TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Recursos Humanos e Finanças

Por:   •  21/8/2019  •  Artigo  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

 A GESTÃO DE CUSTOS PARA CONTROLE DAS FINANÇAS DA EMPRESA

CLAUDIA ALVES CAETANO HENRIQUE

Caratinga-MG

2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

A GESTÃO DE CUSTOS PARA CONTROLE DAS FINANÇAS DA EMPRESA

CLAUDIA ALVES CAETANO HENRIQUE

Artigo científico apresentado a Unidade como requisito parcial para obtenção do título em especialista em Gestão de Recursos Humanos e Finanças

Caratinga-MG

2018


A GESTÃO DE CUSTOS PARA CONTROLE DAS FINANÇAS DA EMPRESA

 

 CLAUDIA ALVES CAETANO HENRIQUE[1]

RESUMO

O objetivo da pesquisa se pauta em analisar a aplicabilidade e a eficácia Da Gestão de Custos dentro do ambiente empresarial sobretudo no mercado altamente competitivo em que estamos vivenciando, os tipos de custeio em muito auxiliam o administrador no momento de gerir custos. Desse modo, não é possível pensar em finanças equilibradas no ambiente empresarial se não houver, de igual maneira a correta gestão dos custos nela envolvidos, para que se tenha a correta noção da lucratividade e equilíbrio financeiro.

Palavras-chave: Finanças, gestão de custo,  equilíbrio financeiro.

INTRODUÇÃO

Assim como as empresas visam lucros, os consumidores buscam produtos e serviços de qualidade, exigindo preço justo, já que o mercado está cada dia mais competitivo e oferece opções para os mesmos.

Segundo Fagundes; Santana; Bach; Marostica (2013), para se manter no mercado torna-se necessário por parte das empresas o investimento em novas tecnologias, buscando qualidade nos produtos e serviços prestados, pois o mercado econômico se torna a cada dia mais competitivo e exigente, os clientes buscam produtos e serviços de qualidade com preço acessível.

Visando atingir este objetivo a criação de novas técnicas de trabalho e redução nos custos dos produtos ou serviços oferecidos se torna indispensável.

Diante deste cenário se torna necessário por parte das empresas um controle de custos eficiente, sendo o método de custeio ABC uma ferramenta que poderá possibilitar um controle melhor dos custos, contribuindo assim para uma melhor rentabilidade.

A pesquisa possui como objetivo especifico; identificar e analisar os custos dos serviços prestados, utilizando o método de custeio baseado em atividades (ABC); analisar o desempenho empresarial mediante sua utilização; e verificar o reflexo de sua utilização na obtenção de resultados.

DESENVOLVIMENTO

Conforme assevera CrepaldI (2010, p.322), a citação abaixo como marco teórico dessa pesquisa, pois ele explica que:O sistema de custos denominado ABC propicia uma avaliação mais precisa dos custos das atividades e dos processos, favorecendo a sua redução por meio de aprimoramentos contínuos e descontínuos, preenchendo, assim o vazio representado pela distorção dos rateios volumétricos pregados pela gestão de custos.

De acordo com Ferreira (2007). O surgimento da gestão de custos teve início, mais propriamente com a Revolução Industrial, no final do século XVIII, onde passou a ser necessário avaliar os custos e transformação da matéria prima em produto final, visando o fator financeiro. Com o intuito de buscar o aperfeiçoamento de tal processo, a contabilidade passa a ter uma nova forma, ou seja, começa a utilizar a técnica de custo com taxas de rateio.

 Para Martins (2001). O surgimento das indústrias modificou a rotina dos contadores, pois surge à necessidade de apuração de uma série de fatores relacionados à produção utilizados nas indústrias. Diante do cenário vivido pelos contadores, foram surgindo às necessidades de adaptações, como a formação de critérios que iriam contribuir para a avaliação de estoque, visto que se tratava de segmento industrial.

Para Bornia (2010), Inicialmente a gestão de custos tinha como objetivo calcular os custos dos produtos fabricados, visando à avaliação dos estoques, porém, ao longo do tempo pode-se perceber que as informações fornecidas pela contabilidade de custos seria uma ferramenta de extrema importância no auxílio a gestão, pois a mesma permite um melhor controle, em relação aos produtos, como: planejamento; definição de preço, etc., além de contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva.

Segundo Martins; Rocha (2010). Com o passar do tempo de acordo com as necessidades e realidades vividas, surge os métodos de custeios, onde se compõe o valor de custo de um evento, produto, atributo, atividade etc. Tudo conforme a utilidade e necessidade vivida pelos gestores.

Segundo Cogan (2005), o custeio tradicional passa por dois estágios, seguindo um modelo de acumulação, onde, primeiramente os custos são acumulados por função ou departamento, para posteriormente serem rateados pelos produtos através do volume ou quantidade de medição.

De acordo com Faria e Gomes (2011) a participação dos gestores da organização na implantação do sistema de custeio se torna relevante para o resultado do mesmo, porém para Struett et al. (2007) há uma resistência por parte dos gestores em fornecer informações pertinentes, como o fluxo de caixa, haja vista, são de extrema importância para sua implantação.

Para Stefano et al. (2010) há uma certa dificuldade de inserção e continuidade do sistema de custeio, haja vista que, o tempo dispêndio para a construção e execução do mesmo se torna muito grande, já que as informações armazenadas e exigidas pela implantação do mesmo, podem ser muito dispendiosas.

De acordo com Yereli, (2009) os efeitos gerados pelos sistemas de custeio se tornam satisfatórios, pois proporcionam inúmeros benefícios para a organização, sendo eles base e suporte na tática das tomadas de decisões gerenciais e para Baykasoglu; Kaplanoglu, (2008) se os resultados gerados pela implantação do sistema de custeio forem bem aproveitados pelas organizações, irá contribuir para o autoconhecimento da própria organização, possibilitando um estudo primoroso do sistema refletindo assim, na capacidade e evolução no gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com