto em suas atividades e podemos compara-las se levarmos em conta qualidades como: Organização, Liderança, trabalhos em equipe, qualidades individuais, dedicação, foco em garantir a satisfação do cliente alvo que, para as orquestras são os expectadores e para as empresas os consumidores. Outro fator que podemos citar é que ambas as organizações possuem setores e atividades bem definidas que mesmo com funções variadas cada membro do grupo de trabalho ou equipe de músicos possuem responsabilidades definidas.

Podemos de forma simples comparar um administrador de empresas ou empreendedor a um maestro de orquestra, pois a responsabilidade de coordenar e manter o trabalho em ordem é dado a este líder. Cada músico é visto como um colaborador em prol de uma causa maior, ou seja, a música. Na empresa vemos a mesma função sendo exercida por seus funcionários que se empenham para oferecer um serviço de qualidade que resulta na conquista de novos consumidores sem abandonar clientes antigos. O preparo de seus funcionários e colaboradores através de treinamentos, palestras, avaliações, workshops e entre muitas outras atividades que visam a capacitação profissional é vital para a satisfação dos clientes ou público alvo da instituição.

A orquestra é composta por grupos de instrumentistas divididos por tipos como: Cordas, madeira, metal, percussão e teclas. Cada tipo de instrumento possui um destaque que se encarrega da realização dos solos e liderança deste grupo, papel que podemos associar aos gerentes setoriais nas empresas. O melhor instrumentista da orquestra, geralmente o violino principal é considerado como braço direito do maestro e é conhecido “spalle”, este deve obrigatoriamente ser capaz de substituir o maestro em caso excepcional, função esta que também pode ser comparada com o cargo de gerente geral nas empresas. O esforço individual e coletivo em cada caso é reconhecido e muito apreciado, é necessário que cada integrante saiba sua função na obra e tenha noção do resultado de seus esforços, cabe a seus líderes exaltar as qualidades e a cada falha perceptível buscar uma correção mediante o monitoramento sem interromper o bom andamento dos trabalhos. Sabemos que um colaborador inteirado das atividades, seus resultados e bem recompensado irá sempre desenvolver o melhor papel possível na organização.

A orquestra somente conseguirá atingir seu objetivo com a colaboração de todos e competência de seu regente. Cada músico possui sua partitura e sabe o momento certo para acompanhar o ritmo dos outros instrumentos, mantendo o tom, afinação e conseguindo assim arrancar aplausos calorosos de sua plateia. Na empresa não é diferente, pois o sucesso só vem através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com