TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de identificação dos temperamentos

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 7

Teste de identificação dos temperamentos

 

Temperamento Sanguíneo

Tipo - S

1- Sangüíneo: A palavra sangüíneo vem do latim “sanguinis” que quer dizer sangue. É usada para designar o temperamento quente, vivo e animado. Ë receptivo ao ambiente, é alegre, flexível, e produz rápidas mudanças emocionais. Vai do riso ao choro e da alegria a tristeza rapidamente. Vive o presente, penetra com facilidade nos sentimentos e pensamentos dos outros, e ajusta-se em qualquer ambiente. Os seus sentidos são privilegiados: Vê, ouve, sente e percebe mais que qualquer outra pessoa, por isso tem uma grande potencialidade de viver uma vida abundante.

Anote em um papel as qualidades e defeitos que você se identifica:

Qualidades

Defeitos

Comunicativo

Medroso

Destacado

Barulhento

Entusiasta

Tímido

Afável

Volúvel    

Simpáticos

Impulsivo

Compreensivo

Inseguro

Companheiro

Indisciplinado

Crédulo

Exagerado

Total de itens anotados

Egocêntrico

Total de Qualidades            

Total de Defeitos     

Total Geral

 

Prováveis profissões: 
Empreendedores, comerciantes, atores, oradores, vendedores, músicos, cantores.

 

 

Pessoas do Tipo S
Sangüíneos - personalidade cordata
São pessoas otimistas, entusiastas, gostam de criar ambientes agradáveis de entendimento e harmonia. Têm boa expressão , convincentes, harmoniosos, práticos tantos nas idéias como nos trabalhos. Participativos, gostam do coletivo, não gostam de detalhes e serem controlados, desorganizados, importam-se com as pessoas, são otimistas, exagerados nos planos e projetos, começam muitas coisas e quase não terminam nenhuma. 

Personalidade Cordata : 
a) Atitudes interiores: “Eu ajudarei naquilo que você quiser”. “Estarei a seu dispor a qualquer hora”. “Sempre demonstrarei apreço por você. Mas ele espera figura de autoridade: Preste atenção em mim. Seja bom comigo. Interesse-se por mim. Demonstre apreço por mim. Ouça o que eu tenho a dizer. Quando eu precisar de você venha em meu socorro. Não me rejeite e nem me dê decepção”. b) Resumo: Farei o que você quiser, mas, por favor, me ame.
c) Características: Busca a satisfação da carência afetiva e a necessidade de aceitação, tende a adiar decisões e a confiar cegamente no seu racionalismo.
 

TEMPERAMENTO MELANCÓLICO

Tipo - M

2- Melancólico: A palavra melancólico é derivada do grego “melancolia”, que significa bílis negra. É usada para designar o temperamento deprimido, desconsolado e sombrio. O que predomina no melancólico são os sentimentos. Diferente do sangüíneo que tem sua atenção para fora, o melancólico olha para dentro de si mesmo, vive o passado, e pensa no futuro. É por natureza introvertido, intransigente, pessimista, desanimado, orgulhoso, crítico, de natureza passiva, nada prática, indecisa e tem dificuldade para esquecer uma ofensa.

Marque com X as qualidades e defeitos que você se identifica:

Qualidades

Defeitos

Habilidoso

Egoísta

Minucioso

Zangado

Pessimista

Teórico

Idealista

Confuso

Leal

Anti-Social

Dedicado

Crítico

Vingativo

Total de itens anotados

Inflexível

Total de Qualidades            

Total de Defeitos            

Total Geral

 

Prováveis profissões:
Tudo ligado a artes e a música, mestres, serviço público, médicos, cirurgiões, legisladores, contadores.

Pessoas do Tipo M
Melancólicos – personalidade derrotista ou defensiva São organizados, precisos, detalhistas, analistas, planejadores, gostam de qualidade, diplomatas, notam os detalhes, indecisos, não abertos às novidades e mudanças, foge controvérsias, inseguros, baixa estima, mal humorados, responsáveis, e são extremamente pessimistas notando primeiro as dificuldades.

2.1 Personalidade derrotista ou defensiva:
a) Atitudes interiores: “Ninguém liga mais para mim”. Ninguém me põe a par do que está acontecendo”. “Ninguém tem tempo para falar comigo”. Ninguém me visita mais”. O grande anseio desta pessoa é saber que é querida, que é útil aos outros. Mas também pensa: “Não adianta tentar mais” – Já fracassei tantas vezes. Sou um fracasso. Não vou conseguir nada. Vou ser sempre assim. Desisto.b) Resumo: “Ninguém me ama. Desisto.”
c) Características: O Cordato ainda se volta para a figura de autoridade, esperando aceitação ou amparo. Mas o derrotista, não. Após muitas rejeições, vão perdendo a confiança nas pessoas. Para não sofrer novas decepções, se refugiam na armadura da proteção.

TEMPERAMENTO COLÉRICO

Tipo - C

3- Colérico A palavra colérico é oriunda do grego, significa “bílis amarela”, o que segundo os antigos explicaria o temperamento ativo, quente e vivo do colérico. O colérico se caracteriza por ter vontade forte, ser muito ativo, prático, o que o leva a terminar o que começou, independente das dificuldades. Sua forma de pensar não é tão rica e versátil como a do sangüíneo e nem tão profundo como do melancólico, mas controla bem a sua mente, pensando e agindo muito rápido. Suas decisões são definitivas, não deixando ninguém decidir por ele. Gosta de ter o controle da situação e encontra com rapidez a saída para os problemas. Perseverante e nunca desanima, ao contrário do sangüíneo que começa e para, e do melancólico que é indeciso. Geralmente tem uma natureza poética, sensível às emoções. Sempre olha tudo do ponto de vista utilitário. Por outro lado não tolera fraquezas, é duro, impetuoso, violento, auto-confiante, arrogante, dominante, astuto. Mete-se em apuros.

Marque com X as qualidades e defeitos que você se identifica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com