TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Acabarão Com os Empregos

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Interpretação dos quatro textos

Com as tecnologias chegando com tudo, os empregos passarão por uma revolução, mas não vão se acabar, e sim passar por uma mudança de adaptação. As tecnologias vieram para facilitar muitas coisas, e aumentar em muito o alcance das empresas. Porém as empresas não podem pensar investir apenas nas tecnologias, e esquecerem de que quem faz essas tecnologias funcionar são as pessoas, ou seja, é importantíssimo que se invista em conhecimento e esse conhecimento seja compartilhado entre as pessoas, para que possam utilizar as tecnologias em prol das empresas. Como escreve Wellington Arruda, no texto 1: A transição, é claro, pode não ser fácil durante o processo preparatório. E isso inclui tanto as pessoas que compõem a força de trabalho quanto as empresas. “Acredito que as empresas precisarão se adaptar e investir não só em estrutura e ferramentas, mas também no desenvolvimento dos seus colaboradores” completa. Arruda, chega a citar ainda algumas profissões que devem ganhar destaque no futuro, dentre elas, cito: Detetive de dados, facilitador de TI, Gerente de equipe humanos-máquinas, Gestor de E-learning, como as principais. Se repararmos, todas elas necessitaram de altíssimo conhecimento em tecnologia.

Outra tendência que deve acontecer no futuro é o fim das 8 horas diárias de jornada de trabalho. Modo em que o trabalhador passa a maior parte do seu dia na empresa, chegando extremamente cansado, e não podendo aproveitar a sua família, nem investir um tempo pra si mesmo, logo, ficando desmotivado com o trabalho. Essa mudança já está acontecendo, o número de pessoas trabalhando em casa, o famoso homework, está em grande ascensão, e tende a crescer cada vez mais, pois com a tecnologia de hoje, a facilidade para se comunicar é gigantesca. Esse tema é abordado pela Jaqueline Weigel, no Texto 2. Jaqueline também comenta um dos grandes problemas da população. “As crianças de hoje já nascem equipadas para a nova era. A grande crise não está na economia e sim no despreparo da maioria da população trabalhadora que ainda busca formatos que comprovadamente deixarão de existir.” Para que não sejam afetadas pela era da tecnologia, importante que já fiquem de olho no que está mudando na sua área e tem ir se adequando a isso, pois senão ficaram se dedicando em um emprego do passado e quebrarão a cara.

Isso faz parte de um processo, que já deve começar através da educação. O ensino também sofrera alterações, o professor não será o único a ter conhecimento, a saber todas as respostas, a ficar na frente e só ele falar. As informações estão espalhada em escala exponencial pela internet, com fácil acesso por todos. Um grupo de pessoas podem passar mais conhecimento, do que apenas uma. Mas sendo assim, o papel de professor será sem importância? É claro que não, apenas terão um papel diferente, em vez de passarem as informações, ele ensinaram a compreender, a interpretar e às transformar em conhecimento. Como afirma Cibele Schuelter, no texto 4. “O jovem do futuro precisa aprender a apreender. É fato que cada vez mais o conhecimento será mutável. Logo, cada vez menos o objetivo da educação será ensinar conhecimento, mas sim desenvolver a capacidade de ordenar, filtrar, minerar e ressignificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com