TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos sistemas e enfoque contingencial.

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.938 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria dos sistemas e enfoque contingencial

Contextualização

Destacam-se três variações do contexto histórico que influenciaram o surgimento do pensamento sistêmico:

  • Após o fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se visível que os países dependiam uns dos outros, eles formavam partes de um sistema global, e quando havia modificações em parte desses sistemas influenciava o todo.
  • O pensamento sistêmico é também o movimento contrario a ideia de individualidade, defende que muitos dos avanços conseguidos em um ramo de conhecimento pode ajudar, e serem aplicados no avanço de outros.
  • A obra de Von Bertalanffy, que escreveu o artigo Ludwig theory of open systems in physics and biology e mais tarde o livro Teoria geral dos sistemas, onde desenvolveu as principais ideias sobre a teoria geral dos sistemas, apresenta o modelo de sistema aberto onde há interação continua com o ambiente. Outros intelectuais apoiaram essa visão.

A teoria dos sistemas

A teoria dos sistemas aborda a abertura de visão para interno e o externo, ela fornece um meio para se conhecer as organizações. Vê basicamente a organização como um todo com varias partes interligadas, onde a atividade de uma destas partes afeta  o todo, e paralelamente, como parte de um sistema maior, que é o ambiente externo.

Segue alguns conceitos que se destacam no auge da teoria que ajudaram na evolução de tal.

Sistema aberto versus sistema fechado,

Sistema fechado consiste em falta de interação da organização com o ambiente externo.

A visão do sistema aberto é quando a organização é dependente de tudo que esta a sua volta, ou seja, interage diretamente com o seu ambiente e com os elementos de trabalho.

Os termos mais usados na teoria dos sistemas são:

  • Subsistemas: são partes de um sistema, podendo também haver um sistema que é subsistema de outro ainda maior.
  • Fronteiras: separar o sistema do contexto que o envolve.
  • Fluxos: entrada e saída de bens e serviços
  • Feedback: Conhecimento e analise para correção de erros através deles.
  • Sinergia: o todo maior que a soma das partes.
  • Holismo: consciência de que mudança em uma das partes afeta o todo.
  • Homeostase: regular o ambiente interno, mantendo uma condição estável.

Para a teoria dos sistemas a organização é composta por vários subsistemas analisados separadamente, a administração cientifica focava nos processos de trabalho enquanto as teorias de motivação e liderança lideravam com o subsistema psicossocial, o trabalho do administrador é garantir que todas as partes do sistema sejam coordenadas internamente para alcançar os objetivos da organização.

Além disso, a teoria dos sistemas ajuda a compreender o ambiente externo que convive. Os insumos devem ser analisados para facilitar o alcance do objetivo da organização, e é sobre essa base que se desenvolveu a teoria dos stakeholders,a mais importante aplicação dessa perspectiva para a administração é o enfoque da contingência.

Outro conceito da teoria dos sistemas é a ideia de ter varias formas para alcançar um objetivo, e não mais uma única e melhor forma de administrar da administração cientifica.

Enfoque contingencial

O enfoque contingencial é consolidado a partir dos principais conceitos da teoria dos sistemas e baseiam-se na ideia da organização como sistema aberto e a continua interação dela com ambiente que está inserida, discordando dos princípios universais da administração.

A frase “não existe uma única melhor maneira de administrar e organizar” é praticamente o slogan da perspectiva contingencial, ideia essa que se opõe totalmente a da administração clássica. Os administradores foram percebendo que estratégias muito eficientes para uma coisa, muitas vezes não funcionava para outras, e era tarefa do administrador analisar a situação e traçar a melhor estratégia para atingir um melhor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com