TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar sobre a filial Tubarão da empresa Platosul, uma empresa no qual o seu ramo de atividade é o de um comércio atacadista e que tem como produto componentes mecânicos de linha pesada (peças para ônibus e caminhões).

Atualmente a filial de Tubarão conta com cinco funcionários entre eles uma gerente comercial, dois vendedores internos, um vendedor externo e um estoquista, e esta localizada na Rua Rubens Faraco n° 1993, no bairro Vila Esperança, em Tubarão – SC.

Iremos também neste trabalho, após uma série de analises, apresentar alguns problemas identificados por nós na empresa e propor possíveis soluções que possam vir a beneficiar a empresa e consequentemente melhorar o funcionamento da mesma.

Resumo Histórico

Platosul – Uma Empresa que Surgiu da Crise

Há um ensinamento na cultura oriental que nos ensina que são as crises que se podem nos oferecer a oportunidade de criar.

Era o ano de 1994 quando a economia do Brasil passava por grandes transformações que a empresa, Platosul Componentes Automotivos, foi criada.

Seu fundador estava deixando a atividade de industrial produtor de calçados para exportação e buscava uma nova atividade para prover seu sustento e de sua família.

Foi buscando descobrir uma nova atividade econômica que vislumbrou a possibilidade de montar uma empresa comercial de representação e vendas de peças para veículos automotivos, conhecidos no setor como de veículos da linha pesada, ou seja, em especial ônibus e caminhões.

Foram feitas diversas pesquisas durante muito tempo e se verificou da possibilidade de a empresa ser instalada, Cumprido os requisitos legais, em fevereiro de 1995 a pequena empresa foi montada no galpão nos fundos da residência do proprietário no município de Araranguá – SC. Do que se pode denominar a legítima empresa de fundo de quintal.

 Inicialmente a empresa funcionava com apenas dois componentes sócios proprietários. Com a saída de um associado o próprio fundador passou a fazer às vezes de vendedor, passando a viajar pelas cidades do sul do estado de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, tendo sua esposa dado todo o apoio logístico em sua própria residência, providenciando o controle comercial interno; telefone; compras e vendas locais.

Passados mais alguns tempos, o filho mais velho Fabio R. Gomes e hoje o atual proprietário, veio fazer parte dando maior suporte comercial. Logo a seguir vieram os primeiros funcionários colaboradores.

A atividade principal e básica era a revenda de embreagens tendo como parceiros na qualidade de representante e distribuidor a firma Platodiesel de São Paulo. Uma fabrica de embreagens para ônibus e Caminhões.

 Em poucos meses mais foram acrescentadas novas firmas especialmente de componentes de freios e peças de para carretas para o transporte de carga.

Passados mais alguns anos a empresa foi instalada em local mais apropriado com galpão para o armazenamento do estoque.

Já nos anos dois mil surgiu à oportunidade da negociação de uma empresa de Tubarão que atuava com ramos de acessórias e pequenas peças a Ralmar. E assim nasceu a filial de Tubarão.

Nos anos 2010 nova oportunidade de negocio foi realizada com a abertura de uma filial na cidade de Três Cachoeiras, no estado do Rio Grande do Sul.

Hoje a empresa conta com uma dezena de colaboradores atuando no estremo sul de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, como representante e distribuidor de peças automotivas para linha de veículos movida a diesel.  

Claudio Gomes, 2016.

PROBLEMAS

Após uma série de visitas técnicas, e conversas com os funcionários da Platosul filial Tubarão, identificamos uma série de problemas que podem estar de certa forma prejudicando o funcionamento da empresa e consequentemente a lucratividade da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com