TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final da Disciplina Varejo

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

Transformação do mercado de varejo perante o PIX e novas tecnologias

Amanda Caroline de Avelar Carvalho – CPF 37616247865

A Pandemia de Covid-19 trouxe impacto considerável a economia mundial, e principalmente ao setor varejista brasileiro.

O ICS, que é o índice de Consumo em Supermercados, por exemplo, acompanha o volume e o valor de transações realizadas com benefício Alimentação, além da quantidade de estabelecimentos comerciais que receberam tais pagamentos.

Com base nos dados atualizados em um estudo feito pela empresa Alelo, com transações diárias realizadas em agosto de 2020, é possível evidenciar que o consumo em varejistas encerrou o período com aumento de 5,8% ou seja, aumento significativo no nicho atendido por fintechs e instituições financeiras de cunho digital.

Passamos a presenciar cada vez mais a criação de parcerias de negócio e a implantação de soluções de pagamentos dinâmicas e baratas que chegam para atender desde pequenas, até médias e grandes empresas.

Na segunda quinzena de novembro presenciamos a implantação de uma das maiores apostas do serviço de pagamentos instantâneos brasileiro, o PIX, causando uma onda forte de concorrência no mercando de fintechs e IFs, acabou-se que a pandemia vivida no ano de 2020 catalisou a demanda sobre esse tipo de produto.

O PIX deixou em evidencia o potencial que a tecnologia tem para beneficiar a população, cada vez mais veremos o espaço aberto para transações financeiras 24x7 e talvez quebre o paradigma que ainda existe em relação a moedas virtuais e o Blockchain (que nada mais é do que um livro de razão pública (ou livro contábil) que faz o registro de uma transação de moeda virtual, a mais popular delas é o Bitcoin), de forma que esse registro seja confiável e imutável.

As criptomoedas são moedas virtuais, utilizadas para a realização de pagamentos em transações comerciais. Ou seja, possuem a mesma função de comprar mercadorias e serviços que as moedas já conhecidas por nós, como o Real e o Dólar.

ICO é a abreviatura de Initial Coin Offering (Oferta inicial da moeda). É igual a um IPO. Isso significa que alguém oferece aos investidores algumas unidades de uma nova criptomoeda ou um cripto-token em troca de Bitcoin ou Ethereum, na maioria das vezes.

Os tokens são comumente confundidos com criptomoedas, porém, são diferentes, eles geralmente são criados para serem distribuídos para as pessoas com promessas de valerem algo no futuro, são ativos digitais que podem ser usados dentro do ecossistema de um determinado projeto, uma outra diferença também entre tokens e criptomoedas é que os tokens utilizam a blockchain de outra moedas, já as criptomoedas tem a sua própria blockchain.

Muitos estudiosos acreditam estes movimentos de preço tiveram um vigor fora do comum e se assemelham bastante ao caminho de valorização de bolhas financeiras que tivemos no passado, e em economia devemos sempre lembrar que o passado é lugar de referência, porém, na minha opinião a falta de conhecimento pode gerar muita especulação sob essa nova ótica em inovação, tecnologia e moedas virtuais, sou suspeita a prestar meu depoimento aqui pois admiro a imaginação e visão futurista de Satoshi (e nem mesmo sei quem ele é, será o jovem Ross William Ulbricht da Silk Road realmente parte disso?) a tecnologia do blockchain trazida pelo Bitcoin já trouxe o fundamento técnico para que novas tecnologias mais avançadas resolvam o problema de escalabilidade, talvez até com uma outra criptomoeda mais evoluída.

Enquanto isso, o “ouro digital” pode continuar existindo e sendo aceito enquanto reserva de valor e unidade de conta, e uma revolução para uma economia tokenizada pode já ter se iniciado, eu particularmente espero estar aqui para ver essa revolução ser concretizada, portanto “o medo da bolha” nada mais é do que uma teoria da conspiração de grandes mentes para tentar frear a aderência as moedas virtuais e o novo sistema financeiro que vem sendo genialmente implantado em nosso País, eu como participante ativa na implantação do PIX e SPI sinto grande orgulho da abertura de concorrência e possibilidade que estamos trazendo a nossa economia.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com