TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ética e Sustentabilidade

Por:   •  23/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação e objetivo

Este relatório tem como ideia principal prestar um serviço de consultoria para a empresa ABN, uma empresa de Telecomunicações.

No qual pretendo reavaliar e argumentar sobre a gestão de três áreas na empresa, que serão: ética, responsabilidade social e governança. E ainda, à medida do possível, relatar opiniões e experiências pessoais.

Tudo isso com um principal objetivo: ajudar você, gestor ou executivo da ABN a tomar uma decisão racional para uma possível reformulação na cultura da empresa, assim como a sua gestão de pessoas, visando sempre resultados positivos para a organização.

Desenvolvimento

Ética:

Gostaria de começar falando sobre uma palavra: Credibilidade.

Altualmente, essa é uma qualidade que tem uma extrema importância para qualquer empresa que se preze, pois, sem ela, dificilmente o cliente vai comprar, indicar e confiar.

Mas indo um pouco mais além. O que define se uma empresa possui um bom nível de credibilidade no mercado, ou não?

As condutas éticas praticadas por cada empresa estão diretamente ligadas a sua credibilidade.

Por exemplo, se uma empresa não possui boas práticas no seu processo produtivo, como testar os seus produtos em animais.

Essas práticas éticas negativas ferem diretamente a sua credibilidade, o que pode ter resultados muito negativos...

Por isso, a organização deve manter uma postura ética correta, com integridade, honestidade e continuidade.

Neste caso, deve se ter atenção na atitude dos lideres, se ele cumpre sua liderança de forma ética ou não, pois o líder é o responsável por influenciar as decisões dos colaboradores.

Além disso, recomendo a criação de um código de conduta ética, para comunicar aos clientes com clareza e transparência quais condutas a empresa preza e pratica no dia a dia.

E além de comunicar os clientes, a conduta ética serve para comunicar os próprios colaboradores, quais comportamentos e atitudes são esperados de sua função na empresa.

E para a formulação deste código de conduta, como sugestão, espera se que aborde questões como:

Relações com Colaboradores: Proibir qualquer atitude de descriminação. Pregar o respeito, promovendo um ambiente de trabalho sadio e harmonioso. E equivaler essas regras para aqueles que atuam na empresa como terceirizados ou contratados também.

Alertar qualquer perigo que possa comprometer sua integridade física nas dependências da empresa, como por exemplo, cuidados com energia elétrica. E ainda, comprometer com a saúde e segurança dos colaboradores, promovendo iniciativas de exames de rotina e etc.

Relações com Clientes: Respeitar os seus direitos, garantidos pelas Leis do consumidor, tratar e atender baseado na missão, visão e valores da empresa. Sempre informar o cliente de forma clara, rápida e precisa e também, e não menos importante, tratar todos igualmente!

Relações com Governo: Atender sempre bem os fiscais, sindicatos, ONG’s e etc. Adotar padrões de honestidade com os gestores e funcionários do setor público. Evitar comentários de opiniões politica que possam ferir a imagem da organização.

Relações com Parceiros e Fornecedores: Escolher fornecedores não só baseado em critérios técnicos e profissionais, deve ter um critério ético também e claro, uma identificação com a missão, visão e valores da empresa.

E ainda sim, não se relacionar com fornecedores de reputação duvidosa, que possam talvez contrabandear, explorar a mão de obra para produzir seus produtos, ou infringir a lei em determinado momento.

Responsabilidade Social:

Na Responsabilidade Social, está tudo aquilo que, embora não seja obrigatória por Lei, a empresa, do ponto de vista ético, deve realizar, para contribuir com a sociedade que está inserida.

E assim, para cumprir seu dever de responsabilidade social, a organização deve valorizar o ser humano, promovendo inclusão e também ter um compromisso sério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com