TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos especiais

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

1)Análise de cenário

1. Identifique os recursos da empresa  - Recursos: tangíveis (equipamentos, instalações, recursos financeiros e intangíveis tecnologia, marcas)

Fabricação Própria, estratégias comerciais, conhecimento técnico

2. Identifique as competências da empresa  - Competências distintivas

material com plástico, uma solução mais tecnológica, rápida, barata e eficiente. Comparando-se a porcelana já existente no mercado

3. Descubra quais são as competências básicas essenciais e centrais - Competências essenciais, compentências centrais, criadoras e valor, raras e inimitáveis

Produto seguro, facilitador, de qualidade, produzido no Brasil

4. Localize uma oportunidade no ambiente - Produtos/serviços capazes de serem produzidos com as competências da empresa

Fazer a produção fora do Brasil, com a mesma qualidade e com menor gastos com impostos

5. Selecione a estratégia que permita a empresa a explorar as suas competências - Formulação e Implementação da Estratégia

2) Analise das 5 forças de Porter (relacionar com a analise de cenário)

1. Como é a rivalidade entre os concorrentes? É preciso entender quem são seus concorrentes diretos no momento. Nem sempre empresas que vendem o mesmo produto concorrem diretamente. Apesar de trabalhar com chocolates, a Cacau Show e a Kopenhagen, por exemplo, não focam o mesmo público-alvo. Nesse contexto, é preciso entender alguns pontos: quem são os concorrentes diretos (e como ser melhor do que eles)?; como as empresas estão agrupadas (se houver grandes grupos já formados poderá haver mais força para negociar com fornecedores)?; suas marcas já estão consolidadas e são admiradas/ respeitadas (é sempre bom entender o porquê disso)?; quais são as vantagens competitivas das concorrentes(elas têm custos menores, conseguem margens maiores, estão bem localizadas, têm alto índice de fidelidade etc)?.

2. Quais são os produtos e serviços substitutos? Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é entender que se seu produto é inovador, ele não tem concorrente. Por mais inédito que ele seja, se ele resolve um problema existente, já deve haver outras formas, pelo menos em parte, de solucionar a mesma questão. Para responder esse ponto, é preciso listar outros produtos que também podem oferecer o mesmo benefício ou algo similar. Um exemplo: um brinquedo entretém e/ou educa uma criança. Que outros produtos fazem o mesmo? Livros, games, filmes e parques de diversões contribuem para a educação ou divertem as crianças. Por isso, podem ser considerados como soluções substitutas ao brinquedo.

"Na crença de que já havia conhecimento suficiente para abrir seu próprio negócio, juntou-se a um colega de trabalho que possuía o mesmo desejo e também um amplo conheci-mento na área de produtos. Em 1997, Hélio e Jorge deram origem à HJ Componentes, que atu-aria na área de ferramentas e moldes para terceiros."

os produtos substitutos não são somente a fabricação de tomadas que e o carro chefe deles, eles tambem iniciarma na produção de ferramentas e moldes para terceiros com os produtos de seguimentos diferentes.

3. Qual é o poder de barganha dos fornecedores? Se sua empresa depende de poucos fornecedores - sobretudo se o fornecimento for de algo raro e difícil de encontrar -, ficará à mercê das decisões deles sobre preços, prazos e níveis de qualidade. Os problemas podem piorar se o fornecedor decidir abastecer também (ou exclusivamente) o seu concorrente. Mais do que responder a esta questão, o empreendedor precisa refletir sobre como ter acesso a excelentes fornecedores, sem depender exclusivamente de um ou outro.

"A primeira linha de produtos apresentou ênfase na fabricação de tomadas mais mo-dernas, resistentes, com uso de plástico desenvolvido para engenharia e que facilitava tanto a vida do usuário (principalmente profissionais instaladores), como do fabricante, que podia contar com matéria-prima de menor preço e uma produção mais ágil."

Deduzindo pela citação feita no estudo de caso o poder de barguanha de seus fornecedores não era muito forte, pois ele tinha um menor preço de comprea e mais agilidade na produção, sendo assim tendo uma entrega mais rapida e eficacia de seu fornecedor, ja que a materia prima era plastico e concerteza não ficaria a mercer de um so fornecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com