TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Processo de Comunicação

Por:   •  22/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Fundada no ano de 2001 em Belo Horizonte (MG), a Faculdade iniciou as atividades no ensino superior com a oferta do curso de Administração em um sistema de ensino moderno e inovador. Naquela época, a marca já trazia todo o pioneirismo e tradição no setor, afinal desde 1966 os fundadores já atuavam com excelência na área de educação através do curso pré-vestibular. Posteriormente, no início dos anos 70, veio o Colégio Pitágoras e na década de 90 a Rede Pitágoras, criada para oferecer diversos produtos, como material didático completo e atualizado para escolas em todo o país e exterior, e serviços como treinamentos, avaliações e tecnologia educacional.

Hoje, a faculdade faz parte do Grupo Kroton Educacional, uma das maiores organizações privadas de educação do Brasil, com uma trajetória de sucesso com mais de 45 anos.

A proposta dela é voltar às tradições clássicas da boa educação e que, ao mesmo tempo, contém uma forte incorporação de novas tecnologias, tanto originárias dos avanços da informática e comunicações como da

psicologia. E com uma missão de capacitar alunos a tornarem-se profissionais competentes para enfrentar os desafios de um mundo em constante mutação. Participar ativamente do processo de melhoria da qualidade educacional do País e do aumento do número de vagas acessíveis à população de renda média.

O objetivo do nosso trabalho é pesquisar sobre a importância da comunicação interna e externa dentro da instituição de ensino Pitágoras de Votorantim, mais especificamente o setor da Biblioteca. Afinal, a comunicação interna e externa contribui para o movimento de ideias, opiniões, sugestões e qualquer outra forma de comunicação e difusão de informações no ambiente interno da organização. Porém, se as informações que transitam nos canais de comunicação da empresa não chegarem de forma correta ao seu receptor, estas podem não atingir seus objetivos e pior, gerarem prejuízos e stress.

Os métodos utilizados foram: pesquisa de campo, pesquisas em sites de internet, entrevistas, enquetes, entre outros. E após reunir os mais diversos tipos de dados, analisamos as formas como foram aplicados os meios de comunicação e evidenciamos através de argumentos, as possibilidades de falhas que podem ocorrer durante esse processo de comunicação.

Para isso, dividimos o nosso trabalho em duas partes: a primeira voltada a comunicação interna entre os funcionários e a segunda parte voltada a comunicação externa entre a biblioteca e os alunos.

Comunicação interna entre os funcionários da biblioteca

Depois de feito as pesquisas verificamos que as formas de comunicação utilizada na Biblioteca é praticamente informatizado. Ou seja, utilizam as mais diversas formas tecnológicas disponíveis hoje no mercado.

Os meios de comunicação pesquisados foram:

• E-mail

• Lync

• Skype

• Telefone

• Planilha

• Reuniões

MEIOS DE COMUNICAÇÂO INTERNA

Comunicação externa entre os funcionários da biblioteca e os alunos

Em se tratando da comunicação voltada ao meio externo, verificamos que são semelhantes as formas de comunicação aplicada, utliza-se muito dos mais diversos tipos de tecnologia disponíveis no mercado.

Os meios de comunicação pesquisados foram:

• E-mail

• Telefone

• Imagens e Demarcações dentro da Biblioteca

• Avisos

• Site de Internet (Portal)

• Enquete

ENQUETE SOBRE COMUNICAÇÃO

Curso:_______________________________________________

Comunicação Visual

As comunicações visuais dentro da Biblioteca são claras e objetivas?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

As informação estão claras quanto ao seu significado?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

São visíveis os locais expostos das informações?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

O Regimento Geral e Interno ficam de forma visível?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

Comunicação Verbal

Você considera o atendimento na biblioteca satisfatório?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

Você acha dos meios de renovação disponibilizados pela faculdade?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

Você sabe onde se encontram os materiais novos como: jornais e revistas?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

A biblioteca atende suas necessidades de pesquisa?

( )Sim ( )Não ( )As vezes

Questionário para Supervisora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com