TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administracao

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Administração e seus fundamentos

A palavra “Administração” tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro).

 Segundo as pesquisas realizadas pelo grupo, podemos afirmar que na idade média, tudo que era necessário para a sobrevivência do ser humano era fabricado por ele mesmo, e trocado por outros artigos de necessidade. E foi exatamente nessa troca que surgiram as cruzadas que deram novo rumo ao comércio. Naquela época, os europeus que viajavam por terra e mar precisavam cada vez mais de vários produtos, e os mercadores os acompanhavam para suprir as necessidades que surgissem, e com esse crescimento, o uso do dinheiro substituía a troca.

Com esse processo, o dinheiro começou a ser utilizado em grande parte dos negócios e investimentos dos comerciantes, foi então que surgiram os empréstimos, mas o mesmo, assim como é atualmente, era cobrado com juros, coisa que naquela época, era considerado pecado da usura, segundo a igreja que condenava os que o faziam. Mas mesmo condenando as pessoas que usavam este método, igreja também recorria aos empréstimos, e aos poucos foi se moldando a doutrina e acrescentando algumas cláusulas, o que acabou deixando de ser pecado por algumas observações nas leis.

Com o crescimento da sociedade e do comércio, as pessoas precisavam de alimentos para sustento de todos, foi aí que os camponeses começaram a ser pagos pelos seus serviços. Com tais mudanças, eles começaram a ter liberdade de vender e movimentar suas terras, determinando assim o fim do mundo feudal.

Antigamente as necessidades eram supridas com o fruto do trabalho dos próprios camponeses, ou seja, se precisavam de móveis eles mesmos fabricavam, pois não existiam lojas para comprar estes artigos de necessidade. Mas com a evolução, com o uso do dinheiro e sem muitos investimentos, os artesãos tiveram a oportunidade de abrir lojas, para assim darem início ao crescimento nos negócios.

No início das vendas o preço das mercadorias era um preço justo, pois o comerciante não vendia os produtos com a intenção de enriquecer, mas sim de se manter. Mas com o decorrer dos tempos, as coisas mudaram e assim como na doutrina da usura, o preço passou a ser o de mercado, que,  pela lei da oferta e da procura foi o desenvolvimento de novas fases que alteravam cada vez mais a noção do que seria um “preço justo”.

No fim da idade média, houve uma transformação revolucionária e com isso surgiram às leis e línguas nacionais, e quem começava a governar, ou seja, administrar,  era o rei monarca da nação.

O ser humano, no decorrer de toda sua história, sempre buscou inventar maneiras diferentes de aplicar seus esforços para ir em busca da melhoria contínua e de melhores resultados de suas ações. Ao perceber que teriam forças suficientes se agrupassem com outras pessoas, idéias e experiências, o ser humano passou a apostar no trabalho em conjunto. Foi exatamente aí que o ser humano inventou a organização.

Uma organização serve para trabalhar de uma forma organizada, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços. Mas, de acordo com as pesquisas realizadas, pode se ter a certeza de que uma organização é diferente da outra, ou seja, cada uma tem sua personalidade, desempenho e resultados. Elas também apresentam muita diversidade, sendo assim, bem diferentes entre si, pois elas podem ser pequenas, médias, grandes, nacionais, regionais, internacionais e mundiais.

As organizações também apresentam, ao mesmo tempo, muita complexidade, pois elas se caracterizam como sistemas abertos e orgânicos. Elas não são autônomas, nem auto-suficientes e por isso elas necessitam ser governadas, ou seja, bem administradas. Mas para isso, a organização precisa de uma equipe com pessoas altamente qualificadas para que possam juntos buscar resultados com eficiência e eficácia.

A administração envolve completamente a arte, a técnica e a ciência. Arte porque o ato de administrar constitui uma expertise que precisa de muita elegância, estilo, competência, intuição e sensibilidade. Técnica porque precisa de ferramentas concretas e conceituais. E Ciência porque se baseia em teorias, idéias e conceitos. A administração simplesmente faz acontecer, pois sem ela as organizações jamais encontrariam seu lugar no mercado, pois ela também é a obtenção de resultados. Administração e organização andam sempre juntas, isto é, uma não existe sem a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com