TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarbalho de administraçao

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  4.795 Palavras (20 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Uma Breve Perspectiva sobre a Responsabilidade Socioambiental, Empresas e a Sociedade.

Autores:

Amanda Gonçalves

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná

Alexandro Aparecido Gonçalves

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná Telefone para contato

Fabricio Junior da Silva

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná

Keverson Hudner Horinouti

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná

Michelle Stanischesck

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná

Leidiane

Acadêmico do Curso de Administração – 6º Semestre

Unopar – Universidade Norte do Paraná

RESUMO

O presente artigo trata de um assunto cada vez mais importante e necessário na sociedade atual a Responsabilidade Socioambiental. Abordar-se-á o que levou a criação deste conceito e como ele ganhou notoriedade e foi difundido a nível global.  Ainda tratar-se-á dos aspectos relacionados ao consumo sustentável, com este é necessário e a população deve estar consciente de sua importância, também será tratado sobre o conceito de logística reversa, este novo modelo que tem ajudado no controle e reaproveitamento dos resíduos sólidos. E por fim comentar-se-á sobre o conceito de marketing social e como ele pode ajudar as empresas.

Palavras-chave: Responsabilidade Socioambiental. Marketing Social. Consumo Sustentável. Logística Reversa.

  1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento econômico e populacional que ocorreu de forma exponencial e ainda, com o uso de novas tecnologias, algumas perigosas como as usinas nucleares e plataformas marítimas para extração de petróleo, muito se agrediu ao meio ambiente e aos ecossistemas gerando grandes impactos negativos e em alguns casos até mesmo irreversíveis, como por exemplo, o que ocorreu na cidade de Chernobil, no norte da Ucrânia, em 1986, que ficou conhecido como o maior acidente nuclear da história até hoje. Além disso nas últimas décadas houve muitos outros incidentes de grandes proporções como vazamento de óleo, desmatamentos, buraco na camada de ozônio causado pela emissão em massa de CFC´s e a caça predatória de animais silvestres. Todos esses eventos são constantemente abordados em jornais, revistas e noticiários na televisão.

Diante desses acontecimentos muitos grupos de ambientalistas iniciaram campanhas e protestos para conscientizar empresas e a sociedade que era preciso fazer algo. Então nasceram os termos: Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Alguns autores tratam o tema como Responsabilidade Socioambiental, é o termo que será usado neste trabalho.

A Responsabilidade Socioambiental abrange questões ambientais e sociais, e é um termo muito utilizado atualmente e vem ganhando força cada vez maior, devido a enorme preocupação por parte de governantes e da sociedade em geral com relação ao futuro do meio ambiente do nosso planeta e ao bem estar de locais carentes e subdesenvolvidos. Por isso muitas empresas adotaram e vem adotando práticas sociais e ambientais para contribuir com a preservação do meio ambiente e também com o objetivo de melhorar sua imagem perante seus consumidores e parceiros.

Deve-se ressaltar que esta não é apenas uma obrigação das organizações, mas o poder executivo deve fazer a sua parte através de campanhas para mobilização e inclusive se for cabível, aplicar multas pra empresas ou pessoas que praticarem algum ato de agressão ao meio ambiente. A população por sua vez, também deve fazer sua parte, colaborando com a limpeza de ruas, evitando desperdício de alimentos, cuidando da água potável e economizando energia elétrica e preservando a natureza.

Com base neste cenário o objetivo geral do presente artigo é apresentar os principais aspectos e conceitos referentes a responsabilidade socioambiental.

O objetivo específico deste artigo é discutir os principais impactos decorrentes do desordenado dos recursos naturais pelas organizações e sociedades.

É válido ressaltar que o planeta pede mudanças urgentes no comportamento dos seres humanos, na forma como agem e como usam os recursos naturais, a Terra possui recursos limitados que precisam de tempo para se renovarem e se recuperarem dos danos, do uso e consumo excessivo e acelerado que vem ocorrendo em nossa geração. Caso não exista tal mudança de comportamento os recursos naturais disponíveis, então, corre-se um grande risco de desaparecerem a com isso a humanidade ficará comprometida.

  1. METODOLOGIA

Neste tópico será tratada a questão metodológica do trabalho, ou seja, a forma como ele será desenvolvido, o método que será usado para fazê-lo e o tipo de pesquisa que se usada. Há vários tipos de pesquisas que podem ser aplicadas no desenvolvimento de um trabalho, sendo que as principais serão tratadas neste tópico.

Segundo Mascarenhas (2012), a metodologia serve para explicar tudo que foi feito durante um estudo. O objetivo é descrever o método, os participantes, o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados (como entrevistas e questionários), entre outras coisas.

Ainda para ficar mais claro e alcançar um melhor entendimento sobre o conceito de metodologia é preciso entender a etimologia da palavra da qual ela se deriva, método. Assim como muitas palavras usadas em nosso idioma ela também é de origem estrangeira, neste caso ela vem do grego, onde é encontrada como: methodos, em tradução literal significa caminho. Para Mascarenhas (2012), método também é o conjunto de técnicas que são usadas na realização de um estudo para alcançar uma resposta, ou seja, é o caminho ou meio que se percorre ou executa para se obter uma conclusão científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (398.5 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com