TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia como Ferramenta de Gestão de Empresas Varejistas

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

O principal objetivo  deste trabalho é fazer com que aluno, aumente seu conhecimento frente as disciplinas vista neste período, para o corrente. Com o apoio do texto referencial “INTER COMMERCE Technologies: Tecnologia como ferramenta de Gestão de empresas Varejistas”.  

Administração Estratégica de forma estruturada e sistêmica, permite o acompanhamento e adequação constante dos objetivos organizacionais à dinâmica realidade, consolidando assim, um conjunto de pressupostos, normas e ações para alavancar o processo de planejamento da situação futura desejada pela empresa. Ela administra a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a harmonização das relações pessoais. O sucesso do Planejamento Estratégico depende muito da decisão pela diretoria a favor de sua utilização e do início do processo.: Missão,visão,valores e estratégias: 
Missão: "Assegurar proteção financeira e tranqüilidade aos nossos clientes, em uma relação única de agilidade, confiança e transparência".
Visão: "Ser a empresa preferida por clientes e corretores, nos principais mercados em que atua, estando entre as mais rentáveis".
Valores
1. Buscamos sempre os melhores resultados
2. Cumprimos o que prometemos
3. Somos acessíveis e dinâmicos
4. Temos vocação para servir
5. Valorizamos os colaboradores e o trabalho em equipe
6. Somos comprometidos com a sustentabilidade 

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação. São processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. Os principais objetivos de se fazer um planejamento são: buscar maior eficiência interna, criando uma base de informações necessárias para o bom funcionamento operacional e gerencial; administração das informações do ambiente externo; planejamento dos recursos de tecnologia da informação parra suportar o Sistema de Informação envolvendo qualidade de hardware e software; utilização da informação perante os concorrentes, ainda esclarecem que o planejamento dos Sistemas de Informação deva fazer parte integrante da atividade de planejamento estratégico da empresa, diante a sua importância.

.


DESENVOLVIMENTO

A  constante  evolução  da  economia  mundial  tem  sido  a  causa  de  um  conjunto  de transformações  econômicas,  tecnológicas  e  sociais,  num  ritmo  intenso  de  mudanças,  com conseqüências  inevitáveis  para  qualquer  tipo  de  organização.  Algumas  das  características dessas transformações são bastante visíveis, como as mudanças tecnológicas, que aceleram a obsolescência técnica e econômica de equipamentos, processos e produtos. Tem-se, ainda, a globalização  e  o  acirramento  da  concorrência,  as  crescentes  flutuações  nos  mercados,  a diluição  das  fronteiras  e  o  aumento  das  condições  de  incerteza  e  de  risco  que  envolvem  o processo decisório.

Importância das informações para a vantagem competitiva:

Qual a importâncias das informações geradas pelo sistema de automação comercial de uma empresa varejista? As empresas, a partir da década de 80, começaram a perceber que a TI poderia desempenhar um papel mais importante na vida dessas organizações, principalmente na questão competitiva, além da manutenção e utilização de dados que antes não eram compilados dessa forma. Assim, Porter e Millar (1985) utilizam os conceitos de cadeia de valor e sistema de valor, sendo que a primeira representa um conjunto de atividades da empresa e a segunda seria uma composição de todas as cadeias de valores de cada empresa que integra o conjunto de fornecimento, desde o fornecimento de matéria-prima e insumos até a entrega do produto final ao cliente. 
A empresa começa a dar uma maior importância estratégica à TI a partir do momento que essa tende a realizar mudanças na sua cadeia de valor, visando aumentar a sua eficiência ou melhorar a funcionalidade de algum ponto da sua cadeia de suprimentos. De acordo com Porter (1989) a administração das ligações que existem entre a empresa e seus fornecedores pode ser uma fonte decisiva para se obter a vantagem competitiva que a organização almeja. Ainda, para tanto, a cadeia de valores deve ser administrada como um sistema e não como partes separadas. Dessa forma, a internet pode ser vista como uma ferramenta que vem auxiliar a troca de informações e otimizar a coordenação das atividades entre as empresas que compõem o sistema de valor. Isso acaba por ocupar um lugar de suma importância no planejamento da TI dentro dessas empresas.

Quais são as vantagens competitivas que a implantação de um sistema tecnológico pode trazer para as empresas? As empresas fazem a pesquisa de preço de diversos itens, da loja concorrente e registram esses dados no sistema que a partir deles, informa qual é o preço que o produto deve ter, para, com uma determinada margem, se igualar ou vencer o preço da concorrência. Nesse mesmo conceito, a empresa pode criar promoções relâmpagos e vender produtos em embalagens promocionais. 

Qual é a importância do controle de estoques para uma empresa varejista e atacadista? Ao tomar a decisão pela utilização de sistemas ERP as empresas esperam obter diversos benefícios. Entre eles estão a integração entre as diversas atividades da cadeia de valor, o incremento das possibilidades de controle sobre os processos da empresa, a atualização tecnológica, a redução de custos de informática e o acesso a informações de qualidade em tempo real para a tomada de decisões sobre toda a cadeia produtiva. Por outro lado, também há problemas a considerar, tais como dependência do fornecedor, tempo de aprendizagem, resistência a mudanças, custos e prazos de implementação, entre outros (Souza e Zwicker,2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com