TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5º semestre Unopar

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        EMPRESA        4

2.2        ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS        4

2.3        IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS        7

2.4  POSSÍVEIS SOLUÇÕES.......................................................................................8

3        CONCLUSÃO        ..........................9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O orçamento de caixa constitui um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da organização, qualquer que seja o seu ramo de atividade, natureza ou porte, ao qual possibilita a diminuição de riscos de um empreendimento, pois através dele é possível traçar metas para um determinado período conduzindo a empresa aos seus objetivos.

O fluxo de caixa apresenta importante papel no planejamento financeiro das empresas, tendo em vista que quando bem feito mostra como está o andamento das finanças da entidade, possibilitando o melhor planejamento de ações futuras ou acompanhar seus resultados.


  1. DESENVOLVIMENTO

2º SLIDE

  1. Empresa

A empresa Pajeú Nordeste localiza- se na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, Petrolina- PE, tendo como base o setor alimentício e apresenta médio porte.

3º E 4º SLIDE

  1. Análise das informações coletadas

A Pajeú trabalha com orçamento de caixa que é um instrumento chave para o controle e planejamento e diminuição de riscos de um empreendimento, pois através dele é possível enxergar inúmeras variáveis como, previsão de vendas, orçamento de custos e despesas. Estabelece de forma precisa, como espera que transcorra os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

O orçamento de caixa é elaborado com premissas que dão segurança aos negócios da empresas, tendo em vista que constituem orientações básicas que são utilizadas pela organização como guia para as próximas etapas. Através delas possibilita estabelecer limites mínimos e máximos do que os gestores podem trabalhar dentro do planejamento orçamentário, em busca de melhorar os resultados e atingir os objetivos traçados pela empresa.

Os orçamentos são elaborados mensalmente, ao qual é feito projeções e depois compara-se o previsto com o realizado, tornando possível enxergar as variações como previsão de vendas, orçamento de custos e despesas, entre outros.

A Pajeú busca elaborar seus orçamentos com todas as entradas e saídas para que possa obter um resultado mais próximo da realidade, pois assim é possível tomar decisões corretas e traçar metas, e orienta as decisões gerenciais da empresa.

O orçamento é revisado mensalmente, pois para que funcione não basta apenas fazer o levantamento e agrupamento dos dados, mas é necessário o acompanhamento mensal das suas variações.

Os custos e despesas anteriormente, servem de primeira base para o orçamento, pois através dos resultados a empresa busca diminuí- los, e maximizar os lucros. O orçamento é baseado em dados históricos, ou seja, fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade. No orçamento de custos e despesas operacionais, a contabilidade é relevante, onde apresenta os valores históricos relacionados com o nível de operações e desembolsos.

5º SLIDE

A empresa acompanha diariamente o fluxo de caixa, pois assim consegue visualizar como está o andamento da loja, onde consegue visualizar as sobras e faltas no caixa, permitindo a organização planejar melhor suas ações futuras e acompanhar seu desempenho, para que possa corrigir as falhas e ter mais sucesso no mercado. O fluxo de caixa constitui um exercício dinâmico, que é constantemente revisto, atualizado e utilizado na tomada de decisões. Ao final do mês é realizado o balanço geral do fluxo de caixa para que possa analisar a situação financeira da empresa.

A estratégia de investimento tem como maior preocupação o momento e a qualidade da compra. Preocupa- se em saber qual estratégia a seguir para escolher a ação a ser adquirida e o momento de investir. Mas saber quando vender as ações de uma companhia especialmente quando se trata de uma companhia cujo histórico de rentabilidade é excelente, pode ser também muito importante. A Pajeú Nordeste utiliza a estratégia Buy and Hold.

O custo de oportunidade consiste na renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada, ou a mais alta renda gerada alguma aplicação alternativa. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário.

Ter conhecimento no mercado de créditos, de seus fatores adotados pelas instituições financeiras para conceder créditos e diminuir os riscos de inadimplência, é fundamental para o processo de aquisição de crédito. Tendo como justificativa a aquisição de créditos com a finalidade de financiamento, é um fator de suma importância para micro e pequenas empresas. Através da aquisição de crédito a empresa poderá financiar as máquinas e equipamentos, sem ter que utilizar o seu capital próprio, podendo utilizar este como capital de giro dentro da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com