TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho APS 2° Semestre

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 19

               

                                                         [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

São Paulo

2019

                                                           

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

Tatiana Aparecida P. Groba Moro

RA: C901ID-1

Trabalho sobre Projeto de vida

                                    Sob orientação do Prof.(a)Mauricio Pedro do curso de Administração,

Disciplina Top de Atuação Profissional;Turma AD8R68

 8º. semestre

São Paulo

2019

“Administrar é a arte de criar os caminhos que levam a humanidade

À excelência de suas realizações”.

(Marcelo Araújo).

Dedicamos este trabalho ao professor e orientando da disciplina de EPA, do curso de administração: José Benedito.

APRESENTAÇÃO

CARO LEITOR

Neste resumo será apresentado um pouco, sobre a administração. Aprofundando especificamente nas teorias. Nas quais estão a teoria científica, a gestão administrativa e a burocrática.

Com as suas características organizacionais, com seus respectivos focos e benefícios.

Estas teorias a seguir, sucessivamente ocorridas desde o início da administração em diante, mostrando melhoramentos e evoluções em seus níveis básicos, onde estes estão organizados.

4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------6

DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------7-21

CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------22

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------23

ANEXOS---------------------------------------------------------------------------------24

5

INTRODUÇÃO

A administração por ter um caráter interdisciplinar, porque é praticada de diversas formas desde o período pré-histórico, está presente em vários conceitos e diferentes sentidos.

É graças as técnicas antigas e descobertas implementadas por teorias, que a forma pela qual os administradores ainda utilizam, é que se obtêm resultados e recursos. Reutilizando também a forma hierárquica estrutural criada antigamente e que se perpetua em nossa sociedade.

Assim a maneira administrativa de se trabalhar, que foi desenvolvida cientificamente desde o século passado, trouxe a ética, o trabalho em equipes e grande produtividade.

Portanto, como respostas aos desafios da administração temos as escolas e teorias que serão apresentadas a seguir: na realização de tarefas a científica, na gestão administrativa a estrutura, e na burocrática, a racionalidade e a autoridade por base meio de regras.

6

                                 

ADMINISTRAÇÃO: A ABORDAGEM CLÁSSICA

     Em primeiro lugar falaremos da administração, que surgiu em meados do século XIX, por dois introdutores, o americano Frederick Winslow Taylor e o francês Henry Fayol, e após o aparecimento das organizações que são grupos estruturados de pessoas, que em conjunto procuram alcançar os seus objetivos comuns, aqueles desejos que são quase impossíveis conseguir realizarem sozinhos.

     Quatro elementos podem explicar a administração: processo, coordenação, eficiência e eficácia.  O processo, modo sistemático para atingir um objetivo comum.

     A coordenação, tanto do trabalho, quanto dos recursos organizacionais, é a garantia de que partes independentes funcionem como um todo.    

     A eficiência, capacidade de realizar tarefas de forma correta, pois quanto maior for a produtividade de uma organização, mais eficiente ela será.

     E por último a eficácia, são as escolhas certas em e conjuntas de determinados propósitos, para alcançar um único objetivo. Pois ela é decisiva para o sucesso de uma organização.

    A administração é definida como processo de coordenação do trabalho dos membros de uma organização e alocação dos recursos organizacionais para

7

Alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. Nesta os administradores, ou também conhecidos como gestores, são aquelas pessoas que têm a função de decidir e coordenar o trabalho de outros sendo de forma à alcançar os objetivos organizacionais, de guiar, mudar e decidir de forma à atingir todos os propósitos. Estão atribuídos três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

     O nível estratégico, é na hierarquia um dos mais importantes, pois é o alto do topo de uma organização, são: presidente, vice presidente, diretor, entre outros, coordenam tudo.

    No nível tático, no qual está entre o menor e o maior, se compõe por um grupo de executivos que se responsabiliza pela movimentação interna entre os níveis estratégico e operacional, estes apenas comandam ou coordenam as atividades de níveis abaixo deste e que tem o papel de traduzir tudo aquilo que é ordenado pelo topo. Geralmente está incluso neste nível: gerentes ou diretores de negócios.

      Já no nível operacional, que se encontra sob os demais em que o ponto mais baixo da hierarquia organizacional, composto por administradores de primeira linha. Estes comandam aqueles que realizam as tarefas e atividades do dia a dia. Neste nível o grupo têm atualização operacional e de curto prazo. A primeira linha citada são: supervisores, líderes de uma equipe, coordenadores de um projeto e gestores responsáveis apenas por pequenos grupos de trabalhadores ou de tarefas. Porém nem todas as pessoas que trabalham em uma organização, são administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (310.4 Kb)   docx (129.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com