TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Indicadores de Desempenho - Facens

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.283 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA – FACENS

MBA GESTÃO DE MANUTENÇÃO e produção

fÁBIO APARECIDO GOMES MARIANO

INDICADORES DE DESEMPENHO E RACIONALIZAÇÃO

DESCARTE DE EFLUENTES

Sorocaba-SP

2019


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 2. 1 - Bases de controle segundo Miyauchi (FALCONI, 2014)        8

Figura 2. 2 - Diagrama de Ishikawa, Falconi (2014)        9

Figura 2. 3 - Cilco PDCA        10

Figura 3. 1 - Fluxograma de Processo        12

Figura 4. 1 - Fluxograma de Processo de Fabricação de Cosméticos        16

Figura 5. 1 - Situação Atual do Abastecimento        17

Figura 5. 2 - Situação Atual do Tratamento        18

Figura 5. 3 - Consumo de Água Mensal        19

Figura 5. 4 - Perda Mensal de Granel por Reator        21

Figura 6. 1 - Situação Proposta do Abastecimento        24

Figura 6. 2 - Situação Proposta do Tratamento        25

Figura 6. 3 - Situação Proposta de Descarte        25

Figura 7. 1 - Custo Atual x Custo Proposto (%)        28

LISTA DE TABELAS

Tabela 5. 1 - Memorial de cálculo m³ água desmineralizada        19

Tabela 5. 2 - Coleta de Dados em Hidrômetros        20

Tabela 5. 3 - Análise de Tratamento de Efluentes        22

Tabela 5. 4 - Detalhamento de Custos de Descartes        23

Tabela 6. 1 – Memoriais de Custos        26


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS        7

3        SISTEMÁTICA PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS        11

4        DEFINIÇÃO DO PROCESSO        13

5        INDICADORES DE DESEMPENHO        17

6        PLANO DE CONTROLE        24

7        CONCLUSÃO        27

8        REFERÊNCIAS        28

  1. INTRODUÇÃO

No mundo atual umas das maiores preocupações com lucros de forma sustentável dentro das corporações constitui um caminho crucial em nossa sociedade. A globalização se move em uma velocidade enorme onde os mais fortes e os com melhores capacidades de adaptação sobrevivem hoje.

Diante de muitas crises, sejam econômicas, ambientais e/ou de segurança, as corporações e o mundo foram criando valores integrados a processos. Todas as corporações hoje devem realizar seus produtos de forma mais eficientes e sustentável, garantindo assim sua sobrevivência. Com as empresas deixando de ser unidades separadas e sendo medidas e avaliadas constantemente de forma global, criando áreas corporativas com objetivo de unir todas as partes relevantes.

Durante os últimos anos vem aparecendo várias referências que tem como objetivo padronizar todas as boas práticas que estão ocorrendo dentro das organizações. Por exemplo, é muito comum hoje em dia as corporações sendo pequenas, médias ou grandes iniciarem sua padronização implementando a norma mais conhecida, a ISSO 9001, lembrando que esta norma é uma das pioneiras em sistema de gestão, claro dando sequência na ISSO 14001 sendo referência na parte ambiental e de extrema importância hoje em dia a OHSAS 18001, relacionada a saúde e segurança do trabalho.

Tendo como objetivo que as corporações entre no caminho da integração de sistemas padronizados e não sistemas individualizados, sendo estas referências em alto nível para alimentação da integração dos mesmos.

Criação e implementações de sistemas integrados de gestão, que são baseados em ótimos modelos e metodologias, certamente irá cada vez mais ganhar espaço significativamente nos anos que estão por vir, com o objetivo de cada vez mais criar um sistema único de gestão, que engloba diferentes negócios das organizações.

Diante estas padronizações e implementações de sistemas integrados, também se cria a necessidade de acompanhar a evolução dos processos, através de indicadores de desempenhos onde se deve enxergar a eficiência dos mesmos.

Diante destes cenários, os vários tipos de sistema gestão vem de encontro informar e preencher as lacunas vazias das corporações, que devem utilizar como instrumentos que entregam uma melhoria continua e somam valores aos seus negócios.

Estes indicadores de desempenhos buscam identificar vários grupos de indicadores estratégicos, podendo ser gerencias e operacionais, que possam de alguma forma quantificar e mostrar o desempenho da organização nos seus processos principais, sua aplicação de forma correta deve ter uma contribuição de forma intensa no controle nos processos produtivos, dando uma visão mais clara para melhorias e direcionamento de projetos, para poder desenhar uma estratégia mais eficaz de seus recursos.

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade “um processo, qualquer que seja a sua natureza, busca resultados. O resultado do processo atende às necessidades das partes interessadas e, desta forma, agrega valor às partes interessadas e à organização como um todo”(FNQ/CE PROCESSOS 2008, P.14). Para Carpinetti et al (2010, p.92), “ o uso de indicadores de desempenho é uma boa prática de gestão de desempenho que pode e deve ser usada”, contribuindo de forma significativa ás corporações enxergarem de forma mais clara e fundamentada qual resultado querem obter, podendo então otimizar seus recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (837.5 Kb)   docx (715 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com