TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar. Administração 1 semestre

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO......................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O que desejo abordar nesta produção textual são as mudanças provocadas no mundo do trabalho por conta da transição da produção em massa para a produção flexível, e a expansão do setor informal e de serviços. Além disso, o que pretendo realmente destacar em minha argumentação é de que as características do fordismo estão presentes no mundo contemporâneo, em parte do setor informal e de serviços.

Em primeiro lugar, eu retomo a época fordista para caracterizar os princípios de Henry Ford e as suas características, que foram muito importantes para a sociedade. Em segundo lugar, mostro as transformações na organização da produção, com introdução à informalidade e o trabalho informal e com o advento do sistema produtivo flexível. Além de caracterizar as mudanças no mercado de trabalho como um todo. Em terceiro lugar, em meio ao mercado de trabalho atual, demonstro o retorno às características do fordismo, agora empregadas no setor de serviços e no setor informal, usando como exemplos, o Mc Donald's e guardadores de carros, camelôs, mas dando ênfase no trabalho informal do Engraxate. Logo após, inicio falando sobre o modo como o informacionalismo, apresentado pelas TIC, alterou-se no decorrer da história e suas exigências.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

Abordarei primeiramente os três princípios de Ford. O primeiro princípio é o Princípio da intensificação, que consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado (redução do ciclo de tempo), o segundo princípio é o Princípio de economicidade que se baseia em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, Ford conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde". E o último princípio é o Princípio da produtividade que se resume em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e o empresário ter maior produção. Sendo assim, torna-se lucrativo tanto para o operário quanto para o empresário.

Os três princípios de Henry Ford podem ser observados nas organizações modernas, umas delas é o McDonald’s. Esses princípios são utilizados para reduzir custos, com isso barateando o produto e vendendo mais; utilizam também a mecanização do trabalho, com isso aumenta a produção; e também há divisão do trabalho em etapas, ou seja, o trabalhador não precisa ter uma mão de obra tão qualificada. Pode-se perceber isto em grandes empresas como a empresa citada acima.

Henry Ford tinha vários princípios que são usados até hoje, pode-se observar o princípio da Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem, isso pode ser observado nas linhas de montagem das fábricas, aliás, as linhas de montagem, esteiras em fábricas foram conceitos criados por Ford, para a produção de um grande contingente com menos gasto de tempo. “O padrão de produção fordista, embora não tenha se implantado igualmente em todos os países industrializados, tornou-se referência ao longo do século XX, como modelo mais adaptado à produção em massa e a esta nova fase do processo de acumulação capitalista” (RAMALHO, 2010, p. 88).

2.1.2 Antes de tratar o assunto, falarei um pouco sobre o conceito de informalidade. De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa, informalidade é: Falta de formalidade; que não contém ou apresenta formalidade. Agora falarei sobre o conceito de informalidade em relação ao trabalho: O conceito de informalidade foi utilizado para entender ou delimitar um conjunto de atividades muito heterogêneas e, por isso, foi polemizado e redimensionado a depender da compreensão teórica e dos objetivos específicos e analíticos de cada autor. Como exemplos dessas atividades têm-se as micro-empresas, o trabalhador autônomo, o empregado assalariado sem carteira de trabalho assinada, o pequeno produtor, a economia subterrânea ou submersa, o empregado doméstico, o trabalhador terceirizado, o trabalho a domicílio, as cooperativas de trabalho, as atividades criminosas etc. (Cacciamali, 1991; Hugon, 1997). Os trabalhos informais “são atividades, trabalhos e rendas realizados desconsiderando regras expressas em lei ou em procedimentos usuais” (Cacciamali, 2000, p.153); Estes trabalhos possuem incertezas de renda e de perspectiva futura; e, são, geralmente, estratégias de sobrevivência. Utilizarei aqui a denominação de informalidade para definir as atividades não regulamentadas, tipicamente não capitalistas, direcionadas para a sobrevivência, contando, muitas vezes, com a participação de auxiliares e ajudantes (familiares), e com a peculiaridade de serem atividades desenvolvidas nas ruas.

Encontramos pessoas assim no nosso dia a dia, são as diaristas que trabalham fazendo limpeza em várias casas, são os pedreiros que ganham por dia trabalhado, são os chamados “chapas” que trabalham carregando e descarregando caminhões que chegam nas empresas para fazerem entregas, são aqueles vendedores ambulantes que entram nos ônibus e saem deixando um saquinho com balas e chocolates no colo dos passageiros, e depois voltam recolhendo ou recebendo o dinheiro pela compra, tudo isso entre um ponto e outro, tudo cronometrado. Abordarei, portanto o trabalho informal do engraxate que é o homem responsável pelo polimento e limpeza de sapatos. Utilizarei o trabalho informal do engraxate para esclarecer um pouco da relação que há com o Fordismo, pois esse trabalho pode ser aplicado na mesma ideia do Fordismo informal, já que eles precisam ser rápidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com