TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL DE MARKETING

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO INDIVIDUAL DE MARKETING

Disciplina:  Marketing

Curso: MBA GEMP

Aluno:

Turma:

Desenvolvimento

Questão 1: Considerando o conteúdo acima, quais são os maiores desafios da comunicação empresarial? E de que forma a Comunicação Empresarial contribui na gestão de um negócio? (peso 1,0)

A correta comunicação empresarial é de suma importância para organização. Ela aperfeiçoa o alinhamento da comunicação com o seu público interno e externo.

Os maiores desafios da comunicação empresarial, é evolução da tecnologia e o aumento da importância do caráter humano das empresas. Evoluiu também os canais utilizados, como a internet, que consegue atingir uma grande quantidade de pessoas em poucos segundos.

O gestor deve planejar como se dará a comunicação com seus agentes internos e externos, para ter confiabilidade no seu negócio.

Escolher os meios de envio e analisar a efetividade da recepção, para copnseguir corrigir eventuais problemas, garantindo assim a melhoria continua é mais um dos desafios da comunicação empresarial.

A comunicação empresarial contribui na melhoria da imagem da empresa perante os seus clientes internos (funcionários) para que se sinta parte importante nas tarefas da empresa e seus clientes externos (fornecedores e clientes da ponta), uma empresa bem relacionadas tem mais chance de sucesso.

Uma boa comunicação consegue atrair e fidelizar talentos, bem como consolidar uma clientela que acredita na qualidade de seus produtos e serviços.

Questão 2: Considerando o conteúdo acima, a mídia, propaganda, comunicação com o mercado, é um custo, despesa ou investimento? Por quê? (peso 1,0)

Investimneto.

As mídias, propagandas, comunicação com o mercado são de suma importância para empresa que lançam produtos novos, buscando explorar outros mercados ou para solidificar a sua marca, ser reconhecida. A propaganda tem o poder de criar um novo nicho de mercado.

Investindo nessas ferramentas a organização consegue controlar e identificar a fonte dos feedbaks positivos e negativos, podendo corrigir eventuais danos.

Questão 3: Considerando o conteúdo acima, cite as principais características do marketing moderno. (peso 1,0)

a) Conhece a linguagem corporal digital de seus clientes: deve-se entender como os consumidores interagem com o seu conteúdo, monitorar o engajamento e descobrir suas motivações e dores. descobrir o que os influencia, quem são as pessoas em que confiam, para que a comunicação alcance não só os clientes, mas também os influenciadores do mercado.

b) É social e móvel: disponibilizar o seu conteúdo em um formato mais fácil de acessar via dispositivos móveis e de compartilhamento social.

c) Tem aplicativos integrados: É necessário que os aplicativos se integrem, possibilitando a comunicação entre eles.

d) Está alinhado com o setor de vendas: o marketing deve ajudar o setor de vendas a fechar negócios, fornecer perfis mais completos e ajudar o comercial com leads com conteúdo qualitativo.

Questão 4: Considerando o conteúdo acima, quais as vantagens competitivas quando a empresa tem uma marca forte no mercado?  (peso 1,0)

Quando uma empresa possui uma marca forte, os clientes começam a comprar por habito, confiança e percepções positivas, o preço se torna um fator menos importante. Os clienyes passam a se identificar com a marca, oacasionando um aumento significativo nas vendas.

As compras deixam de ser embasadas por fatores racionais e passam pelo campo emocional, como consequência as chances de fidelização são maiores.

Questão 5: Considerando o conteúdo acima, apresente, resumidamente, as cinco regras e suas consequência do marketing moderno, segundo o McKenna.(peso 1,5)

Regra 1: A subestrutura digital muda tudo.

Os micro-chips, os softwares e a comunicação de dados são o alicerce deste Novo Mundo. A comunicação, embutida nos chips e nos aplicativos, nos dá acesso, a baixo custo, a ricas informações, convertendo voz, imagens e dados digitalmente. Essas empresas inovam ao perceber como aplicar suas ideias à nova subestrutura. Elas criam novas oportunidades. Sem a subestrutura, não teríamos a personalização em massa ou o comércio eletrônico. Dessa forma, está montado o palco.

Consequência: o acesso substitui a radiodifusão.

A consequência do surgimento da subestrutura é o aumento da comunicação interativa. Isso leva à desmassificação dos mercados, à fragmentação do público e ao aumento da individualidade, ameaçando os negócios construídos segundo as premissas do mercado de massa. No lugar do investimento em produtos e marcas para o mercado de massa, essas mudanças propiciam o investimento na confiança e na identidade de grupos de afinidade servidos pelos distribuidores.

Regra 2: A fidelidade à marca desaparece

A revolução da informação digital melhorou a produtividade, mas teve pouco a ver com o fomento da fidelidade do cliente. A tecnologia diminuiu a barreira ao surgimento de dezenas de milhares de novas empresas, ao permitir a criação de produtos e serviços para segmentos mais estreitos do mercado. Praticamente nenhum produto está imune à inovação, segmentação e fragmentação do mercado.

Consequência 1: a escolha tem um valor maior do que a marca.

Oferecem-se “dois por um”, criou um mercado de consumidores infiéis.

Consequência 2: o preço tem um valor maior do que a marca.

