TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Teologia “Mundo do texto e o mundo do leitor”

Por:   •  13/3/2016  •  Dissertação  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Teologia

“Mundo do texto e o mundo do leitor”

NOME: Amanda Peres Morgado

TURMA: MD4

Através do texto e do que se percebe no atual contexto da sociedade ou restringindo-se a uma das esferas que a compõem: o contexto escolar, dentro dele, o ato de ler, o desenvolvimento da leitura tornou-se desinteressante. Sendo possível notar que a leitura muitas vezes foge do seu papel inicial, de formar e construir o pensamento crítico, pelo qual o leitor poderá intervir no seu contexto e usufruir de um universo de significados que os textos oferecem.

A noção de texto ultrapassa o próprio objetivo de seu significado, isto é, pode-se encontrar variadas categorias de texto, já que o mesmo é parte do cotidiano da sociedade.

No entanto, torna-se necessário verificar que para serem desenvolvidas as capacidades textuais é necessário o contato do leitor com o texto, nas diversas situações do seu cotidiano, havendo uma espécie de iniciação ao universo da leitura, já que é através dela que o indivíduo interage com o texto.

Cada palavra do texto é importante, ao leitor cabe ser um receptor passivo dessas informações, pois o texto em si já diz tudo.

Ao realizar a leitura de alguns trechos da Bíblia, ao meu ver, ficou claro que para tais interpretações, das situações ocorridas, é necessário existir um tipo fé para acreditar em cada fato. Embora, nos dias atuais, é possível cada pessoa realizar uma análise diferente do livro sagrado, pois a fé e a visão de cada um pode levar a uma interpretação diferente.

Como o tema nos relata, nem sempre o mesmo livro pode ser interpretado da mesma maneira por todos, e na minha opinião a Bíblia é dos grandes exemplos para este tema, por relatar acontecimentos antigos e que não possuem fatos que realmente comprove cada caso. No entanto, basta o leitor depositar a sua fé para analisar o texto de outra forma e assim chegar a uma conclusão, que em algum momento torna-se diferente dos demais leitores.

A Bíblia sempre despertou muito a minha atenção, embora não seja um livro que eu possua contato frequente, mas o modo como foi escrito, as palavras transcorridas nela, fornece uma análise diferente para as situações do dia-a-dia e isso mostrou-me que o mundo do texto e o mundo do leitor estão ligadas, e em muitos casos acabamos não percebendo, por conter tantas observações distintas quando comparadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (744.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com