TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1 semestre unopar 2015

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º SEMESTRe

DAYANNE DE SOUZA AUGUSTO

FERNANDA MACHADO DE AZEREDO

REGINA GONÇALVES DA SILVA

REGILANA DE  Souza CORDEIRO

MATEUS ANGELO SOLTE PEDROSO

TIAGO ISNARDE DA COSTA LIMA

[pic 3]

CABO FRIO-RIO DE JANEIRO

2014

DAYANNE DE SOUZA AUGUSTO

FERNANDA MACHADO DE AZEREDO

MATEUS ANGELO SOLTE PEDROSO

REGINA GONÇALVES DA SILVA

REGILANA DE SOUZA CORDEIRO

TIAGO ISNARDE DA COSTA LIMA

 

Questionando, diagnosticando e encontrando soluções para a área de recursos humanos dentro de uma empresa

Produção interdisciplinar em grupo de encerramento do 1º semestre flex e 2º semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento, clima e cultura, Metodologia científica e Psicologia organizacional e Gestão de pessoas

Professores: Elisete A. Z. de Oliveira; Marilucia Ricieri; Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva

CABO FRIO

    2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................pág. 1

2. COMPORTAMENTO..........................................pág. 2

3. CLIMA ORGANIZACIONAL..............................pág. 3

4. CULTURA...........................................................pág. 4

5. METODOLOGIA CIENTÍFICA...........................pág. 5

6. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL..................pág.  6

7. GESTÃO DE PESSOAS.....................................pág. 7

8. CONCLUSÃO.....................................................pág. 8

9. BIBLIOGRAFIA..................................................pág. 9

1. Introdução

Neste trabalho, iremos apresentar como objeto de estudo a empresa TACO. É uma grife brasileira criada há mais de vinte anos, com sua primeira sede

no Rio de Janeiro, atualmente está presente em 21 de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com mais de 125 lojas em todas as regiões do Brasil.Em 2006, a Taco abriu sua 100ª loja.

Em 2010, a Taco fechou parceria exclusiva com Warner, estampando em suas roupas cantores e bandas como Jason Mraz, Paramore, My Chemical Romance, Death Cab, etc.

Em 2006, inaugurou sua loja na Internet, onde é possível comprar as peças mais vendidas nas lojas.

Vamos diagnosticar, através de um questionário, os pontos positivos e os pontos negativos da empresa e apresentar soluções para o departamento de gestão de recursos humanos colaborando para o aprimoramento das relações com o departamento de RH e os colaboradores da TACO.

2. Comportamento

Administrar uma empresa, nos dias atuais, requer muito mais do que as funções básicas de planejar, organizar e controlar; precisam buscar a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações referentes aos trabalhos. O mundo esta mudando em alta velocidade e, com isso, o mundo dos negócios também esta sofrendo mudanças, as organizações precisam de adaptações  rapidamente , caso contrário, ficarão para trás.

As organizações são compostas de pessoas, e o comportamento delas afetam diretamente as organizações. Empresa e o homem precisam estar em constante harmonia e de comum acordo para que essa relação seja saudável e traga benefícios para ambas as partes.

Segundo Chiavenato (2010, pág.6),”[...] o comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações”. Ele retrata a contínua interação entre pessoas e organizações, sendo que ambas se influenciam continuamente.

Até o final da década de 1980, o currículo escolar tinha foco apenas em aspectos técnicos. Temas como comportamento e habilidades pessoais não tinham relevância. Porém, nos últimos tempos, sob uma nova visão, o foco tem se voltado para as questões comportamentais e os currículos escolares têm sido focados em matérias como comportamento organizacional, motivação, liderança. O desenvolvimento das habilidades traz inúmeras vantagens para a organização, entre elas, gestores mais capacitados e preparados para lidar com as pessoas, auxiliando as organizações a reter e desenvolver melhor seu quadro de pessoal.

Diante desse novo cenário, os gestores de Recursos Humanos precisam desenvolver novas técnicas e habilidades  para desenvolver nas organizações o comportamento aos aspectos comportamentais, interpessoais, psicossociais, interligados ao ambiente de trabalho. Além disso, as variáveis organizacionais, como o tipo de trabalho, avaliação de desempenho, modelos organizacionais, também devem ser levadas em consideração no estudo do comportamento organizacional. Pode-se dizer, então, que o comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender o comportamento dentro das organizações.

Esse comportamento das pessoas sofrem alterações de acordos com os estímulos internos e externos. A interna estuda a mente das pessoas para a compreensão desse comportamento, refere a sentimentos, pensamentos, necessidades e experiências vividas. Esse processo de pensar, sentir e perceber leva as pessoas a agir de determinadas maneiras. A externa estuda acontecimentos à nossa volta e nos submetem a determinados comportamentos, que influenciam o comportamento dessas pessoas dentro das organizações.

3. Clima Organizacional

Segundo Peter Druker,2007,

”Uma instituição é como uma canção, não é formada por sons individuais, mas pelas relações entre eles”

Analisando o objeto de estudo (empresa Taco) pode-se dizer que o clima organizacional é bom, favorável a todos que dela fazem parte, existe um bom relacionamento com o cliente e uma participação de toda equipe com sintonia.

Segundo gerente da empresa a produtividade encontra-se em alta, a comunicação é muito boa, tanto para as vendas como com os colegas de trabalho, os colaboradores tem apresentado melhoria no que diz respeito ao comprometimento no trabalho. Todos recebem metas que podem ser batidas com um ritmo de trabalho agradável tanto a empresa quanto para o funcionário , assim diminui o isco dos funcionários  serem desmotivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com