Os consumidores entram na Internet para verificar a disponibilidade e comparar os preços de livros a carros. O preço, como a qualidade, agora significa “o melhor valor possível”. Com o acesso, entretanto, os consumidores mudarão constantemente a definição de valor.

Consequência 3: espera-se a novidade.

A maioria dos negócios de alta tecnologia mostra que mais da metade de sua receita em qualquer ano advém de produtos com menos de dois anos de lançamento. Estamos testemunhando uma mudança não apenas nas estruturas de valor tangíveis, mas também na relação do valor percebido por produtores e consumidores. Talvez a fidelidade do cliente tenha-se tornado um conceito do passado.

Regra 3: Redefine-se o conceito de imagem

Marketing é o criador de imagens. A imagem é um elemento importante na difusão dos aspectos intangíveis da marca.

Consequência: a presença substitui a consciência da marca.

Os consumidores formarão sua percepção com base na interação pessoal, na resposta do sistema e, mais importante ainda, na presença de uma interface acessível e inteligente. Como os consumidores sempre exigirão novidades, as experiências devem ser constantemente renovadas e acessíveis a qualquer momento, em qualquer lugar. A presença assume o lugar da consciência da marca obtida pela radiodifusão.

Regra 4: O cliente torna-se seu próprio “marketeiro”

A tecnologia faz o serviço e consegue-se – ou não – a satisfação do cliente no momento e no local do uso. Todo o trabalho de marketing é feito na própria transação. Os relacionamentos neste Novo Mundo são virtuais. A subestrutura está sempre presente. Os consumidores podem substituir sua atualização por meio de marcas pela atualização por meio de grupos de afinidade e valores compartilhados.

Consequência: é cada vez mais importante entender as atitudes do consumidor.

A maneira de os consumidores usarem os sites da Internet e se identificarem culturalmente tornam-se cada vez mais importante como fator-chave para enviar mensagens de marketing convincentes.

Regra 5: O marketing será centrado na tecnologia da informação

As empresas precisam planejar e implantar sistemas corporativos que permitam ao marketing integrar-se aos sistemas de informação. O marketing deve mudar seu foco na imagem e na consciência para o foco na tecnologia da informação. O futuro da publicidade na Internet está longe de ser uma forma de marketing confiável e institucionalizada.

Consequência: o novo marketing irá captar conhecimento continuamente

No novo mercado eletrônico, o marketing vai transformar-se em um processo de aprendizado contínuo por meio do qual a empresa ganha conhecimento ao interagir com os clientes e o mercado, e dessa maneira consegue adaptar-se e competir à altura.

Questão 6: Considerando o conteúdo acima, quais os benefícios da empresa em investir em marketing de relacionamento? E de que forma podemos implantar o marketing de relacionamento nas empresas, com a relação a sua estrutura e processo? (peso 1,5)

Além de fidelizar o clientes diminuindo custos em sua organização, ele também ajuda a trazer mais clientes para o seu negócio. Através de um ralcionamento próximo com seus clientes a empresa consegue colher feedbacks sobre seus produtos e serviços, permitindo sua melhoria continua.

Outro beneficio é a estratégia, seus clientes tornan-se defensores da marca trazendo clientes através do marketing boca a boca.

Para implantar o Marketing de relacionamento na empresa alguns pontos devem ser considerados:

a) Ajuste a cultura da empresa

Todos os colaboradores de sua organização devem estar cientes de que são responsáveis pelo sucesso dos clientes, independente de sua função dentro da organização.

Garantir um bom atendimento mesmo após a compra é o primeiro passo para a construção de um bom relacionamento.

b) Identifique os clientes mais importantes

Banco de dados atualizado com as informações de seus clientes mais importantes e que não podem deixar de participar do seu programa de relacionamento.

Com os dados atualizados você poderá verificar quais são os clientes com maior faturamento e quais fazem compras frequentes de sua empresa.

Usando as informações destes clientes você poderá:

  • Fazer contato com os clientes informando sobre promoções de produtos que ele possa ter interesse, levando em consideração suas compras anteriores;
  • Entrar em contato com os clientes apenas para parabenizar em datas especiais de sua vida, como a data de aniversário ou mesmo aniversário da primeira compra;
  • Fazer pesquisas com estes clientes, buscando avaliar a percepção de qualidade relacionada aos produtos e serviços fornecidos por sua empresa;
  • Oferecer brindes e vantagens que façam os clientes continuar comprando de sua empresa.

c) Defina os benefícios para os clientes mais engajados

Use as informações que você colheu no passo anterior e entenda os motivos que fazem os clientes comprar de você. Criar oportunidades e motivos para que os clientes continuem comprando de você.

d) Crie um sistema de pontuação

Definir regras claras de pontuação que determine o que deve ser feito por seus clientes para receber os benefícios.

Estas regras irão garantir que o cliente realmente ofereça algum retorno para sua empresa antes de ser bonificado.

e) Invista em Marketing de Defensores

O objetivo do Marketing de Relacionamento é fidelizar e tornar seus clientes Defensores da Marca.

Já o Marketing de Defensores, tem como objetivo identificar quem são seus clientes mais satisfeitos, engaja-los com a marca e estimular que façam ações em benefício da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (344.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com