TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipologia de indicadores

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 7

Tipologia dos Indicadores

Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir o negócio da organização, um processo ou o trabalho.

Com já dizia Peter Druker: “Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”. Os indicadores podem ser considerados quanto a perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária, perspectiva de qualidade e perspectiva de tempo. O pressuposto é que estas três vertentes são suficientes para um olhar na Tipologia de indicadores.

Um indicador é uma ferramenta de medição ou um critério para avaliar uma organização. Está pesquisa refere-se a indicadores e destaca-se quanto à sua utilização e quanto a sua importância relativa para a empresa, para tanto foi aplicado um questionário da organização a fim de identificar os indicadores e a frequência utilizada pela empresa.

A empresa escolhida para a realização da pesquisa foi a: Bel Shop Cosméticos, do setor do comercio. A empresa é caracterizada como empresa privada, a atividade praticada é revendedora de produtos de beleza e higiene, segundo os critérios do BNDS ela enquadra-se a microempresa com um faturamento não ultrapassável à Receita bruta anual de R$ 2,4 milhões. A empresa tem como proprietário Jair Martins, foi criada  com o objetivo de ser uma distribuidora, porém a distribuidora não deu certo depois de algum tempo então com um resíduo de produtos de apenas uma marca de cosmético ao  Jair decidiu fazer um show room focando vender os último itens que restaram. Como não tinha capital para iniciar o negocio fez um empréstimo de 2.000,00 alugou um ponto com a metade e o restante comprou mais alguns produtos nas lojas de cosméticos já existentes para dar mais opção para os clientes, quando os clientes procuravam algo que não tinha em sua loja ele se dirigia as lojas de cosmético do centro de Manaus e comprava o produto para atender ao cliente e assim a empresa foi crescendo.

Primeiramente buscou traçar um perfil da organização nos últimos 03 anos, onde foi identificado que em dezembro de 2012 a empresa contava com 20 colaboradores, em dezembro de 2013 reduziu para 12, em 2014 para 10 e atualmente conta com 5 colaboradores, tal redução se deu pelo fato na redução de vendas e fechamento de lojas.

Gráfico I: Quantidade de funcionários 2012/2013/2014

[pic 1]

Outro questionamento feito ao proprietário refere-se à participação de eventos e treinamentos na área, identificou-se que nos últimos três anos o mesmo participou de praticamente uma atualização por ano, o que de repente pode ser um indicador na redução de suas vendas, tendo em vista que a área de cosméticos está em constante mudança e precisa que o gestor acompanhe essa evolução, seja por meio de treinamentos, participação em feiras, entre outros.

Buscamos também identificar quais os indicadores que a empresa utiliza como instrumento de medida de desempenho sendo utilizado para mensurar e analisar os resultados obtidos em determinados períodos. No quadro abaixo estão citados apenas os indicadores utilizados pelo gestor e o tempo que o mesmo acompanha cada indicador.

Indicadores

Diário

Mensal

Crescimento de vendas

 

X

Lucro sobre as vendas

 

X

Lucro por produto

 

X

Fluxo de caixa

 

X

Prazo médio de pagamento de compras

X

 

Nível de endividamento

 

X

Índice de falta de produtos

 

X

Quantidade de pedidos entregues no prazo prometido

 

X

Frequência de empregados no trabalho

X

 

Tabela 01- Indicadores utilizados pelo gestor

Principais equipamentos, produtos, processos, e composição da força de trabalho.

          Os principais equipamentos utilizados são computadores, impressoras, máquinas de cartões de créditos, leitores de códigos de barras e telefones fixos e móveis.

Os produtos principais são produtos de beleza e higiene pessoal, onde o alvo são os clientes individuais, clientes externos, clientes internos, e clientes finais e clientes intermediários.

Como processos a empresa tem a negociação para compras de mercadorias, conferência, entrada de mercadorias no setor de distribuição, cadastro e precificação de produtos no sistema, transferência de produtos para loja, entradas de produtos já no sistema da loja, precificação de produtos exposição em gôndolas e principalmente atendimento ao cliente.

Principais mercados, no ramo de atuação e principais seguimentos desse mercado onde se encontra o cliente alvo.

O mercado consumidor e na maioria composto por mulheres de todas as idades e classe social, pois a empresa oferece produtos que abrangem varias faixas etárias. No ramo de cosméticos tendo como principal segmentação produtos de beleza e higiene pessoal a maiorias dos clientes são individuais e intermediários. Os clientes individuais na maioria são moradores do bairro Parque dez e bairros circunvizinhos e profissionais de beleza da mesma área. Os clientes intermediários a empresa tem os salões de beleza.

Somente para identificar com mais clareza os clientes que são atendidos pela empresa, podemos citar o cliente final que procura atender suas necessidades para higiene pessoal no seu do dia-a-dia, como também os profissionais do ramo de beleza, (maquiadores, cabeleireiros, esteticista, etc.).

Os produtos são destinados também para salão de beleza, lojas varejistas nos bairros e shopping da cidade.

 

Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um deles.

Os principais concorrentes da Bel shop cosméticos são as lojas do mesmos seguimento podemos citar dentre elas as principais; Comepi, Shopping dos Cosméticos, Casa do cabeleireiro, Drug Store. A concorrência obriga os lojistas a procurarem se aperfeiçoar em todos os aspectos, mais principalmente no treinamento de suas equipes de atendimento aos clientes, que estão cada vez mais exigentes, também faz com que os compradores internos se esforcem por uma negociação melhor com seus fornecedores para que tenham preços acessíveis e produtos de qualidade de acordo com a exigência dos clientes. A Comepi por ser a maior loja de cosméticos de Manaus tem maiores condições de negociação com os fornecedores em termos de preços e prazos porque compra em grandes quantidades o que lhe da condições para ter preços mais baixos e gera a inevitável comparação de preços. O demais concorrentes apesar de não ser tão grandes levam vantagem por se localizarem no centro da cidade e já terem alguma tradição no mercado, enquanto a Belshop cosméticos além de ser mais nova no mercado fica localizada em bairros residenciais, o que não impede seu crescimento e desenvolvimento, mais leva desvantagens quanto a tradição das demais lojas do ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com