TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarbalho gestao do conhecimento

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.088 Palavras (37 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

GESTÃO DO CONHECIMENTO

BELO HORIZONTE-MG

2011

1ª TURMA CURSO GESTÃO TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

NOME

RA

ALEXANDRE MAGNO COSTA SANTO                              

2001792194

AMANDA NUNES DA SILVA                                                

2029892933

LILIANE CARLA FERNANDES        

2044115927

MARIA JOSÉ VIEIRA FIDELIS DE MOURA                        

2034951412

        

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho de Conclusão da Disciplina apresentada ao Curso de Gestão Tecnologia de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera - FABRAI, como requisito parcial para fechamento de notas do 2º Bimestre do 4º Semestre.

ORIENTADOR: Prof.ª  Waldete  A. Silva

BELO HORIZONTE-MG

2011

Sumário

Etapa nº1 Confirmação da conceituação teórica        

Etapa nº 2 - Aplicação da Gestão do Conhecimento na organização        

Etapa nº1 Confirmação da conceituação teórica

Leia, para familiarizarem-se com o conceito do conhecimento e da sua criação, os capítulos 1, 2 e 3 do PLT da disciplina. (Livro: TAKEUCHI E NONAKA. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. PLT 245).

Anote os conceitos encontrados sobre conhecimento e sobre a espiral do conhecimento. Resuma as principais ideias e esteja preparado para discutir com outros colegas da equipe.

Conceitos: As distinções entre conhecimento tácito e explicito sugerem quatro padrões básicos para criação do conhecimento.

1) De tácito para tácito: As vezes, uma pessoa compartilha o conhecimento tácito diretamente com outro.

2) De explicito para explicito: O individuo também pode combinar partes distintas do conhecimento explicito em um novo todo.

3) De tácito para explicito: Quando Ikuko Tanaka é capaz de articular os funcionários de seu conhecimento tácito sobre fazer pão, ela o converte em conhecimento, explicito, permitindo o compartilhamento com sua equipe de desenvolvimento de projetos.

4) De explicito para tácito: conforme o novo conhecimento explicito e compartilhado pela organização, outros empregados começam a internaliza-lo usando para ampliar e estender seu próprio conhecimento tácito.

Espiral do conhecimento: A espiral do conhecimento e amplificada conforme passa pelos níveis. Cada passo do processo SECI envolve uma combinação diferente.

1) Socialização: pessoa para pessoa

2) Externalização:  pessoa para o grupo

3) Combinação: de grupo para a empresa

4) Internalização: de empresa para a pessoa.

Em primeiro lugar a socialização compartilha as experiências dos modelos mentais dos membros. Em segundo lugar a externalização desencadeia o “dialogo ou reflexão coletiva”, ajudando os membros da equipe a articular o conhecimento tácito oculto. Em terceiro lugar o modo de combinação gera a rede do conhecimento recém criado e do conhecimento existente em um novo produto, serviço ou sistema administrativo. E por fim o aprendendo fazer desencadeia a internalização.

Em 1985, o departamento de desenvolvimento de produtos na Matsushita Eletric Company, trabalhava no desenvolvimento de uma máquina de fazer pão. Mas estavam passando por problemas, pois a máquina não conseguia fazer um pão totalmente assado.

Até que o responsável do software, Ikuko Tanaka se propôs a treinar  com chefe dos padeiros em um hotel que tinha a reputação de fazer o melhor pão. Depois de estudar as técnicas e varias tentativas em um ano foi criado um método exclusivo da Matsushita de “Torcer a massa”, obtendo um recorde de venda para um novo equipamento de cozinha.

A busca do conhecimento de Ikuko Tanaka mostra dois tipos de conhecimento:

- Conhecimento explicito: que seria as explicações do produto para uma máquina de fazer pão.

- Conhecimento tácito: Aquele que não pode ser expresso tão facilmente, os conhecimentos possuídos pelo chefe dos padeiros na Osaka Institucional Hotel.

HONDA CITY: O conhecimento tácito em conhecimento explicita significa encontrar uma forma de expressar o inexpressável. Infelizmente um do instrumento mais poderosos da administração é a linguagem figurativa e de simbolismo.

E 1978, a alta administração da Honda lança o slogan “Vamos Apostar”.

O Líder do projeto Hiro Watanabe propôs outro slogan para expressar a sua ideia: “Teoria da evolução do automóvel”, a frase descrevia um ideal.

A tendência evolutiva que a equipe articulou foi traduzida na imagem de uma esfera – um carro simultaneamente “curto” e “alto”. (PLT – 245 Gestão do Conhecimento pag. 46).

Tudo isso fez surgir o conceito de produto chamado de “Menino Alto”.

A história da Honda city sugeriu como as empresas japonesas usam a linguagem figurativa em todos os níveis empresariais, em todas as fases do processo de desenvolvimento do produto.

SHARP: Em 1973, a Sharp inventou a primeira calculadora eletrônica de baixo poder combinando duas tecnologias – o visor de LCD e os semicondutores complementares de óxido metálicos CMOSs.

Outras empresas Japonesas com conceitos similares ao guarda-chuva. Na NEC, a alta administração desenvolveu a metáfora “CeC”( “computadores e comunicações)” .Na Kao, o conceito de guarda-chuva é “ciências ativa de superfície”.

MAZDA – Em 1974, a equipe de desenvolvimento de produto estava sendo pressionado para desistir do projeto, devido o motor rotativo ser um “bebedor de gasolina” segundo as criticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.3 Kb)   pdf (375.1 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com