TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 3 semestre RH

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.689 Palavras (19 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        ..............................................................................................04

      2   DESENVOLVIMENTO.....................................................................................05

      2.1Recrutamento Interno ................................................................................05,06

  1. Recrutamento Externo ....................................................................................06
  2. Recrutamento Online..................................................................................07,08
  3. Contrato de Trabalho .................................................................................08,09
  4. Adicional de Periculosidade ............................................................................09
  5. Insalubridade .............................................................................................10,11
  6. Auditoria .....................................................................................................11,12
  7. Consultoria Organizacional ..............................................................13,14,15,16

    3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.        17,18

   4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        19


  1. INTRODUÇÃO[pic 14]

Para que os recursos humanos consigam se estabelecer nas organizações como uma área estratégica, conceitos e atitudes deverão ser criados pelo profissional que atua nessa área. O perfil do executivo de RH deverá estar voltado totalmente para o planejamento estratégico, e com uma visão de um todo da organização. Unir recursos humanos as outras áreas, para saber a real necessidade da empresa para depois saber planejar as ações essenciais quanto ao capital humano. Saber aonde a empresa quer chegar e traçar os objetivos a serem alcançados é o papel desse profissional de RH, pois é ele quem vai escolher o melhor caminho a ser seguido pelos colaboradores. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental que tenha um bom conhecimento do negócio da organização, do segmento onde atua, tem que ter competência para planejar estrategicamente suas ações, para que aproveite as oportunidades que possam surgir no cenário.

A função do RH é dar total apoio a este processo ao participar ampla e ativamente em todas suas etapas, contribuir na fixação dos objetivos e metas e no diagnóstico da situação atual no que diz respeito à variável “pessoas”, analisar cenários, tanto no âmbito interno como em relação ao ambiente externo, participar da criação de estratégias e assessorar as áreas internas e elaborar seus próprios planos de ações, alinhados ao planejamento estratégico da empresa com intuito de dar sustentação aos projetos de outras áreas.

Desta forma, entendemos que a melhor maneira para mantê-las alinhadas, além de estabelecer objetivos e metas, é definir as métricas e indicadores que serão utilizados para medição e avaliação dos resultados físicos e econômicos que forem sendo obtidos e cotejá-los com os resultados esperados na fase do planejamento.


  1. DESENVOLVIMENTO

É preciso descrever e analisar os cargos para se conhecer conteúdo e especificações, se puderem administrar os recursos humanos neles aplicados. Assim, quando o desenho dos cargos já está feito há muito tempo, o problema é conhecê-lo em sua totalidade. A descrição e análise de cargos são o melhor caminho para isso. Após o Rh decidir para abrir um processo seletivo, deve primeiramente fazer o anuncio da vaga ou em sites de emprego, jornal local, revistas ou televisão rádios ou afins, este anúncio dever conter informações claras sobre a vaga como horário, escolaridade, experiência mínima exigida e funções a serem desempenhadas.

O recrutamento consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos da organização (Gil 2001). Chiavenato (2003); Os Recrutamentos e como uma campanha de marketing, no lançamento de um novo produto, tem pelo menos três formas de fazer o recrutamento sendo eles, externo, interno e online.

2.1- Recrutamento Interno:

Quando Existe um cargo para o qual é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal). Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: a) Um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa; b) Verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção; c) Existência de um plano de carreira. Vantagens do recrutamento interno* É mais econômico em termos de tempo e dinheiro comparativamente com recrutamento externo.* É mais provável escolher o candidato adequado.Desvantagens do Recrutamento Interno: As desvantagens do recrutamento interno são as seguintes: Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições. Existe a necessidade de gestão das expectativas frustradas dos candidatos excluídos.

Vantagens do recrutamento interno: Mais econômico, pois evita despesas com divulgação na impressa ou honorária de empresas especializadas, Mais rápidas, pois o candidato esta dentro de sua própria empresa, Maior índice de validade e de segurança, pois o candidato já conhece a política da empresa assim já esta comprometida com o desenvolvimento da organização.

Desvantagem do recrutamento interno: Exige que o novo empregado tenha potencial de desenvolvimento para ser promovido e alguns níveis acima do cargo onde estão sendo admitidos. Pode gerar conflito de interesses, pois ao ofertar oportunidades de crescimento institui uma negativa nos empregados que não demonstram condições ou não realizam aquelas oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (279.5 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com