TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Administracao

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CELSO FERNANDES DA CRUZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Paracatu/MG

2013

CELSO FERNANDES DA CRUZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.

Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

Paracatu/MG

        2013        

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1 MICROECONOMIA MACROECONOMIA.....................................................4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL..6

2.2.1 Medidas Descritivas....................................................................................6

2.2.1.1 Medidas de tendência central..................................................................6

2.2.1.1.1 Medidas de dispersão...........................................................................7

2.2.1.1.1.1 Técnicas de amostragem probabilística............................................7

2.2.1.1.1.1.1 Números-Índices............................................................................8

2.2.1.1.1.1.1.1 Deflação de Dados......................................................................9

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE................................................................9

3 CONCLUSÃO.................................................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12


1 INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos e aprofundar conhecimentos sobre temas relacionados a Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos aplicados à gestão empresarial,  e os limites das estratégias usadas pelos veículos de comunicação na busca da conquista dos consumidores.

        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

        A inflação é um proceso no qual o nível de preços esta subindo e o dinheiro esta perdendo valor. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Rolli e Sciarretta (2013) afirma, “Com o bolso mais apertado e menos confiante na economia, o consumidor voltou a fazer compras do mês, a se deslocar mais para economizar e a buscar nas prateleiras dos supermercados mais baratos uma forma de se proteger da inflação.

Pesquisa da consultoria CVA Solutions com 6.985 consumidores de todo o país mostra um avanço dos supermercados mais populares e do atacarejo (que vende em quantidades maiores e a preços menores) na preferência dos clientes, em detrimento de benefícios como variedade de produtos e da qualidade no atendimento.

O estudo foi realizado em agosto, quando a inflação acumulada em 12 meses pelo IPCA foi 6,07%. Na ocasião, os consumidores avaliaram 65 redes varejistas de todas as regiões do país.

Foram considerados três itens relacionados a custos (preço, promoções e facilidade de pagamento) e dez referentes a benefícios (inclui desde reputação da loja, atendimento, variedade e qualidade de produtos até tempo na fila, estacionamento e proximidade).”

        Observa-se que com o aumento da inflação os consumidores tem mudado o hábito, fazendo com que estes tenham que despender mais tempo em deslocamentos e pesquisas de preços em buscas de promoções.

        Observa também, a procura por supermercados mais populares, ou até mesmo varejo, abrindo mão de realizar compras em supermercados com grande variedade de produtos e até mesmo em locais de melhor atendimento.

        A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

        Martelo (2013) nos diz que os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao ano.

        O aumento dos juros bancários de pessoas físicas acontece após o próprio Banco Central ter iniciado, em abril deste ano, um ciclo de alta dos juros básicos da economia, para tentar conter o crescimento da inflação. Desde então, os juros básicos subiram três vezes, passando de 7,25% para 9% ao ano – uma elevação de 1,75 ponto percentual. A última alta, para 9%, ocorreu no fim do mês passado.

        A taxa de câmbio é a medida de conversão de moeda nacional em moeda de outros países.

        Neto (2013) afirma que, o mercado de câmbio no Brasil é um dos mais livres, líquidos, seguros, sofisticados e bem organizados de quantos existem, e o real é uma das moedas mais transacionadas no mundo, graças ao “carry trade” de que foi objeto. Por isso, é das mais voláteis. Sua organização e o nível das reservas geraram um interessante instrumento de intervenção, muito útil, pois a dimensão do mercado à vista é um pequeno múltiplo do mercado futuro. 

                           A intervenção do governo (swap) é nominada em dólares e desfeita na moeda nacional. Ela reduz a volatilidade do câmbio com custos fiscais, mas transfere o uso das reservas aos momentos para os quais elas são criadas: quando o equilíbrio do mercado exige o suprimento de dólar físico. 

                           Nos sistemas de câmbio flutuante, isso ocorre quando há uma emergência que revela um desequilíbrio fundamental na taxa. A reserva deve ser usada não para sustentar o nível da taxa de câmbio, mas para disciplinar a sua passagem ao novo equilíbrio, dando tempo aos agentes econômicos para ajustarem suas posições. Nesse caso, ao contrário da operação de swap, há, em geral, uma redução do custo fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com